Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas Noites Pessoal

Desde há uns dias que tenho devorado posts aqui do Forum e só tenho uma coisa a dizer........PARABÉNS.............tenho aprendido bastante.....mas pelos vistos ainda falta muito para um plantado de requinte....

Bem, vamos então ao que me preocupa , após alguns anos afastado da aquariofilia decidi aqui á uns tempos adquirir um aquário e pelo inicio do mês, pimba......um Aquadisio de 190 litros (de canto), deixo desde já o setup para de seguida começar a bombardear com perguntas...

Substracto fértil no fundo com cerca de 1 cm e completado com o areão claro que se vê na foto

f_IMG00037m_4c359f5.jpg

De flora tenho o seguinte

Anubias spec. Heterophylla

Echinodorus verschieclene "Arten"

Lilaeopsis brasiliensis para fazer tapete, de momento dividi em 11 "pés" (lá há-de chegar...)

Cryptocoryne Becketii

Echinodorus variegatus

Cryptocoryne Indonésia

Riccia

Iluminação por rampa de duas lâmpadas T8 18W cada (10000 K cada)

Filtro exterior Aquadisio 700 L/H

Aquecimento com um Rena Smartheather de 200W

Sistema de CO2 da JBL, o EASY 2

Agora vamos á parte das questões.....

Tá a ciclar á cerca de 2 semanas com adição de bactérias e anti cloro (ao inicio),as plantas parecem bem tirando algumas folhas da Echinodorus que teem umas manchas castanhas escuras que terei de tratar na poda seguinte...tipo amanhã......

O PH não consigo baixar aquilo dos 7.6 e isto já com a adição de CO2 há cerca de 5 dias constante....tenho os restantes valores estáveis e não me parece que tenham mexido alguma coisa, os Ntratos a 10ppm, nitritos e amónia a 0 (os nitritos mexeram um dia até aos 0.25ppm mas agora voltou a 0 e não mexe, KH de 8 e GH de 16

Tinha como idéia a seguinte fauna

Guppies

Neons (já tirei daqui o cavalinho da chuva por causa do PH)

Escalares (pois.....o mesmo problema acima....e queria mesmo os escalares....)

Colisa Lalia (no comments)

Corydoras

Alguns camarões Cherry (aqui não encontro)

Não queria caracois mas pelos vistos vieram 4 Physia com as plantas que andam por ali a deambular e no caso de uma infestação vão de carrinho...

Isto parece-vos bem ou tenho de mudar alguma coisa????

Editado por Artsand
Publicado:

Anyone?????? :puppydogeyes:

Vá lá......eu tou aberto a sugestões, criticas (constructivas ou não...) e tudo o resto.... :puppydogeyes:

Obrigado desde já

Portem-se mal....

Publicado:

boas

o aquario está com bom aspecto, parabens.

quanto ao ph julgo que a dureza da tua agua é elevada o que faz que mesmo com adição de Co2 o ph não baixe.

quanto á fauna vou-te dar os parabens pela ponderação antes de coloca-los dentro do aquario, aconcelho-tea adaptares os peixes ao ph que tens.

continua a postar a evolução.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
Anyone?????? ;)

Vá lá......eu tou aberto a sugestões, criticas (constructivas ou não...) e tudo o resto.... banana rock

Obrigado desde já

Portem-se mal....

1º o aquario está interessante, embora eu nao goste muito da areia branca.

2º Convinha medires o PH e a dureza da água à saída da torneira, pois eu fico sempre desconfiado quando vejo areias muito claras.

3º A melhor opção (caso o PH e a dureza seja mesmo essa à saida da torneira) é arranjares uma fauna mais adepta a esse tipo de águas. Ficas muito mais bem servido, nao tens 1/10 dos problemas e, o mais importante, sai bem mais barato que andares a tentar acertar os parametros da água artificialmente.

4º Tenho a impressão que as anubias estao "enterradas" no substracto. Se é esse o caso, aconselho-te a alterares, pois o risoma das anubias nao pode ser coberto, com o risco de apodrecer.

Boa sorte, parece que tens pela frente um bom aquario. aproveita-o

Nuno Pinto

Publicado:

Obrigado pessoal

2º Convinha medires o PH e a dureza da água à saída da torneira, pois eu fico sempre desconfiado quando vejo areias muito claras

Já fiz isso o PH sai a 8 e a dureza desisti de meter gotas......

A melhor opção (caso o PH e a dureza seja mesmo essa à saida da torneira) é arranjares uma fauna mais adepta a esse tipo de águas. Ficas muito mais bem servido, nao tens 1/10 dos problemas e, o mais importante, sai bem mais barato que andares a tentar acertar os parametros da água artificialmente

Foi isso que tentei fazer.....a nivel de fauna vamos ficar pelos Guppies, Molly e corydoras....não me lembro de mais nenhum que seja deste tipo de águas

Tenho a impressão que as anubias estao "enterradas" no substracto. Se é esse o caso, aconselho-te a alterares, pois o risoma das anubias nao pode ser coberto, com o risco de apodrecer

Tava sim senhor, mas já não está, o problema já foi corrigido....

