Recommended Posts

Publicado

Pessoal estou a montar o meu aqua que mandei fazer por medida e que tem as singelas medidas de 120x50x50 , o meu problema é que quando o mandei fazer pedi pra lhe fazerem um buraco no fundo no canto sup dto,

na minha ideia para posteriormente fazer mais facilmente as mudas de água, só que agora estou com algumas duvidas . Acho que estou arrependido .. :(

será que posso utilizar este buraco para algum tipo de filtro ?? tipo SUMP ou outro ?

A água para os filtros tem que vir sempre de um nivel mais elevado ?

que outras utilidades posso dar a este "buraco" 8)

Agradecia ajuda pf.Obrigado.

Ps. Aqua de água doce (irá ser Plantado + Discus)

Publicado:
buraco no fundo no canto sup dto

???

É no fundo, certo ?

Se não quiseres pôr uma sump podes tapá-lo com 1 bocado de vidro colado à volta, com silicone.

8)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Ok, mas achas que não pode ter qualquer outra utilidade ?

Para o filtro Ext por Ex. ou não dá ?

e para a sump ? não achas que a água sairia com muita pressão ?

São 300lts com 50cm de altura e o aqua está a 90cm de elevação.. 8):(

Preciso mesmo de ajuda nisto, eu queria dar alguma utilidade ao buraco !!

Obrigado

Publicado:

Bolas.... 90+50 = 1,40... vai-te complicar um pouquito a manutenção.

Para uma sump o buraco é ideal pois nunca vai criar problemas quando faltar a luz. Suponho que estamos a falar de um buraco localizado perto do vidro traseiro na parte superior do aqua. Se for na parte inferior terás que fazer uma coluna seca.

Em qualquer das situações consegues sempre controlar a quantidade de água que vai para a sump... com 1,4m é que vais ter que ter atenção na bomba a usar para a sump, tens que te certificar que consegue elevar a água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Também concordo que a melhor opção seria uma sump de qualquer forma sugeria sempre que fizesses um segundo furo se possível.

Porém já vi alguns sistemas a funcionar com um filtro externo mas com 2 furos também (recolha e retorno).

Em ambos os sistemas é de todo conviniente que construas uma coluna seca.

Cumps

Publicado:

Bom desde já obrigado pelas ajudas são muito preciosas, em relação ao sump pela pesquisa que fiz no forum já deu para perceber o principio, se bem que mesmo assim acho que eu não tendo exp nenhuma em sumps dificilmente conseguirei fazer uma, em relação á coluna seca é que estou a léguas :shock:

e sim na realidade o furo e na placa de vidro de baixo e está situado no canto sup dtº.

Posso informar que tenho neste momento para montar no áqua os seguinte materiais já adquiridos (desculpem a minha ignorancia em relação ás marcas) :lol:

2 termostatos de 200Wts(lado dtº e lado esq)

1 filtro ext de copo eheim de 400lts/h(derivou do meu aqua antigo)

1 filtro ext seco/humido eheim de 1050lts/h

1 filtro UV Caseiro ligado ao filtro de copo ( montado com a ajuda do forum :lol: )

1 filtro de copo com filtros de linho e cristáis anti calcário (para a entrada da água da rede no áqua )

A base do áqua tem um movel com 120X90X50

Recomendam a construção de uma sump?

Acham que posso por algum destes filtros a trabalhar com ela ?( o de copo talvês?!

Qual o tamanho ou volume que recomendam ?

E já agora como faço isso da coluna seca ?

Obrigado . :lol:)

Publicado:

Boas, vou tentar ajudar-te na tua dúvida.

Uma sump é um filtro de tamanho "industrial". Serve normalmente para filtrar aquas de grande litragem ou conjuntos de aquas.

A coluna seca é o que permite levar a água de forma controlada e segura para a sump pois só a água que transborda é que é levada.

Neste tópico o Regal tirou umas foto a um aqua que ele fez com coluna seca. Vai lá ver como é uma e ficas logo a perceber a ideia.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=7644&start=25

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ok . Muito obrigado darius, fiquei ilucidado.. :lol:)

Bom no final de contas já fiz esta pergunta tarde pois já tinha comprado o filtro seco/humido, no entanto pelo que me apercebi o facto de o ter em nada me impede de fazer a famosa SUMP . correcto? apenas tenho que fazer a sump em acrilico + a coluna e comprar um motor para elevar a água para o áqua , correcto ? e posso ter ao mesmo tempo o filtro a bombar ?? corrijam-me se estou errado pf .

no entanto restou uma duvida "tramada" depois de pesquisar ainda não consegui esclarecer!!!!

como é que faço o retorno para o áqua com dois buracos dentro da coluna seca ??

a água que entra não volta a sair novamente pelo buraco de saida ??

é que a coluna não deixa entrar a água a não ser que ela transborde não é? , então como é que ela vai subir pela coluna seca ??

e no que diz respeito ao facto de aqui se falar que nos aquas de agua doce a água para os filtros tem que vir do fundo ??

desculpem a minha ignorancia mas faz-me confusão :(

Thanks !!

Publicado:

Olá de novo.

Penso que não será útil colocares um filtro e uma sump no mesmo sistema. Pode funcionar é claro mas para o teu aquário é que tenho dúvidas que valha o investimento.

como é que faço o retorno para o áqua com dois buracos dentro da coluna seca ??

Eu por acaso quando respondi não reparei que o furo era em cima, se fores fazer o segundo furo é simples. Num colocas um tubo que faça com que a água caia por gravidade para a sump ou para o bocal de recolha do filtro, no outro fazes um tubo de retorno com uma bomba na sump ou então na saida do filtro (não sei se a força que exercerá será suficiente para elevar a água até ao aquário. Se fizeres um furo em baixo deixa a água cair por aí dentro da coluna seca e por fora do aquário metes o tal tubo que estará ligado a uma bomba, possivelmente a atravessar a coluna seca de um lado ao outro para depois enviares a água de volta para o aquário. Se tivesses os dois furos no fundo seria mais fácil. De qualquer forma isto é uma hipótese tens outras para ponderar.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!