Recommended Posts

Publicado

Boas.

Comprei um EHEIM 2217 há cerca de um mês, de inicio teve alguns problemas em arrancar devido ao ar no interior, mas lá passou a funcionar 5*.

Tive de tirar a "rolha" da saída do filtro porque este tinha tanta potencia que mexia a água do aqúario toda, era uma autentica bomba num aquário de 150L.

Agora passa se o contrario, ontem fui fazer um dos TPAs semanais e reparei que não havia aquele barulho ensurdecedor da água a sair do filtro e bater na superfície da água do aquário.

Tive de voltar a por a rolha na saida para os "buraquinhos" da saída do filtro terem algum fluxo. Já desmantelei o filtro todo e retirei a lã não fosse haver alguma coisa entupida ou lã a mais mas continua igual.

Não consigo perceber o que se passa com o filtro, volto a repetir que é novo...

Agradeço que me ajudem o mais rápido possível pois é um filtro que dá vida a um aquário grande com espécies bastante sensíveis.

Seguem alguma fotos para terem uma ideia do que se passa:

dsc00268iz5.jpg

dsc00269jy6.jpg

dsc00270nz2.jpg

dsc00272fi2.jpg

Está deitado para retirar ao máximo possíveis quantidades de ar dentro do filtro.

Agradeço desde já.

Publicado:

Não está assim tão mau... é normal reduzir o caudal com o uso, dado que as massas filtrantes começam a ficar mais sujas (mais normais...) e é mais difícil a água passar.

Substitui a tal lã branca (também há quem lave, com cuidado).

As mangueiras sujas também são um factor importante na redução de caudal, embora com 1 mês ainda não devas ter isso (forma-se uma película - muitas vezes nem é escura - que dificulta a passagem da água e como essas bombas têm pouca potência, qualquer coisa faz diferença).

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado: (editado)

Obrigado por reponderem tão cedo!

Jorge, o rotor está bom e sim tem a borrachinha preta, também verifiquei quando o abri.

António, não limpei porque ainda é novo, não tem a tal película nem nada a entupir que tenha visto por fora.

AGA, eu limpei e lavei bem todas as lãs e esponjas que o filtro tinha, até as troquei por umas novas. A lã eu retirei (podes ver na ultima foto) para ver se seria lã a mais no filtro e dificultasse a bomba... O filtro é mesmo novo, duvido que já tenha a pelicula e para um 2217 aquilo é pouca potencia! Ainda por cima com a rolha! Tem menos que o meu 2215 doutro aquário...

Obrigado mais uma vez

Editado por jpp
Ele removeu a lã filtrante e em um mês nem podemos considerar mangueiras sujas a não ser que ele tivesse uma "fossa" em vez de um aquário :animal_fish:

Talvez tenhas razão, mas alguma coisa deve ser... as mangueiras podem sujar com alguma facilidade, dependendo das quantidades de comida, caudal, etc. Não estou a falar de mangueira com algas, mas sim com "filme" de matéria orgânica/ bactérias.

Entre as sugestões dadas ele já terá que fazer, vamos ver se resolve.

Também li que ele retirou a lã, só não sei se voltou a colocar a dita cuja e se a lavou/ substituiu. Ainda assim ele que não espere um caudal igual ao início.

Eu não colocaria o filtro a funcionar deitado por longos períodos.

EDIT: vejo que já escreveste antes deste post João... assim não sei que te diga... eu costumo retirar o rotor dos meus e limpar (em especial a zona que tem íman). No entanto, é como as mangueiras... 1 mês é pouco tempo! Pelo sim, pelo não... segue a sugestão do Toyota no tópico seguinte :)

Cumps

Editado por AGA

Publicado:
Obrigado por reponderem tão cedo!

Jorge, o rotor está bom e sim tem a borrachinha preta, também verifiquei quando o abri.

Antonio, não limpei porque ainda é novo, não tem a tal película nem nada a entupir que tenha visto por fora.

AGA, eu limpei e lavei bem todas as lãs e esponjas que o filtro tinha, até as troquei por umas novas. A lã eu retirei (podes ver na ultima foto) para ver se seria lã a mais no filtro e dificultasse a bomba... O filtro é mesmo novo, duvido que já tenha a pelicula e para um 2217 aquilo é pouca potencia! Ainda por cima com a rolha! Tem menos que o meu 2215 doutro aquário...

Obrigado mais uma vez

ok mas esperimenta passar com o escovilhao dentro das mangueiras para veres se sai alguma coisa

TOYOTA

Publicado:

Volta a desmontar tudo (incluindo o rotor) e monta tudo novamente direitinho e com calma

Aparentemente não há razão para estar com essa diminuição de caudal, certefica-te que fica bem sangrado

abraço

William

Obrigado mais uma vez!

