Recommended Posts

Publicado

Boas!

Sou novo por estas zonas do nosso fórum, com isto refiro-me a agua salgada :transport027: ! Tenho andado a ler sobre os artigos de iniciação de salgados e tenho tentado aprender qualquer coisa!

De momento tenho um aquário de 120L plantado com alguns neos e 2 discus. Já tenho água doce á cerca de 1 ano e agora estou numa fase em que gostaria de explorar outros “ mundos”!

Portanto…… aqui vão as perguntas….. =)

O que é que eu posso aproveitar do eu tenho de água doce?

A situação é a seguinte:

- O Filtro da eheim2224 vai ter que ser arrumado? A menos que eu queira fazer alguma filtragem com carvão activo, correcto?

- Tenho 24 X 5 W T5 de 4200, 2 X 6500,8500,10 000 K. O que aproveito daqui os balastros?

- Eu gostava da fazer uma sump, mas para 120L qual o volume da sump? Que filtragem teria dentro da sump? Quantas Divisões? Que bomba? O que é fundamental na sump? Estava a pensar no sistema de queda de agua por gravidade para dentro da sump.

- Teria de ter umas bombas no cimo do aquário para fazer corrente?

- Dentro da sump estava pensar ter um escumador é Fundamental?

- Qual a diferença entre rocha viva rocha morta? Qual delas ajuda a filtragem da agua? (aposto na viva =) )

- Tenho algumas duvidas em relação á filtragem deste tipo de aquários, existe processo de ciclagem como em agua doce?

Para já não me ocorre mais nada!

Não tenho pressa na montagem do aquário gostava de ir montando aos poucos e dividindo os custos pelos vários mezes se necessário. Quanto me vai custar +/- esta mudaça?

Obrigado pelo vosso tempo !

Aguardo breve resposta!

Publicado:

Boas,

Para começar julgo que deves ler com mais atenção este topico sobre Iniciação aos aquarios de agua salgada pois estás aqui a fazer algumas perguntas que estão bem respondidas nesse topico e por isso deves ter dado apenas uma vista de olhos. ;)

A situação é a seguinte:

- O Filtro da eheim2224 vai ter que ser arrumado? A menos que eu queira fazer alguma filtragem com carvão activo, correcto? -Podes arrumar ou vender o filtro, carvão activado podes meter apenas na sump dentro de um saco de rede.

- Tenho 24 X 5 W T5 de 4200, 2 X 6500,8500,10 000 K. O que aproveito daqui os balastros? - Não percebi bem, mas essa calha podes converter em 6x24w T5, sendo duas delas actinicas(azuis)

- Eu gostava da fazer uma sump, mas para 120L qual o volume da sump? Que filtragem teria dentro da sump? Quantas Divisões? Que bomba? O que é fundamental na sump? Estava a pensar no sistema de queda de agua por gravidade para dentro da sump. - O volume é o que conseguires, para esse aquario 60x40x40 se conseguires éra bom!As divisões fazes depois de estudares o equipamento que la vais meter, (bomba de retorno, termostato, escumador etc etc) Aconselho a fazeres coluna seca exterior, basta mandares furar o teu aquario e terás agua por queda até a sump.

- Teria de ter umas bombas no cimo do aquário para fazer corrente? - Bomba de circulação, devem fazer pelo menos 30x a litragem do aquario, se vais ter 120l, 130x30 terás de fazer um total de 3600l/h com duas bombas se possivel.

- Dentro da sump estava pensar ter um escumador é Fundamental? - Não é obrigatório, mas é fundamental para o bom funcionamento do teu reef

- Qual a diferença entre rocha viva rocha morta? Qual delas ajuda a filtragem da agua? (aposto na viva =) ) - A diferença é mesmo essa, uma é viva e contem micro organismos vivos néla que vão fazer a filtragem do teu aquario, a rocha morta, colonizará mais tarde junto com a rocha viva, podes meter 60% rocha viva e 40/30% rocha morta! deves ter pelo menos 20% da litragem do aquario.

- Tenho algumas duvidas em relação á filtragem deste tipo de aquários, existe processo de ciclagem como em agua doce? - Ha semelhanças, mas....! normalmente enches o aquario de agua(feita com sal sintetico ou agua do mar) colocas a rocha, aquecimento e circulação e deixas pouco mais de 1 mês a cilcar, a pessoal que mete um ou outo peixe a meio do ciclo, a pessoal que mete equipa de limpeza, vais pesquisando e vez a melhor opção para o teu aquario!

Quanto me vai custar +/- esta mudaça? - a volta dos 500€ pelo menos :)

Isto é o que fui aprendendo com a montagem do meu, e até posso estar errado em alguma coisa, aí agradeço que os mais entendidos se pronunciem para não te induzir em erro.

Convem leres muito, investigares e tirares as tuas proprias conclusões e depois perguntares em promenor aquilo que tens duvida, certamente que todos te iram ajudar!

Boa sorte e bem vindo a este lado do Forum!

Feedback das minhas vendas Aqui

Publicado:

Verissimo mt Obrigado pelo teu esclarecimento!

Certamente que nao vou avançar sem saber bem aquilo que estou a fazer!

O que gostaria de fazer inicialmente seria o sistema de filtragem( todo o istema ) com calma e ao longo do tempo, de mnodo a que divida os custos pelos mezes!

Só mais uma coisa, disses-te que gastaria 500€, mas em qué concretamente?

Publicado:
Olá,

Essencialmente em:

Escumador

Bombas de circulação

Iluminação

Bomba retorno

Rocha viva

Até podes gastar mais!... ou menos....!

Encontras todos esses artigos usados e bons preços.

Cumps.

Sabes me dizer alguma loja on-line nacional ou nao, que tenha material para salgados, que tu uses ?

• 2 semanas depois...
Publicado:

Só para dizer ao nosso amigo Verissimo que a explicação que ele deu, está correcta.

Realço apenas que a quantidade de rocha não se deve medir apenas em % do volume do aqua. Uma boa rocha é bastante porosa, tornando-se bastante leve. Actualmente em todo o meu sistema, que deve rondar os 600Lts brutos de água, devo ter uns 150lts de rocha, que deve ser cerca de 80Kg de rocha, distribuídas entre aquário, refúgio e sump.

Publicado:

boas, o orçamento que me fizeram para um aqua agua salgada tendo eu ja o dito aqua seria pelos 600€+-... só em rocha viva era uns 400€...

isto assusta...rsrsrs