minhas plantas morrem!!


totamikarte

Recommended Posts

Olá people.

Sou novo neste fórum e gostaria q m ajudassem.

tenho um aquário de 300litros já alguns anos e em td ese tempo sp tive alguma dificuldade em manter minhas plantas saudáveis por longos periodos.

já usei fertilizantes de raiz e de folha, já experimentei CO2 tabs e continuo a fracassar. Será q ñ administro estes suplementos nos tempos correctos??? será iluminação?? apesar de nesta eu ter bastante cuidado c tipo de lâmpadas q coloco! já m passou pl cabeça fazer uma selecção de plantas de folha mais dura, logo mais resistentes, mas.. as unicas q s aguentam são umas "ñ-sei-quê Pussilus" , as vallisnérias e os fetos de java!!! tirando estas,olha.. é vê-las a perder folhas, a ficarem tipo desfeitas, sem rebentos..

enfim.. é frustante para mim pois apesar da grande despesa em comprar plantas, é triste ñ saber o q fazer!

será q m podem ajudar com sugestões?!! banana rock

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. confesso que haverá algumas falhas dessas no meu aqua!!! já agora, para aqua de trópicos c discus e neons, q plantas m recomendarias??

e o kit CO2 de garrafa?será uma boa aposta?? ou consigo resolver c as tabs?!

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou reforçar aquilo que já disseram: O setup do aquario é o mais importante agora antes de alguem te puder ajudar em alguma coisa.

Já agora completa tambem o perfil.

Exemplo de Setup:

aquario de 60x30x30 (54 litros brutos)

Iluminação de 15 W

CO2 caseiro

Temperatura: 25ºC

PH= 7

NO3=10 ppm

PO4=??

dH=??

gH=??

(Percebeste a ideia??)

 

 

"Sem ovos nao se fazem omeletes"

Cumprimentos, Nuno Pinto

 

Editei so para colocar exemplo

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto.

eu sempre fui daqueles tipos q fazia manutenção básica d aqua, como mudanças parciais, acondicionadores,.. os peixes tão porreiros.. tá fixe!!! Mas só a pouco tempo é q comecei apostar mais nas plantas, daí ser (e confesso) um completo LEIGO nessa matéria!!

já verifiquei q tou c poucos watts pra litragem q tenho. 60w pra 300 litros..!!!! vou já tratar disso. qt aos outros parâmetros tenho:

Ph: 7

NO3: 25ppm

NO2: ok

Gh: 7/9*

Kh: 4*

CO2 ñ tenho dados!!

Isto de "quem ñ sabe é como quem ñ vê" é bem verdade.

Agradeço atenção e ajuda pra puder ter sucesso e proporcionar tds as condiçôes ideais ao meu pequeno pedaço tropical caseiro!!

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60w pra 300 litros - esta e uma das principais causas

 

Ph: 7 - nao perdias nada estar a 6.8 / 6.7

 

NO3: 25ppm - demasiado baixa para 5ppm

 

PO4 - e importante saber este parametro tambem

 

NO2: ok

 

Gh: 7/9* - esta bom quando baixares o ph ele baixa um pouco mais

 

Kh: 4* - esta bom

 

CO2 ñ tenho dados!! - podes comprar um teste permanente que nao e caro e remedeia bem 15€

 

remedeia estes parametros principalmente a iluminaçao,o mais que puderes depois voltamos a falar ate la acho que nao vale a pena inventar...

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo.

Obrigadão pls dicas. ainda tenho mt pra aprender. tenho lido por aqui coisas do pessoal e.. há mts cenas que nem sei o que são!!! tal cm CO2 caseiro, pois ñ sei cm tal s faz.. people que faz os próprios nutrientes pras plantas.. ñ compensa comprar aqueles frascos de fertilizantes??!!! lol

hoje tratei de pôr mais 30w de luz ( 6700l ) e comprei sera daydrops. espero conseguir bons resultados. tenho visto GANDAS aquas plantados, verdadeiros pedaços de paraíso.

Devem ter grande manutenção,ñ??!

Silvio Vilar

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silvio Vilar,

 

Bem vindo ao forum, tenta escrever sem abreviaturas, é uma das regras do forum.

Primeiro aconselho-te a ler muito aqui no forum, existe um topico que recomendo a todos os que se querem começar com plantados, o tópico do Marc, lê com atenção e é meio caminho para teres um plantado saudavel, continua a pesquisar pois existem alguns tópicos antigos mas muito válidos para a duvidas que te vão surgindo.

O CO2 caseiro é uma maneira barata de teres CO2 "extra" na coluna de agua, que com a luz e uma fertilização ajustadas para o teu aquario, vão melhorar o crescimento das plantas.

Atenção ao Sera Daydrops a marca não diz a sua composição (em principio é só de micronutrientes).

Os fertilizantes caseiros de macronutrientes saiem muito mais baratos do que os de marca, é uma questão de opção e as opções são muitas.

O teste de PO4 (fosfatos) tambem é importante para um plantado.

Acima de tudo vai com calma...

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António.