AGA, eu dou 3 vezes comida aos peixes por dia mas o aquário já está montado há cerca de 6 meses e antes de comprar o 2217 estava a funcionar com um 2215 com que nunca teve problemas, tendo já estado a funcionar no mesmo aquário cerca de 1 ano antes dos mesmos 6 meses (o 2215). Eu lavei levemente a lã e retirei antes do colocar o tópico para verificar se seria esse o problema. E o filtro só esteve deitado enquanto lhes estava a mexer e tirava fotografias, no máximo dos máximos 10 minutos, tendo-o colocado imediatamente na sua posição ideal.

António, neste momento não posso voltar a abrir o filtro, porque não tenho tempo... tenho que me ir deitar para me levantar cedinho... Mas reparei que as mangueiras têm sim uma película branca acastanhada no interior das mangueiras, muito fina, que sai só ao apertar ou esfregar um lado contra o outro da mangueira.

E William, já desmontei o filtro 3xs hoje... uma das quais fiz exactamente o que disseste... Tirei o, despejei o, limpei ou lavei as esponjas e lãs, retirei, verifiquei e limpei todas as peças da bomba do filtro e voltei a montar e colocá lo exactamente como o montei da primeira vez que o montei, porque esta foi a primeira vez que lavei o filtro desda sua montagem inicial, 1 mês.

Obrigado

Editado por jpp
Publicado:
(...)

António, neste momento não posso voltar a abrir o filtro, porque não tenho tempo... tenho que me ir deitar para me levantar cedinho... Mas reparei que as mangueiras têm sim uma película branca acastanhada no interior das mangueiras, muito fina, que sai só ao apertar ou esfregar um lado contra o outro da mangueira.

(...)

Se não tiveres um escovilhão próprio para limpar mangueiras: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...e18ceOylO5PEPgS

Usa um pouco de sal grosso. Colocas o sal numa ponta, adicionas água e fazes passar várias vezes. O efeito abrasivo do sal retira-te a película que sai com facilidade (demora mais tempo do que com o escovilhão, mas resolve). Depois é passar bem por água para retirar os restos de sal.

Vamos ver se o caudal aumenta.

Cumps

Publicado:

Pois, também achei normal, todas as mangueiras passam a ficar baças como tempo... Mas...

Sem esponjas ainda não tentei, tento amanhã.

Tava com medo de não ter a garantia... Mas já a encontrei! Uma factura de 145€ não costuma ir logo pó lixo :animal_fish:

Amanhã passo na loja onde o comprei para saber como é e recolher mais algumas ideias...

Obrigado a todos!

Publicado:
Se não tiveres um escovilhão próprio para limpar mangueiras: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...e18ceOylO5PEPgS

Usa um pouco de sal grosso. Colocas o sal numa ponta, adicionas água e fazes passar várias vezes. O efeito abrasivo do sal retira-te a película que sai com facilidade (demora mais tempo do que com o escovilhão, mas resolve). Depois é passar bem por água para retirar os restos de sal.

Vamos ver se o caudal aumenta.

Cumps

Obrigado AGA.

Amanhã retiro toda matéria filtrante e experimento isso do sal!

Se não der, vamos lá usar a garantia...

Publicado:

Boas.

Eu tenho dois filtros desses e quando os montei reparei que tinha muita forca. Agora ja nao tem tanto, mas também porque lhes meti mais filtro daquele branco que veio de origem.

Quando costumo limpar noto sempre que fica com mais fluxo mas nada como no inicio.

Já agora, os meus tem mais fluxo que o teu

Publicado:

Pois, obrigado pela resposta Luís Pedro, também sei que o fluxo tende a diminuir com o passar do tempo devido a bomba e às matérias filtrantes mas eles passou de 1000l/h para provavelmente 200L/hora... o que não é normal...

Hoje vou voltar a desmontar e aplicar as ultima sugestões que me deram mas o fluxo do filtro tá pior desde ontem! Podem ver nesta fotografias:

dsc00274lm8.jpg

dsc00275uy9.jpg

Já falei com o meu lojista... Ele disse me que o filtro tem de ir para a EHIEM... Ou levo o a Cascais para reparação imediata... Ele disse que me arranjava um filtro subslente mas eu tenho apistogrammas no aquário e estou com receio que este situação se torne ainda mais frustrante...

Obrigado a todos

Boas!

Realmente muito estranho, acho que até o meu 2211 está com mais caudal! Não reparei nos posts anteriores mas já experimentaste ver se o rotor está em boas condiçoes? É que é muito estranho!

P.S. Já li os posts anteriores, sem ser o rotor nao faço ideia!

Editado por João Lopes
Publicado:
Boas.

Comprei um EHEIM 2217 há cerca de um mês, de inicio teve alguns problemas em arrancar devido ao ar no interior, mas lá passou a funcionar 5*. A ferragem deve ser feita com o máximo de água possível para ser feita com pouco ar e rápidamente. Por isso tem de ser feita logo e não esperar que haja ar durante os próximos dias e barulho anormal de motor.... Se ficar com ar, para além de fazer barulho está a esforçar o motor...

Tive de tirar a "rolha" da saída do filtro porque este tinha tanta potencia que mexia a água do aqúario toda, era uma autentica bomba num aquário de 150L. Não tendo regulação de caudal, para teres menos potência, ou apertas um pouco a torneira (o que não é bom porque esforças o motor) ou, compras outra flauta e fazes a união com a que já tens com um pouco de tubo.

