Recommended Posts

Publicado (editado)

boa tarde a todos aqui fica a minha apresentação ao forum desde magnifico mundo da aquariofilia.

na segunda começei este hobbie mais a sério com um aquario de 54 litros onde fiz a montagem de como iria ser o layout do mesmo, ontem ( terça ) enchi o aquario e pôs o filtro a funcionar, mas hoje a agua está um pouco turva tipo nevoeiro o que poderá ser?

ainda hoje vou comprar 3 ou 4 coridoras par ajudar na ciclagem deste aquario (o meu 1º) pois hoje a temperatura já está dentro dos 25 graus.

o filtro que montei é um tetra ex400 exterior e eu montei como diz no manual mas penso que alguma coisa poderá não estar bem pois penso que a agua turva tipo nevoeiro se possa dever ao carvão activado que dizem no manual para se por, pois em alguma pesquisa que já efectuei aqui na net algumas pessoas dizem que só utilizam quando existe algum problema com a água certo?

acham que devo tirar e fazer uma tpa?

obrigado desde já.

Ricardo Pinto

Editado por tonhao13

cumprimentos

Ricardo Pinto

Visitem o meu outro hobbie:

Aves com Pintas

Publicado:

poe o filtro a trabalhar no maximo , isso é normal deve ser do areão , nao ponhas ainda peixes espera mais um pouco

Publicado:

Olá, Bem vindo

O carvão só se deve utilizar depois de se ter efectuado tratamentos e serve para retirar restos de químicos da água.

Deixa a água no aquário mais uns dias a ver se isso assenta.

Não coloques já peixes, já leste sobre o ciclo do azoto? Se não pesquisa se sim volta a ler :medieval_mace:

Publicado:

7 a 10 dias e o tempo minimo que deves aguardar para meter peixes, e tem que estar tudo OK, Ph, Nitritos, Nitratos, etc......e durante 10 dias deves introduzir Bacterias na dose recomendada, eu uso Sera Nitrivec. Aconselho-te tambem a meter uns camaroes da especie Caridina Japonica, se houver alguma baixa eles encarregam-se da limpeza, se e que me entendes. Boa sorte no Hobby. Cumps.

Publicado: (editado)

eu já li sobre o ciclo do azoto e em alguns sitios dizem que se meter alguns peixes resistentes ajuda no ciclo pois estava mesmo só a pensar nas corridoras para esse efeito, os outros peixes mais tarde talvez já com um mês de ciclagem ou penso mal??

acham então que devo tirar o carvão ou esperar mais uns dias para ver se isto assenta??

o areão foi fervido e passado por agua corrente várias vezes até a agua sair limpida tal como os troncos de videira que foram fervidos umas 5 ou 6 vezes e passados por agua corrente muitas vezes (ai a conta da agua).

em relação as plantas tenho lá três pés de valisnérias e uma anubia anã presa a um tronco .

depois quando tiver oportunidade posto aqui fotos para o pessoal ver, ok.

cumprimentos

Ricardo Pinto

Editado por tonhao13

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Sim podes colocar peixes que sejam resistentes pra ajudar a ciclar, tipo plecos, ancistrus etc

E retira o carvão, como já te disseram só se deve usar depois de um tratamento para retirar os restos de medicamentos da água

boa noite a todos aqui vão algumas fotos que sei que gostam de ver e opinar.

vou por por fases que começou segunda feira.

aqui está o primeiro esboço e foi o que acabou por ficar.

101_2201.jpg

aqui já depois de cheio

101_2210.jpg

aqui estão as fotos ainda das unicas plantas que penso ser uma valisneria e uma anubia ana corrigam se eu estiver errado.

101_2220.jpg

101_2219.jpg

aceito opiniões sobre o layout ( mas tenho pena pois foi o primeiro ) e quantas mais plantas devo introduzir (não quero muitas ) e espécies de peixes.

Cumprimentos

Ricardo Pinto

Editado por tonhao13

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Eu pessoalmente prefiro o areão preto para ficar bem com o verde das plantas ;)

Mas não ligues a isto, porque no meu 1º aquário(que ainda mantenho) também usei esse areão ;)

O layout ta giro ;)

Vai mostrando a evolução

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado:

Boas espero que tenhas atenção em como tens o teu termostato todo submerso logo cada vez que vás mexer dentro do aqua desliga-o não te fies na tecnologia ou então poderás ser electrocutado, todos sabem que o termostato está equipado para não entrar em contacto com a agua mas na mesma tem essa preocupação o melhor era teres na vertical com a parte do fio e a cabeça fora de agua assim não terás problemas em mexer no aqua com o termo ligado, pois as pessoas pensam que tudo é a prova de agua mas já houve pessoas que não sabiam os riscos e hoje já cá não estão... Abraços e bom aquariofilismo;)

Publicado:

boa noite a todos

mais uma ajudinha. agora apareceu-me nos troncos tipo algas mas brancas?? será??

o que posso fazer para as eliminar ou elas acabam por desaparecer?

cumprimentos

Ricardo Pinto

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

se tens algas é sinal que tens os fosfatos altos logo para eliminares tens que fazer tpas de 10% se não me engano de 2 em 2 dias mas se quiseres que o teu aquario fique um ecossistema o melhor é comprares planorbis corneus que comem as algas e os restos de comida.Abraços

Publicado:

Calma...Nada de fosfatos.Isso é perfeitamente normal aquando se introduz um tronco num aquário,isso é tipo "nhanha" certo?Depois um ancistru limpa isso ou então ampulárias.Volto é a reforçar a ideia,para já não metas peixes.Mete bactérias para dar inicio ao ciclo e alguns flocos para ir alimentando a colónia eu prefiro fazer isso a meter peixes.

