parasitas ??


phrade

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Só ontem me deparei com esta situação, ai esta a olhar mais atentamente para o aqua reparei que tinha uma grande quantidade de "parasitas", 2 ou 3 tipos diferentes :rtfm:

 

uns estão no substrato(akadama), inicialmente só se viam junto ao vidro, mas hoje de madrugada antes de sair po trabalho fui ver o aqua, e com a luz desligada(apenas com a luz ambiente) reparei que por todo o substrato havia muitas "bolas" destes pequenos vermes.

deixo aqui umas fotos para quem souber identificar

parasitas01x2ml1.jpg

 

parasitas02x2co7.jpg

nas fotos tem uma ampliação de +/- 2x o tamanho real deles.

 

Outros que encontrei fui mais a superfície da agua num canto do aqua, aqui ficam as fotos

parasitas03x2lb8.jpg

 

parasitas04x2ql8.jpg

aqui um crop apenas as estes 2 que eram os maiores.

 

bem, agora vem as perguntas...

 

1º - qual será a proveniência destes parasitas ?

2º - sao prejudiciais para os peixes(discus e escalares) ?

3ª - qual a melhor maneira de os eliminar ?

 

agradecia uma ajudinha.

 

cumprimentos

phrade

Editado por phrade

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Só ontem me deparei com esta situação, ai esta a olhar mais atentamente para o aqua reparei que tinha uma grande quantidade de "parasitas", 2 ou 3 tipos diferentes :)

 

uns estão no substrato(akadama), inicialmente só se viam junto ao vidro, mas hoje de madrugada antes de sair po trabalho fui ver o aqua, e com a luz desligada(apenas com a luz ambiente) reparei que por todo o substrato havia muitas "bolas" destes pequenos vermes.

deixo aqui umas fotos para quem souber identificar

parasitas01x2ml1.jpg

 

parasitas02x2co7.jpg

nas fotos tem uma ampliação de +/- 2x o tamanho real deles.

 

Outros que encontrei fui mais a superfície da agua num canto do aqua, aqui ficam as fotos

parasitas03x2lb8.jpg

 

parasitas04x2ql8.jpg

aqui um crop apenas as estes 2 que eram os maiores.

 

bem, agora vem as perguntas...

 

1º - qual será a proveniência destes parasitas ?

2º - sao prejudiciais para os peixes(discus e escalares) ?

3ª - qual a melhor maneira de os eliminar ?

 

agradecia uma ajudinha.

 

cumprimentos

phrade

 

 

Olá , a 1ª foto são hydras , letais para crias e tb se agarram aos peixes adultos sugando o animal, essas sim são perigosas. O segundo são simples cyclops que até são alimento de crias , mas nada de grave com esses , até é giro , deves ter apanhado com alguma planta que compraste :).um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , a 1ª foto são hydras , letais para crias e tb se agarram aos peixes adultos sugando o animal, essas sim são perigosas. O segundo são simples cyclops que até são alimento de crias , mas nada de grave com esses , até é giro , deves ter apanhado com alguma planta que compraste :angelic008:.um abraço.

 

 

Jose Palma

Olá José, obrigado pela tua resposta,

 

será que as da 1ª e 2ª fotos são mesmo hydras ??

as hydras que vi são assim: http://www.planetinverts.com/hydra_viridissima.jpg

 

estas são vermelhas e formam uma bola, que costuma estar esticadas e assim que sentem movimento escondem-se,

já retirei uma bola com uma pinça e essa bola é formada de pequenos vermes com +/- 1cm

 

pela descrição que vi aqui: http://www.planetinverts.com/what_is_that_...y_aquarium.html, o que tenho no aqua aparenta ser tubifex ou bloodwormes , mas será mesmo ?? e qual terá sido a origem ?

 

se alguém poder dar mais alguma opiniões agradecia,

 

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

os das primeiras duas fotos não faço a minima do que seja e aparentam ser perigosos.

OS restantes, desde já elogio a qualidade d tua maquina, nunca consegui fotos tao boas PARABENS. Esses são enofensivos, já os tive, parecem pulgas de agua mas saõ alimento vivo para alevins. Os meus alevins de guppys engordaram e cresceram mesmo muito rápido ao acabarem com a infestação. Agora informa-te bem das "minhocas" das duas primeiras fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , bem visto o que pensas não são , bloodworms , a min ha suspeita é de serem uma variante de hydra , mas não consegui identificar nada mais parecido , os cyclops são facilmente identificaveis , as hydras , tem vários tipos , mas as fotos que vi não são bem como as tuas, se bem que a cabeça tem pequenos tentáculos , por isso penso em hydra , será que ao toque se encolheram , porque não consegui ter mesmo 100% de nada neste site , que tem tudo ou quase tudo em fotos e descrição , desde microorganismos de água doce em quários, lagos etc, excelente site , mas em inglês. um abraço.

 

 

p.s. Consulta melhor por aqui -> http://www.microscopy-uk.org.uk/pond/x_index.html

 

outrto link -> http://www.northern.edu/natsource/INVERT1/Hydra1.htm

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, num dos links, fornecido por um membro neste post, edentifiquei a minha praga como sendo "Nematodes",

diz lá que são inofenssivos, mais alguem sabe algo deles?

 

Aparecem por excesso de comida ou falta de limpeza. Não fazem mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparecem por excesso de comida ou falta de limpeza. Não fazem mal.

 

 

Se forem nematodes, são parasitas, são do mesmo grupo que as lombrigas. Podem ser inofensivos ou não, isso não tenho a certeza. Mas se os quiseres eliminar, o praziquantel mata isso tudo. Vê a dose a utilizar para os teus litros de água do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK muito obrigado, realmente vou eleminolos, se são parasitas, não podem ser boa coisa. já agora será q são nefastos para o ser humano, é que com tanta quantidade no aqua, con certeza q já estive em contacto com eles. Dá q pensar ?? :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a descrição do tubifex que esta no site planetsherimp encaixa no que tenho no aqua, mas se comparar as imagens vê-se que nas minhas fotos eles tem tipo uns tentáculos na ponta e nas fotos do tubifex esse tentáculos não existem.

 

fiz um teste, reduzi bastante a alimentação durante as ultimas 48h, e acontece que desapareceram todos os vermes do substrato(devem-se ter escondido pelo substrato a baixo)

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais