Recommended Posts

Publicado

Aquário:

Dimensões: 59.5x29.5x29.5

Litros: 51

Iluminação: 15w(devo aumentar)

Filtro: Trio S2000(filtro interno que foi trocado), Aquaclear Mini(filtro novo)

Decoração: "Carro refugio"(para aquario), Concha grande(para aquário), gruta feita com 5/6 pedras(recolhidas nos Jardins de Água da Expo).

Historial do aquário:

8/25/2004 Filter Service Inst. Aquaclear Mini externo - troquei esponja, ficou ceramica

8/25/2004 Water Changed 15 litros

8/25/2004 Added Plant Anubia nana

8/25/2004 New Creature 6 - Rasbora Arlequin(juvenis)

8/21/2004 New Creature 1 - Betta Splendens(Macho Juvenil)

8/21/2004 New Creature 1 - Ancistrus dolichopterus

8/21/2004 New Creature 1 - Caridina Japonica

8/15/2004 Comment Troca de aquecedor

8/10/2004 Comment Início do Ciclo

8/10/2004 Changed Lights Aqua-Glo 45 cm

Historial da água:

Date GH KH pH T

8/10/2004 7 25

8/15/2004 7.8 32

8/18/2004 7 27

8/20/2004 60 70 7 27 (estes valores podem não estar certos)

8/23/2004 80 50 7 26.5

8/25/2004 TPA 15L(GH-80 KH-60 pH-7.0)

8/25/2004 80 60 25

8/26/2004 7.2 27

8/27/2004 26

8/30/2004 80 60 7.5

8/31/2004 7.2

Água da torneira: pH >7.6 | GH 80 | KH 60

* Todos os testes são da Hagen. No caso do pH o limite é 7.6 mas a àgua da torneira ultrapassa-o.

** GH e KH em ppm

Cascalho: +-8Kg de Areão médio comun(segundo penso porque já vi maior e mais pequeno); 1,5kg de "Pedras" porosas de adubo.

Produtos: "Desclorificador" JBL(salvo erro), Acido Avipar, Cicle e Fertilizante Liquido Nutrafin(salvo erro).

Dados relevantes:

- Dia 10 o aquário foi activado, com 1 vaso de Cabomba divido em 3

grupos, 3 pés de Hygrophila polysperma em mau estado, 4 supostas Spathiphyllum wallisii praticamente sem folhas, 1 Cryptocoryne x Willisii(foi o que me disseram na loja).

- Dia 15 ao voltar de férias deparei-me com a temperatura a 32º devido a um problema com o aquecedor e o pH tinha disparado novamente para algo como 7.8, ou seja igual à agua da torneira. Com 3 gotas de ácido por litro como fiz no início, resolvi o problema.

- Dia 25 fiz uma troca de água de 15 Litros, tendo baixado o pH da água nova para 7.0. Verifiquei também que a água da torneira e do aquário tinham o mesmo KH e GH. Por lapso esqueci-me de verificar o pH do aquário depois da troca, só o fiz no dia seguinte.

Agora sim, com os dados todos lançados vou passar às minhas questões:

1 - Subida do pH, será do CO2

Não sei qual a razão mas o pH já aumentou bastante por duas vezes.

A primeira suponho que tenha sido por causa da subida de temperatura. Em relação à segunda(foi logo após o TPA) a única diferença que encontro para os dias anteriores, é a troca de um filtro interno por um externo(tipo cascata) que supunho, deve retirar mais CO2 da agua do que o antigo. Como o CO2 baixa o pH, pode estar aqui a ocorrer o fenómeno inverso? É que como podem verificar de dia 18 a 23 o pH manteve-se estável.

2 - Decoração

Como também não ponho de lado a hipotese de o problema estar na decoração, retiriei a concha e duas das pedras da gruta, tendo deixado o carro.

Quando comprei a concha perguntei especificamente se esta não alterava o pH da àgua e foi-me dito que não. À partida, não duvido da honestidade da pessoa que a vendeu, na loja de animais do Forum do Barreiro.

A concha tem todo o aspecto de ser verdadeira mas não reage ao ácido e pode ser feita de um outro material(mas excelente imitação).

Quanto às pedras, recolhi-as nos Jardins de Água da expo e também as testei com ácido mas sem efeitos.

Neste momento tenho a decoração que retirei, cada uma no seu recipiente com àgua e também tenho uma recipiente apenas com àgua. Logo à noite e ao longo da semana, vou registar as alterações no pH para ver se será da concha, das pedras ou até mesmo da água/ácido que uso.

Aconselham-me a mudar para um ácido mais "conceituado" e eventualmente relacionado com a questão 3?

3 - Valores do GH e KH

Já me disseram que estes valores não são os apropriados para o pH que pretendo que é de 7.0 mas segundo a indicação nos folhetos dos testes, o GH está "ligeiramente duro"(o que para significa médio) e o KH está quase numa "boa capacidade tampão" apesar de ainda se encontrar na faixa "normalmente associada a um pH baixo" segundo o folheto.

Ora o meu problema é extactamente o oposto, eu tenho é o pH demasiado alto.

Agradecia a vossa ajuda para ajustar correctamente os níveis da água e para corrigir eventuais erros que esteja a cometer uma vez que sou completamente prinicipiante nestas andanças. E ainda porque como já tenho peixes, não os quero pertubar com constantes subidas e descidas de pH.

Obrigado e um abraço,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Boas...

Não dizes se fazes injecção de CO2 mas assumo que não. A água da companhia por norma não tem grandes concentrações de CO2, sendo isso mais natural em água de poços.

As mediçoes de ph são sempre feitas à mesma hora? É que o ph varia ao longo do dia com a concentração do CO2.

A concha pode estar também a contribuir para alcalinizar a água se for natural e quem ta vendeu se calhar não sabia disso.

Claro que a capacidade tampão também estará a fazer das suas e obriga o ph a oscilar um pouco.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ainda não tenho injecção de CO2, sou capaz de meter mas só depois de aumentar a iluminação para 30w ou 45w. Acho que antes disso não vale a pena, até porque a maioria das plantas está a safar-se relativamente bem.

As medições de pH são sempre na mesma altura do dia dentro do possível, entre as 21 e as 01. Mas não é daí o problema porque as variações ao longo do dia nunca são de 0.4 ou 0.6(suponho eu, pelos testes que fiz).

Em relação à concha ela parece mesmo, mesmo, mesmo verdadeira, eu até aposto que é, porque tive que lixar umas arestas antes de a por no aquário e parecia mesmo real mas...a verdade é que ontem à noite obtive o seguinte resultado dos três recipientes que tinham água e tinham sido colocados com um pH de 7.0:

Recipiente pH ontem

concha 7.0

pedras >7.6 (provavelmente lá para os 8.0)

só água >7.6 (mas menos que o anterior)

Ou seja o problema não é da concha uma vez que o pH ontem estava exactamente na mesma e ela está em apenas 3 litros de àgua.

As pedras por seu lado fizeram subir bastate o pH ou então...

Agora aqui é que eu não estou certo...é que o pH do recipiente que só tinha àgua também subiu bastante. Mas também me posso ter esquecido de o colocar a 7.0. Para dissipar as dúvidas, voltei a colocar um recipiente só com água e desta vez tenho a certeza que baixei o pH para 7.0. Hoje na minha hora de almoço vou ver o resultado e volto a dizer qualquer coisa.

Claro que a capacidade tampão também estará a fazer das suas e obriga o ph a oscilar um pouco.

Pois...por isso é que também pedi ajuda nesse campo. Segundo o teste da hagen o kH está muito perto de uma boa capacidade tampão que salvo erro é por volta dos 80. Para quanto é que achas que devo subir o kH para não ter este tipo de problemas? E já agora...faço isso com algum produto vendido para o efeito ou uso os metodos "tradicionais"?

~*~ Green Shark ~*~

Publicado:

Pois.... o problema é apenas este:

kh elevado -> ph elevado e quanto a isto nada a fazer.

Se queres baixar o ph tens que baixar o kh.

Ao colocares ácido o que consegues é uma diminuição temporária do ph mas depois o sistema volta ao equilibrio e isso implica um aumento do ph devido aos valores do kh ainda se manterem elevados.

Ter ph baixo e ter uma boa capacidade tampão só é possivel com injecção artificial de co2 (e não me refiro a soluções DIY mas sim garrafa de co2 com controlador de ph) e mesmo assim algum cuidado é necessário para que as concentraçoes de co2 não sejam letais para os peixes.

O problema é que assim que para ou diminui a injecção de co2 o ph dispara para os valores originais.

Assim sendo e se queres baixar o kh só vejo uma hipotese... água de osmose.

Mas para teres água de osmose tens que investir num equipamento de osmose inversa e possivelmente colocar um filtro anti-calcário também, não sendo claro soluções baratas.

A alternativa é esqueceres os peixes que querias originalmente e procurares peixes que se dêm bem em águas alcalinas , como por exemplo os viviparos ou ciclideos africanos.

Lembra-te que aquariofilia é suposto ser relaxante e não me parece que andar sempre stressado por causa do ph seja bom para ti ou para os peixes.

Eu também queria ter outros peixes... dos chamados "convencionais" mas tenho ph8 na torneira e em face das complicações todas segui a via mais fácil... fui para ciclideos... e estou a adorar :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Já fiz novas medições ao três recipientes e confirma-se que o recipiente que ontem às 20 horas foi colocado com 1L e pH7.0 estava hoje às 14 a mais de 7.6.

Em relação ao da concha, só hoje, ao fim de 2 dias é que subiu para 7.4.

Portanto a concha até ajuda(num recipiente de 3L) a atrasar a subida do pH.

O problema será do ácido que não é bom e em 1L de àgua perde todo o efeito em menos de 24h?

Será por causa do KH? Relembro que a água da torneira tem os seguinte parametros: pH >7.6 | GH 80 | KH 60. Sendo que o meu objectivo é ter a água com pH 7.0

Agradece-se toda a ajuda possível!!! Não quero ver os meus peixes a sofrer!!! :lol::(

~*~ Green Shark ~*~

Publicado:

Mas...o meu KH é elevado? É que tanto segundo o folheto do teste, como segundo uns artigos que li, o KH é médio-baixo... :? que confusão :lol: (Acabei de suspender toda a minha estratégia... :lol: )

Já estou de saída do trabalho e como estou sem net em casa não te posso indicar agora quais os valores exactos que vi...mas vê por exemplo nesta tabela(por sorte tinha a página aberta...) . O que eu pensei foi baixar o pH e imediatamente a seguir subir o KH para estabelizar o pH. O mesmo li no site Era de Aquários, que apesar de normalmente um kH alto estar associado a um pH alto isso nem sempre se verifica e é possível o contrário...

Quanto a esses sistemas dispendiosos...está mesmo fora de questão.

Eu já tenho alguns peixes, se bem que poucos e a ideia de mudar, de facto, não me agrada nada. Isto pelos que já tenho e não pelos que queria ter...

Em relação aos ciclideos...sinceramente e apesar de poder parecer estranho, são os que menos me atraem(pelo menos de momento), sobretudo os discus...e também penso que sejam mais dificeis de cuidar, pelo menos para um principiante. E o meu aquario(por agora :lol: ) tem apenas 60*30*30...

~*~ Green Shark ~*~

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!