Agora passa se o contrario, ontem fui fazer um dos TPAs semanais e reparei que não havia aquele barulho ensurdecedor da água a sair do filtro e bater na superfície da água do aquário.

Tive de voltar a por a rolha na saida para os "buraquinhos" da saída do filtro terem algum fluxo. Já desmantelei o filtro todo e retirei a lã não fosse haver alguma coisa entupida ou lã a mais mas continua igual. Normalmente, a rolha é sempre para estar colocada....

Não consigo perceber o que se passa com o filtro, volto a repetir que é novo...

Agradeço que me ajudem o mais rápido possível pois é um filtro que dá vida a um aquário grande com espécies bastante sensíveis.

Agradeço desde já.

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:

Boas,

As torneiras estão boas....

estão a abrir na totalidade?

não terás lá uma folha... ou outra coisa qualquer presa dentro das torneiras... a estrangular o fluxo?

Na casa de banho... enche a banheira com 2 ou 3 cm de agua.....

mete lá só a cabeça do filtro.... sem torneiras....sem mangueiras... e sem o copo do filtro... só mesmo a cabeça.

Liga a cabeça(do filtro :medieval_mace:) à corrente.... e vê o fluxo..... cuidado.... pode bater no tecto da casa de banho! ;)

Ficas a ver se o problema é da cabeça!

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

Pois, essa da banheira é boa ideia.

Podes encher balde com 1 kilo de sal e depois metes a agua da banheira a circular pelo filtro.

Não coloques as esponjas, deixa o balde vazio.

ps

Como estes filtros tem muita força abri os buracos do chuveiro e mesmo assim tinha forca a mais.

Publicado:

Obrigado João. O rotor está bom...

Arlindo, o filtro teve problemas com ar dentro do mesmo durante menos de 1 hora, quando o instalei ele fazia o tal barulho mas eu mexi o filtro e deitei o várias vezes para este libertar o ar, o que aconteceu e ele passou a funcionar como eu disse, 5*.

Exactamente como não quero forçar o motor do filtro, retiro a rolha para retirar uma parte do fluxo ao mesmo, segunda sei, isto não lhe causa problema algum, porque penso que este apenas exista para termos a opção de dar ou não o máximo de potencia na saída de água. Portanto posso comprar uma flauta ou simplesmente retirar a rolha, que claro este ultima não é tão eficaz.

Só não percebi uma coisa... Porque colocaste um smile a vomitar no teu post?

Obrigado Paulo (svan_katna) e mais uma vez Luís Pedro, as mangueiras estão a funcionar bem e não tenho nada entupido. Não foi necessário experimentar a cabeça do filtro, porque já descobri o que se passava com o filtro...

Quero agradecer ao membro Trocado que embora não tenha participado no tópico, me disse para fazer as coisas com cabeça e fazer o seguinte:

-Retirar a esponja que está na entrada no filtro;

-Verificar e limpar as mangueiras;

-Retirar matérias filtrantes;

-Retirar a cabeça do filtro.

Eu sinceramente acho que estava a fazer as coisas com cabeça mas o que é certo é que quando retirei a esponja da entrada do filtro, este passado cerca de 3 segundos disparou e voltou ao seu fluxo original.

O problema:

dsc00280wx3.jpg

A esponja tinha sido introduzida aquando da montagem do filtro mas provavelmente devido ás porcarias do aquário e terra levantada pelos ancistrus deve ter entupido o filtro...

dsc00298bk1.jpg

A esponja já foi substituída

Aqui têm as fotos do filtro já trabalhar com rolha:

dsc00283da4.jpg

dsc00290vz0.jpg

dsc00288fr2.jpg

dsc00289fk5.jpg

dsc00282vg9.jpg

Esta ultima foto, a única com flash ficou assim...

Como o 2217 tem demasiado fluxo para certos peixes que possuo no aquário, costumo optar, como já tinha dito por tirar a rolha da flauta, tendo ficado assim o fluxo:

dsc00287np0.jpg

Obrigado a todos os que leram e intervieram no tópico no intuito de me ajudar.

Acabou por ser a solução mais simples que só me lembrei hoje quando o meu lojista também teve a ideia que o problema seria na esponja, uma vez que já tinha retirado todas as outras hipóteses.

Sempre que precisarem de alguma coisa, disponham!

Deixo por ultimo uma foto do aquário onde se passou o conhecido problema...

dsc00301qp5.jpg

Mais uma vez, Obrigado a todos!

Publicado:

Assim sim...que força. O meu ecco pro também deve ter algum problema para além do rotor/impeller.

Publicado:

Nunca tal me passou pela cabeça,é que os meus 3 filtros da Eheim não têm essa esponja no "chupador" e um deles é um 2217 :?

Porque não viras a flauta contra o vidro?Assim não notas tanto esse enorme caudal,ou então metes a flauta mais abaixo do nível de água e viras para cima.O bom disto é que se descobriu o problema :tongue:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!