Agora mais uma questão, a minha Echinodorus tava a ficar com muitas folhas cheias de manchas castanhas e as folhas sem cor...depreendo que seja falar de nutrientes e como talcomecei a adicionar o V30 Complete da Dennerle.....alguém tem experiência neste suplemento que me possa indicar a dosagem....o frasco diz duas "bombadas" de 2 em 2 semanas para 200 litros

Obrigado

Publicado:
Foi isso que tentei fazer.....a nivel de fauna vamos ficar pelos Guppies, Molly e corydoras....não me lembro de mais nenhum que seja deste tipo de águas

...

Podes sempre tentar os ciclideos, pois mesmo os guppies e as mollys, alguem que me corrija se tiver errado, nao sao adeptos de PH's muito altos.

Quanto às plantas, já existem muitos topicos sobre isso, mas eu vou so dar uma "La-Mi-Ré"

1º Tens pouca Iluminação - 36W para 190 litros

2º Nao adianta pores fertilizante quando a luz nao corresponde, só vai aumentar a probabilidade de desenvolver algas e depois tens 2 problemas.

3º é normal as plantas sofrerem algumas perdas de folhas no periodo inicial por causa da mudança de ambiente.

Mas na parte de plantas podes tirar mais dúvidas pois acho que a duresa da água tambem pode ser um factor importante no desenvolvimento das plantas. Mas nao há nada que impeça de as teres, apenas terás de ter mais cuidado na escolha das mesmas e na fertilização.

Cumprimentos

Publicado:

People.....

Assim já estou mais contente......eu tenho um lema pessoal que utilizo no meu dia a dia e vida profissional inclusive......

Estamos sempre a aprender e um dia sem aprender é um dia perdido

É por isso que gosto e incentivo quem quer que seja a uma participação activa nos fóruns que participem (já levo alguns na bagagem...), não existem perguntas estúpidas.....existem sim respostas estúpidas.....(claro que há limites para tudo....e uma boa dose de bom senso não faz mal a ninguém....)

A iluminçãom é realmente pouca para 190

1º Tens pouca Iluminação - 36W para 190 litros

2º Nao adianta pores fertilizante quando a luz nao corresponde, só vai aumentar a probabilidade de desenvolver algas e depois tens 2 problemas.

Antes de mais obrigado pelo abre olhos em relação á iluminação...já tinha pensado nisso e realmente 0.5W/L é pouco..e não faço ideia doslumens porque já procurei no site da Sylvania e por essa net fora quais os lumens emitidos por esta T8 de 18W 10.000º K.o problema é que sendo um aquário triangular com frente semi redonda tou limitado na calha a aplicar....terá sempre de ser uma de 60 cm....já me tinha lembrado de outra coisa mas nem imagino se existe no mercado, vou tentar fazer um desenho do que tenho e o que queria modificar e assim que pronto meto aqui para me ajudarem se possível....

Obrigado

Publicado:

julgo que podes optar tanto por T5 como por compactas, para esse tamanho tens as T5 de 24W e as compactas de 36 acho que cabem ai, vais é ter de fazer uma alteração a fundo na tampa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Bom...

T5 terei de alterar o reactor e os encaixes né?

Alteração a fundo da tampa..........podes trocar isso por miudos?

Obrigado

Publicado:

Ah ok

Então é isso que referes ao dizer que é preciso transformar a tampa a fundo!! Sabem se existe alguém que venda suportes duplos....é que será a única maneira que terei de meter mais lâmpadas com a mesma calha...para não ficar com buracos na tampa....e como os balastros são normalmente mais pequenos pode ser que consiga meter 4 lá dentro...

Obrigado

Publicado:

Pois

Como a minha ida a Portugal só será em 2 semanas vou ter de me aguentar com esta porra de areia.......amanhã tenho de ir comprar a turfa.......é que aquilo sobe por aí acima que até assusta.....ontem decidi ir ver como aquilo andava e descobri que em 3 dias subiu de 7.2 para 8

Alguém sabe como se diz essa coisa em francês????? Já me tou a imaginar na loja a tentar explicar ao franciu o que quero..........e já agora preciso de uma dica.....preciso de um substracto fértil escuro....e que não custe os olhos do.................. :roflroll2:

Pelas minhas contas preciso de qualquer coisa como uns 20 litritos bem aviados......o aquário tem 1 metro de frente.....70 de profundidade.....é triangular....

Portem-se mal

Publicado:

Bem....

Vamos a ver no que isto dá......comprei isto ontem na loja de animais que costumo frequentar....

jbl194_tormec.jpg

Meti isto no filtro externo a agora é ver se isto reduz ou não......outra coisa que ontem me meteu os cabelos em pá foi o facto de ao fazer os testes notar que a amónia estava a 1 ppm...... ;)

Para já não tenho baixas e fiz uma TPA de 10% e hoje á noite vou fazer outra....acrescentei ao mesmo tempo um frasco de bactérias vivas de seu nome BACNET para por aquilo a fungar ao máximo....

Bacnet.jpg

Alguém já pensou na minha questão do substracto???

Portem-se mal

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!