Como plantar?


Habanero04

Recommended Posts

Boas,

 

Queria que alguém me desse dicas sobre como plantar as plantas com substrato fértil de modo a que os peixes não as desenraizem e não remexam no substrato.

 

Será melhor plantar num recipiente que contenha o substrato fértil?

 

Que tipo de recipiente é melhor para este fim de modo a que as plantas se desenvolvam bem?

 

Obrigado

Editado por Habanero04
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria que alguém me desse dicas sobre como plantar as plantas com substrato fértil de modo a que os peixes não as desenraizem e não remexam no substrato.

 

Será melhor plantar num recipiente que contenha o substrato fértil?

 

Que tipo de recipiente é melhor para este fim de modo a que as plantas se desenvolvam bem?

 

Obrigado

 

Aproveito a bolei e Tb gosta de saber!!!

Cumprimentos !

Luis Marques

 

 

28126.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A melhor solução mesmo é esperar que as plantas enraizem bem até introduzir a fauna no aquário.

Se isso não for possivel, tudo depende das plantas e da fauna.

Existem plantas que podes plantar à vontade, mesmo já com a fauna que em principio não tens problemas.

 

Por exemplo, se tentares plantar Cuba num aquário já com Corydoras, provavelmente a Cuba vai andar sempre a boiar, mas se deres algum tempo para enraizar e na boa.

 

O substrato fértil normalmente usa-se como a primeira camada no fundo do aquário.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é colocar algumas plantas com substrato fertil localizado só no sitio onde ficam as plantas.

 

Como estou a pensar meter ciclídeos americanos de tamanho médio sem serem discus e escalares, queria proteger o substrato de modo a que os peixes não consigam lá chegar em possíveis escavações.

 

Alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma coisa :wink: :

 

Se eu colocar uma camada de substrato fértil no fundo aquário, por cima desta colocar uma rede de plástico (tipo rede mosquiteira) a cobrir todo o fundo do aquário, e depois colocar uma boa camada de areão por cima. Assim se calhar já dá para as plantas se fixarem e estenderem as suas raízes e ir buscar os nutrientes ao substrato, ao mesmo tempo que a rede serve de barreira para os peixes.

 

O que acham da ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me parece nada má ideia, até pq já a vi ser utilizada, parece-me melhor do que utilizar recipientes (plásticos, barro etc etc) para colocar areão pq só não deixa que se espalhem mas não impedem que os peixes os levantem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me parece nada má ideia, até pq já a vi ser utilizada, parece-me melhor do que utilizar recipientes (plásticos, barro etc etc) para colocar areão pq só não deixa que se espalhem mas não impedem que os peixes os levantem...

 

Eu penso que é boa ideia até porque num recipiente a circulação da água não se deve fazer facilmente para oxigenar as raízes. Além disso, acho que para usar um recipente, este teria que ser baixo e largo para que se pudesse esconder bem, a não ser que a camada de areão fosse muito grossa. E também iria impedir a reprodução de certas plantas (por exemplo, as valisnerias) porque seria uma barreira aos novos rebentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais