inoxllor Publicado Janeiro 25, 2009 Publicado Janeiro 25, 2009 Olá a todos, Quero fazer um Nano a partir de um Cubo Vodafone. O meu objectivo é que tenha uma bonita paisagem com boa relação de plantas e pedras e se possivel alguns invertebrados. Tudo isto sem necessitar de lampadas / filtros / injecção de CO2 / etc. O ideal seria mesmo algo praticamente auto-suficiente - só cubo e luz natural. Perguntas: 1) que tipo de plantas posso ter? 2) que tipo de animais? 3) cuidados adicionais? Citar
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 25, 2009 Publicado: Janeiro 25, 2009 Já fiz isso uma vez. Mantinha musgo de java, algumas flutuantes, marsilea hirsuta e HM só com luz solar. Mas o cubo apanhava mesmo algumas horas de luz solar por dia, por isso ao fim de 1 mês estava cheio de algas nas paredes do cubo, embora as plantas estivessem impecáveis. A fauna eram inicialmente 1 casal de neocardinas heteropoda e planorbius corneus, mas entretanto tive de desmontar o nano porque em vez de 2 já tinha 20 camarões pequenos em 3L úteis de água e algumas dezenas de caracóis... É possível fazer-se um sistema assim automatizado, mas em 5L acho muito difícil que este seja viável a longo prazo. Espero ter ajudado Citar
minum Publicado: Janeiro 26, 2009 Publicado: Janeiro 26, 2009 Sim em tão pouco espaço, diria, que será muito dificil, criares um ecossistema assim. Basta um pequeno deslize nos parâmetros da água, e pronto. Além disso com luz natural é realmente necessária muita atenção com a exposição, eu tenho um nano, numa janela virada a oeste, tenho andado mais ou menos em cima dele, com macros, e micros, e consigo ter duas espécies de rottalas. O unico problema que ainda n consegui resolver foi a óbvia inclinação das ditas para o sol... Procura na net, eu lembro-me de aqui há uns meses ter encontrado um fulano que tinha um aquario na varanda ao sol, que n tinha mal aspecto. O site era Inglês, neste momento não consigo encontrá-lo... Abraço Citar
darkrise Publicado: Janeiro 26, 2009 Publicado: Janeiro 26, 2009 desculpem estar me a meter mas se pusermos plantas nos cubos as plantas e meter-mos ao sol as plantas ficam bem... se depois as meter-mos noutro aqua transferem as algas? morrem por dar-mos menos luz de um momento para o outro? cumps Citar
minum Publicado: Janeiro 26, 2009 Publicado: Janeiro 26, 2009 (editado) Darkrise Sim transferem as algas, no caso de certas algas basta meteres a mão num aquário e de seguida meteres a mesma mão noutro (algas castanhas). Não percebi a outra pergunta, ou pelo menos a quem te referias. Se ás algas se ás plantas, quanto ás algas, depende obviamente das algas, a maior parte delas, morre com um blackout de 3 dias. Quanto a plantas, há plantas que necessitam de pouca e outras de muita luz, informa-te sobre isso. Óbvio que se passares uma planta que necessita de muita luz, para um lugar mais sombrio, ela cresce lentamente ou deixa de crescer. Inoxllor, não respondi as tuas perguntas. Cá vai disto: 1-Tens aqui. Os fetos de java, anubias, musgo, são plantas porreiras, para esse género de coisas, são plantas que em princípio, não são muito exigentes, em termos de nutrientes, luz, CO2, a lemna minor como planta flutuante, para fazer de peneira para o Sol, se tiveres Sol a mais. Também é uma planta fácil, que se espalha, tipo praga. 2-Se quiseres ir em frente com esse projecto, camarões e caracóis, mais que isso para 3 litros, acho crime. Se repensares e adaptares essa ideia para um aqua maior, talvez o betta, seja bom (digo isto por ser um peixe bastante resistente, a diferentes tipos de água). Se conseguires, manter a água com valores constantes, rege-te pela lista que eles dão, aqui no fórum lista Claro que tendo sempre em conta, a adaptabilidade do peixe, aos parâmetros da agua do aquário. 3-Dava jeito pelo menos uma bomba de ar, e tpas regulares...No mínimo. Para repor nutrientes as plantas, e regularizar, os restantes a mais. É que por muito que nos esforcemos, é muito difícil (diria quase impossível), criar um ecossistema, auto-suficiente, num aquário. Seria necessário, ter, tudo o que está na origem dos nutrientes, cadeias alimentares, etc, etc, etc. Bom se tiver dito alguma bacorada, avisem. Porque é bem possível. Não sei se respondi bem às perguntas, se era mais ou menos o que pretendias ou não. Aguardo a tua resposta. Abraço Editado Janeiro 26, 2009 por minum Citar
Recommended Posts