Muito obrigado pela preocupação e atenção.

Sei que na vida de um aquário é preciso ter bastante calma, daí ser considerado um óptimo relaxante e anti-stress. Vou ler com bastante atenção e tentar tirar o máximo de informação possivel por aqui.

Já agora, como descubro as medidas ideais de micro e macro nutrientes pra meu aqua?! É algo que se vai ajustando a pouco e pouco? ou hà algum processo especifico?

obrigado

Silvio Vilar

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não há dois aquarios iguais, existem valores de referencia para plantados, mas penso que é melhor leres estes tópicos, consegues algumas respostas.

 

Algas Pretas com fotos, ajuda...

 

Niveis adequados de nutrientes

 

O racio da iluminação do teu aquario ainda é baixo porque 90W para 300 litros dá 0,3W por cada litro. Isso apenas deve dar para plantas de baixa manutenção.

 

Luz E Os Plantados, nao queriam falar de luz?

 

Quando disse para teres calma era mais para teres paciencia, nem sempre ficamos calmos e relaxados quando as coisas não correm como esperamos, porque para vermos melhorias nos nossos aquarios, não é de um dia para o outro, por exemplo quando fazemos alterações no aquarios (agua) temos de dar tempo ás plantas para se adaptarem.

 

Espero ter ajudado.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António. Já pesquisei um pouco pelos links que me sujeriste, e confesso que estão a ser grande ajuda.

gostei de saber como fazer CO2 caseiro, vai ser interessante. Só não consegui descobrir se a receita lá mencionada é só aplicar no aqua, ou se é necessário controlar a libertação de CO2!!! poderás dar-me umas luzes?!

sei que tenho nitratos em demasia. li num pequeno manual que colocando turfa negra no filtro e introduzindo plantas de crescimento rápido que ajuda a baixar estes niveis. isto é viável??

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O CO2 caseiro tem esse incoveniente, não dá para controlar o fluxo. Nada no inicio, logo de seguida muito e vai diminuindo com o tempo. Se ganhares o vicio das plantas, e tiveres possibilidades CO2 pressurizado é melhor pois controlas o fluxo e mantens uma fertilização regular de CO2.

 

Em relação aos nitratos, planta de crescimento rapido sem duvida, agora a turfa no filtro só para baixar o pH, desconheço a função da turfa para baixar os nitratos e não acredito.

 

Tens os nitratos a 25 ppm, mas antes ou depois de TPA's?

Se for antes não é problema (não é exagerado), mas plantas de crescimento são uma boa ajuda. Fazer TPA's regulares para remover nutrientes em excesso tambem ajudam.

Convem saber os valores de fosfatos para conseguires uma fertilização adequada, podes meter muitas plantas e se não tiveres fosfatos os nitratos não são consumidos ou são muito pouco.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

Pois sobre a turfa eu li isso num manual da Sera.agora se realmente na prática funciona..de qualquer modo,como quero águas tropicais a turfa traz-me benefícios.

Quanto aos nitratos já reparei que valores depois das TPA's rondam os 25ppm. O que acho curioso é que deveria ter algas devido ao valor alto de nitratos..mas tal não acontece!!

CO2 pressurizado seria óptimo.é caro pra mim!

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não encontrei nos folhetos da SERA o que referes em relação á turfa negra e nitratos.

A referencia a turfa negra é a SERA super peat, no site da SERA diz:

 

"SERA super peat liberta os valiosos ácidos húmicos e oligo-elementos em percentagens correctas para a água. SERA super peat reduz a dureza de carbonatos e o valor de pH, dependentemente dos valores anteriores da água. Durante um longo período de tempo os valores são estabilizados na zona de ligeira acidez. Assim os peixes das regiões tropicais de água macia sentem-se melhor. SERA super peat inibe o crescimento de fungos, bactérias e algas. Utiliza-se SERA super peat em vez de SERA super carbon. SERA super peat é adequado para o acondicionamento da água para criação, também no caso de baixa dureza de carbonatos (kH)."

 

Como vês não fala em remoção de nitratos.

 

Tens 25 ppm depois de TPA's, qual a regularidade que fazes, semanal? e percentagem?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não encontrei nos folhetos da SERA o que referes em relação á turfa negra e nitratos.

A referencia a turfa negra é a SERA super peat, no site da SERA diz:

 

"SERA super peat liberta os valiosos ácidos húmicos e oligo-elementos em percentagens correctas para a água. SERA super peat reduz a dureza de carbonatos e o valor de pH, dependentemente dos valores anteriores da água. Durante um longo período de tempo os valores são estabilizados na zona de ligeira acidez. Assim os peixes das regiões tropicais de água macia sentem-se melhor. SERA super peat inibe o crescimento de fungos, bactérias e algas. Utiliza-se SERA super peat em vez de SERA super carbon. SERA super peat é adequado para o acondicionamento da água para criação, também no caso de baixa dureza de carbonatos (kH)."

 

Como vês não fala em remoção de nitratos.

 

Tens 25 ppm depois de TPA's, qual a regularidade que fazes, semanal? e percentagem?

 

Cump.