Publicado:

boa noite

pois é isso mesmo Jorge é tipo "nhanha" mesmo.

então voçes acham que com ampulárias ou ancistru resolvo não é?

como devo colocar as bactérias em que quantidades e qual voçes usam???

de que marca??

cumprimentos

Ricardo Pinto

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Boas "tonhao13" já agora completa o teu perfil :puppydogeyes: ainda calha seres meu vizinho e também é obrigatório ter tudo preenchido.

Sim um ancistru limpa isso na boa.Tem calma.Bactérias metes a quantidade que diga no frasco relativamente aos litros,ou então basta meteres comida tipo flocos e isso gera amónia na mesma que é o essencial para iniciar o ciclo do azoto.Após isso é ires medindo e veres quando existe o pico da amónia e consequente descida até 0 de amónia e nitritos e ai sim o ciclo terminou.Podes depois adicionar 2 peixes semanalmente e após 2 meses é que podes meter mais quantidade por semana.Mas claro só metes se tiveres litros suficientes para tal bigsmile não vais encher o aquário de peixes.

• 2 semanas depois...

boa noite a todos

depois de 3 semanas a ciclar e depois de duas tpa´s estive hoje a medir pela primeira vez os os diversos valores que passo aqui a explicar:

PH - 7,5

GH - 7

KH - 5

NO2 - 0,0

depois destas medições o que me dizem estão dentro dos valores normais ou não?

já agora que outros valores devo medir? só medi estes pois comprei o sera test set e só trás estes.

com que regularidade se deve medir, ou quando deve de ser medido???

já agora existe no aquário uma corridora bronze já à duas semanas e anda na boa, pena foi ter já morrido uma albina só aguentou dois dias ( foram compradas juntas ) e um ancistru que comprei na quinta e no sábado já estava morto bigsmile , penso que deve ter sido por ser muito pequeno.

desde já obrigado

Ricardo Pinto

Editado por tonhao13

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Boas tonhao13 quanto aos peixes que morreram ca para mim eram os niveis que ainda n estavao estaveis...essa coridora deve ter sido a mais resistente...Xd

Quanto aos niveis penso que esta td mais ou menos dentro do normal...pelo menos eu sem ser nos dos ciclidios nos otros aquas tenho os niveis parcidos...

Ja agr deixa-me salientar que com o tronco que tens se lhe acrescentares em pouco de musgo de java fica 5***

Abraços...

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Publicado:

boa noite

e então que peixes acham que devo meter agora e plantas não muitas, mas deêm opinões.

pois já tenho todo o material para fabricar o co2 caseiro.

cumprimentos

Ricardo Pinto

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Eu acho que o melhor era mesmo uns ottos e uns red cherrys daqui a uns tempos deixa isso assentar mais um bocadinho com uns ottos, corydoras, plantas, red cherrys.

Eu acho esse layout muito bom para uma primeira vez, pelo menos é melhor do que a minha primeira vez.

boa sorte

cumprimentos

hugo feio

• 8 meses depois...
Publicado:

desculpem voltar a este 1º tópico mas é só para mostrar a evolução desde aquário.

com está agora:

100_2999.jpg

100_3000.jpg

100_3005.jpg

100_3002.jpg

100_3003.jpg

100_3001.jpg

100_2994.jpg

100_2995.jpg

já com praticamente 10 meses já teve diversos layouts mas este foi o que mais gostei.

em breve vai ser desmontado e ser reestruturado, vou-o dividir ao meio para colocar diversas espécies de camarões, mas vou montar um de 96 litros depois.

quando começar vou depois mostrar aqui os dois.

aceito comentários, mas não sejam mauzinhos chainsaw:(

abraço

Ricardo Pinto

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Publicado:

Olá,

Está bonito sim sra.

Só uma coisa... As plantas que estão a boiar não estarão a tapar a luz para as de baixo?

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Publicado:
Olá,

Está bonito sim sra.

Só uma coisa... As plantas que estão a boiar não estarão a tapar a luz para as de baixo?

pois estão, mas não por muito tempo 6ª (dia23) já vão sair grande parte.

vai ser dia de tpa e por isso vai uma pouca para a loja.

cump.

Ricardo Pinto

cumprimentos

Ricardo Pinto

Aves com Pintas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!