PauloGrave Publicado Janeiro 29, 2009 Publicado Janeiro 29, 2009 Boas, Acabou-me a botija de CO2, e o pH ontem estava a 6,7 e hoje esta a 7,9... Que devo fazer? Ja fiz uma garrafa de CO2 caseiro, estou a espera que comece a bombar, mas sera q vai ter pressao para o difusor de vidro?? E vai ser suficiente para baixar tanto o pH? Nao sei quanto tempo os ramirezis e os escalares poderao aguentar este pH... Por favor deem as vossas opinioes... Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 29, 2009 Publicado: Janeiro 29, 2009 Não acredito que só porque faltou o CO2 tenha subido essa enormidade, verifica se o teste está bom ou já passou o prazo de validade. Abraço Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Mário Publicado: Janeiro 29, 2009 Publicado: Janeiro 29, 2009 Realmente é estranho subir assim tanto. Fizeste alguma TPA depois de acabar a botija? Carrega isso o quanto antes. 1 Abraço Citar
PauloGrave Publicado: Janeiro 29, 2009 Autor Publicado: Janeiro 29, 2009 Não acredito que só porque faltou o CO2 tenha subido essa enormidade, verifica se o teste está bom ou já passou o prazo de validade. Abraço Pois e, mas subiu Utilizo um medidor digital, e esta calibrado. Eu ja me tinha apercebido destas variacoes quando desligava o CO2 durante a noite, por isso deixava-o ligado 24H, normalmente nas TPAs utilizo agua de nascente, com ph ajustado de 4,6 para 6,6 com sal mineral da Sera (1 colher de cha rasa por 10l) e assim tambem me sobe o KH que e 0 para 5. Tambem nao entendo como o pH variou tanto so com o CO2, mas e um facto. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 29, 2009 Publicado: Janeiro 29, 2009 Se poderes mete turfa no filtro ou então um tronco,ou porque não água da torneira caso saia a uns 6.5. Citar O meu feedback
PauloGrave Publicado: Janeiro 29, 2009 Autor Publicado: Janeiro 29, 2009 Pois, mas a agua da torneira sai a 8.... Turfa nao e a melhor opcao, devido a turvar a agua, tronco, ja nao tenho espaco para ele, o CO2 caseiro nao da nada, bolhas viste-las... Amanha axo q vou comprar PH Minus da Sera... Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 29, 2009 Publicado: Janeiro 29, 2009 Mete uma pedra difusora no CO2 caseiro.Eu acho que é bem melhor que andarem a subir e descer pH. Citar O meu feedback
PauloGrave Publicado: Janeiro 29, 2009 Autor Publicado: Janeiro 29, 2009 Ja meti uma pedra difusora na mangueira, ja esta a dar umas bolhitas banana rock, vamos ver se desce alguma coisa durante a noite... Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 29, 2009 Publicado: Janeiro 29, 2009 Opção B é vires cá a casa que a água sai a 6.5.Levas é 50ppm de oferta de nitratos Citar O meu feedback
TAZ Publicado: Janeiro 30, 2009 Publicado: Janeiro 30, 2009 Parece-me que essa subida de pH não pode ter sido só da falta de CO2, deve haver ai outra coisa qualquer, de qualquer maneira mete co2 caseiro a bombar.Já agora tens ideia de quanto era a variação no pH durante a noite com o CO2 desligado é que isso esta a parecer muito.Alem disto se a variação era assim tão grande durante o periodo da noite, acho que ja tinhas tido bastantes baixas. Cumps Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
PauloGrave Publicado: Janeiro 30, 2009 Autor Publicado: Janeiro 30, 2009 Boas, A variacao durante a noite era semelhante, quando comprei o CO2 durante a 1a semana desligava a noite, ate que uma vez medi o ph antes das luzes apagarem, e voltei a medi-lo no outro dia antes de acenderem, e passou de 6.7/6.8 para 7.5, entao comecei a deixa-lo sp ligado, nao notei problemas com os peixes devido a excesso de CO2, e o ph mantinha-se nos 6.7 Em relacao a baixas, nao sei, mas neste momento com o CO2 caseiro o ph ja desceu para 7.5 e ainda nao notei problemas com os mais sensiveis, como e o caso dos Rams e dos Escalares, sei que nao devem estar a gostar, pois a agua esta 10 vezes mais alcalina do que eles estao habituados, mas espero que aguentem... Citar
Recommended Posts