Boas,

Tens razão, não sei onde fui buscar essa. se calhar misturei informação!!! :confused4:

Quanto ás TPAs costumo fazer +/- 15 em 15 dias,cerca de 20%,25%. Sei que fiz este fim-de-semana e tinha valores de 25 ppm, neste momento tenho nos 100ppm!!! acabei de fazer teste!! altíssimo. Introduzi ontem no filtro,a turfa e SERA SIPORAX. Li que é bom pra controlar nitratos.

Mas neste momento tenho mesmo é de mudar praí 30% da água pra baixar valores de nitratos, não???

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

100 ppm é muito, deves ter muitos peixes nesse aquario, aconselho-te a fazeres mudas semanais. Agora faz 30%, e vai controlando.

 

SERA Siporax são ceramicas para colonização de bacterias, as bacterias que transformao amonio/amonia em Nitritos e depois em Nitratos.

 

Ainda não disses-te quais os valores de fosfatos. Se puderes mete uma foto do aquario para ter uma ideia da quantidade de plantas e peixes.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

100 ppm é muito, deves ter muitos peixes nesse aquario..

Boas António.finalmente consegui um tempo pra passar por aqui.

Bem,quanto à população de meu aqua,nem são muitos..tenho 2discus,6falsos-neon,3corydoras,4tetra,4white-clouds,1peixe-gato raphael listrado (que pretendo despachar),1tubarão-azul ENORME e 1pleco.

Já tive mais e plantas estavam melhores.

No entanto,ontem fiz TPA de 30% e hoje fiz testes e contínuo com nitratos muito altos.não consigo perceber porquê!pensei ser alimento que uso (sera vipagran junto com comprimidos sera viformo) por talvez muitas proteínas na água..mais nitratos..

Mas o que é certo é que de ontem pra hoje só alimentei uma vez,daí não ser alimento!sei que comecei a ter estes problemas quando mudei de casa.logo também pensei ser de tipo de água da zona onde estou agora,mas acho que acondicionadores resolvem o problema da qualidade de água,não?! Continuo é sem perceber o porquê de nitratos tão altos,mesmo após TPAs..como a que fiz ontem! Outra questão: há alguma relação entre fosfatos/nitratos?! É que ainda não tive possibilidade de comprar tester de fosfatos..

Dentro em breve arranjo fotos.

Cumprimentos.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se ainda não fizes-te teste a agua da torneira, convem fazeres, enquanto escrevia estive a pesquisar, tens Nitratos na agua da torneira http://www.simoqua.pt/cidade.asp quando fazes as trocas de agua estas a adicionar ainda mais nitratos em vez de os retirares. Depois diz o valor que te deu o teste á agua da torneira.

 

Os acondicionadores da agua, retiram cloro da agua, não retiram nitratos.

 

A melhor maneira que arranjei de explicar a relação entre nutrientes foi meter aqui o link para um post do Marc.

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se ainda não fizes-te teste a agua da torneira, convem fazeres, enquanto escrevia estive a pesquisar, tens Nitratos na agua da torneira http://www.simoqua.pt/cidade.asp quando fazes as trocas de agua estas a adicionar ainda mais nitratos em vez de os retirares. Depois diz o valor que te deu o teste á agua da torneira.

 

Os acondicionadores da agua, retiram cloro da agua, não retiram nitratos.

 

A melhor maneira que arranjei de explicar a relação entre nutrientes foi meter aqui o link para um post do Marc.

 

Cump

Boas,

Ora então isto não tá fácil!!! Continua-se com um grande dilema. Efectuei o teste à água da torneira, e... penso não ser daqui o problema, pois os valores de nitratos da torneira são bem melhores ( 10ppm ) que os apresentados pelo site da simoqua, que gentilmente agradeço a preocupação pela pesquisa para tentar resolver meu problema! ( do aquário ).

Enfim, o melhor então é eu aproveitar estas chuvadas pra encher meu aqua com água "destilada" :eusathink:

É que tambem já pensei ser detritos no areão, só que quando fiz TPA de 30% fiz uma boa aspiração do fundo!! Comprei umas plantas chamadas Hygrophila Polysperma, que me disseram ser de crescimento rápido. Também deixei encomenda de vallisnérias..

Já agora, como é que eu anexo aqui imagens??! pede-me a URL da imagem, e eu tenho imagens guardadas em pasta do PC..

É que quero mostrar o antes e o agora do meu aqua!!

Explica como se eu fosse muito burro!! :doofywave:

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, li por aqui algures no forum que é possivel arranjar os macros e fazermos nós próprios a nossa receita. Descobri também que o Cloreto de Potássio se pode comprar na farmácia. A minha pergunta é se se compram os restantes "ingredientes" também na farmácia, ou noutro local.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já comprei no Horizonte Aquatico, mas recebi um email a dizer que vão fazer uma reformulação e que voltam dia 1 de Março Horizonte Aquatico.

 

Pode ser que alguem diga onde podes encontrar.

 

Para procurares as plantas de crescimento rapido e suas necessidades tens aqui a Tropica.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais