Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Queria que alguém me desse dicas sobre como plantar as plantas com substrato fértil de modo a que os peixes não as desenraizem e não remexam no substrato.

Será melhor plantar num recipiente que contenha o substrato fértil?

Que tipo de recipiente é melhor para este fim de modo a que as plantas se desenvolvam bem?

Obrigado

Editado por Habanero04
Publicado:
Boas,

Queria que alguém me desse dicas sobre como plantar as plantas com substrato fértil de modo a que os peixes não as desenraizem e não remexam no substrato.

Será melhor plantar num recipiente que contenha o substrato fértil?

Que tipo de recipiente é melhor para este fim de modo a que as plantas se desenvolvam bem?

Obrigado

Aproveito a bolei e Tb gosta de saber!!!

Cumprimentos !

Luis Marques

28126.png

Publicado:

Olá

A melhor solução mesmo é esperar que as plantas enraizem bem até introduzir a fauna no aquário.

Se isso não for possivel, tudo depende das plantas e da fauna.

Existem plantas que podes plantar à vontade, mesmo já com a fauna que em principio não tens problemas.

Por exemplo, se tentares plantar Cuba num aquário já com Corydoras, provavelmente a Cuba vai andar sempre a boiar, mas se deres algum tempo para enraizar e na boa.

O substrato fértil normalmente usa-se como a primeira camada no fundo do aquário.

1 Abraço

Publicado:

A minha ideia é colocar algumas plantas com substrato fertil localizado só no sitio onde ficam as plantas.

Como estou a pensar meter ciclídeos americanos de tamanho médio sem serem discus e escalares, queria proteger o substrato de modo a que os peixes não consigam lá chegar em possíveis escavações.

Alguma ideia?

Publicado:

Lembrei-me de uma coisa :wink: :

Se eu colocar uma camada de substrato fértil no fundo aquário, por cima desta colocar uma rede de plástico (tipo rede mosquiteira) a cobrir todo o fundo do aquário, e depois colocar uma boa camada de areão por cima. Assim se calhar já dá para as plantas se fixarem e estenderem as suas raízes e ir buscar os nutrientes ao substrato, ao mesmo tempo que a rede serve de barreira para os peixes.

O que acham da ideia?

Publicado:

Olá,

Não me parece nada má ideia, até pq já a vi ser utilizada, parece-me melhor do que utilizar recipientes (plásticos, barro etc etc) para colocar areão pq só não deixa que se espalhem mas não impedem que os peixes os levantem...

Publicado:
Olá,

Não me parece nada má ideia, até pq já a vi ser utilizada, parece-me melhor do que utilizar recipientes (plásticos, barro etc etc) para colocar areão pq só não deixa que se espalhem mas não impedem que os peixes os levantem...

Eu penso que é boa ideia até porque num recipiente a circulação da água não se deve fazer facilmente para oxigenar as raízes. Além disso, acho que para usar um recipente, este teria que ser baixo e largo para que se pudesse esconder bem, a não ser que a camada de areão fosse muito grossa. E também iria impedir a reprodução de certas plantas (por exemplo, as valisnerias) porque seria uma barreira aos novos rebentos.

Publicado:
Peço desculpa se não me fiz entender, penso que a tua ideia é boa. Que me lembre a melhor.

Fizeste, fizeste! Eu percebi... só estava a corroborar a tua resposta...