Recommended Posts

Publicado

Boas =)

Como o tópico diz, estou-me agora a iniciar na aquariofilia. É um gosto que já tenho há muito tempo mas que só agora tive oportunidade de começar. Comecei então por pesquisar e acabei por conhecer este fórum que já sigo anonimamente faz algum tempo mas só agora me registei.

Depois de muito ler por aqui e de ler todas a iniciações decidir ir comprar algum material. Agora que está a chegar a altura de montar decidi abrir um tópico com o intuito da ser ajudado e ir tendo a noção de que estou a fazer tudo bem.

Comecei por mandar fazer um aqua de 80x40x40 que me saiu a 60€ sem montagem. Comprei um filtro externo da Aquael (Unimax 150) de 450l/h para aquários até 150l. Já trazia as esponjas, carvão e ceramica e montei tudo sem problema. Comprei um termoestato de 150w com regulação e já tenho substrato para o solo e areia que quero depois por em cima. O aquário vai ser montado sexta-feira e quando estiver seco começo a colocar tudo. A partir de aqui é que começam as maiores duvidas/receios.

Depois de ter tudo montado e plantado algumas plantas que queira, quero começar a fazer o ciclo. O que quero fazer é pôr alguma comida no aquário para alimentar as bactérias e ir medindo os niveis. Esperar pelos 3 picos e fazer uma TPA de 20% e começar a colocar peixes semanalmente. Gostava de saber se isto que quero fazer é o procedimento acertado para depois não ter desgostos com o aquário.

Quanto a éspecies de peixes, que é algo que pouco percebo, estava a pensar em ter 15 neons (tentar aumentar a população através da reprodução), 1 casal de uma éspecia maior que neons (aceito vivamente sugestões porque ainda pouco sei sobre compatibilidade de espécies), limpa fundos e limpa vidros.

Gostaria de contar com a vossa ajuda para me guiar e corrigir em aspectos que estejam errados. Um obrigado anteciapdo pelo vosso apoio =)

Publicado:

Também sou novato, mas do que li acho que te posso dar a certeza que Neons para reprodução em aquário não é a escolha acertada, até porque se reparares quase ninguêm conseguiu esse feito! Se queres reprodução vais ter de escolher outra espécie! Quanto ao resto o pessoal experiente vai-te ajudar! Este Forum é uma bíblia de aquariofilia!

Boa sorte nas escolhas!

Abraço!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Publicado:

Olá,

Quanto ao Ciclo acho que leste tudo, esperas pelo pico de Amónia, Nitratos e Nitritos... se tiveres os teste é fácil saber a evolução!

Nunca coloques areia por cima do substracto... ela vai TODA para o fundo, a água faz com que em pouquíssimo tempo deixes de a ver. é preferível o substracto (areão ou outro) mais grosso ficar por cima, assim não precisas da areia. uma sugestão é fazeres dois ambientes diferentes, colocas o substracto de forma natural numa parte do fundo e com xistos ou pedras engraçadas separas da areia, fica giro e as corydoras preferem a areia porque têm os Barbilhos muito sensíveis e adoram enterrar o "nariz"!

Se tens o PH perto de 7 e estás a pensar na reprodução pensa nos Guppies, e como limpa fundos podes comprar um cardume de Corydoras Aeneus Bronze ou Aeneus Albinas, no mínimo 6. Estes são os peixes que conheço que se reproduzem melhor.

Lá mais para a frente não te esqueças de estar preparado para os bébés, tens de ter maternidade/hospital com os apetrechos necessários e saber onde encontrar comida (viva de preferência) para quando nascerem.

Aguarda outras sugestões e boa sorte

Luisa Fonseca

Publicado:

bom dia

acho que 1º deverias deixar ciclar o aqua antes de escolheres os peixes.

depois do ciclo completo vais saber qual o teu Ph, então essa é a melhor altura para escolher os peixes compativeis com a tua aqua.

Para fazer o ciclo do azoto é acrescentar UM FLOCO de comida por dia.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Muito obrigado a todos pelas ajudas =)

O pH daqui da zona está entre os 7 e os 7.5. Não sabia que era assim tão dificil reproduzir neons. Estava mesmo a pensar nisso e achava que era o que me ia dar mais gozo fazer no aqua, mas sendo assim tenho que escolher outra espécie. Quanto a maternidade, estou a pensar arranjar um aqua pequeno para isso. Tenho uns filtros internos a mais e um termoestato de 75w que devem ser utilizados para isso. Á partida arranjo um aqua de 40l. Serve para a maternidade certo ?

Quanto à areia, estava a pensar pô-la em zonas onde não ponho o substracto. Não pretendo pôr substracto em todo o fundo do aqua até porque não o quero plantar em todo o lado. Tento separá-lo com umas pedras catitas e ponho areia. Acho que vai ficar porreiro.

Já agora, amanha em principio chegam os vidros para eu montar o aqua. Tenho um colega meu que mo monta mas gostava de saber se há alguma cola/silicone próprio para estas montagens, para o ir comprar e montar tudo direitinho. Se me poderem ajudar, agradecia igualmente ;)

Quanto a espécies, já contava esperar pelo ciclo feito para ver o pH e escolher os peixes. Um vizinho meu que tem um tem o pH a 7.5 por isso suponho que o meu seja parecido. É aconselhavel juntar neons com gupis ? 6 corydoras para limpa-fundos, num aquário das medidas do meu, não é de mais ?

Obrigado pelo apoio =)

Publicado:

Viva mais uma vez.

Decidi comprar um aquário para maternidade. Comprei um aquário de 28l e estou a começar a monta-lo. Já pus o solo e um filtro interno que aqui tinha e um termoestato. Vou por uma ou duas plantas. logo já o encho e depois coloco algumas fotos. Quanto ao aqua de 130l ainda não recebi o vidro por isso só posso montá-lo a partir de segunda-feira. Se me poderem ajudar com as questões que tenho na resposta em cima agradecia =)

Publicado:
Olá,

Quanto ao Ciclo acho que leste tudo, esperas pelo pico de Amónia, Nitratos e Nitritos... se tiveres os teste é fácil saber a evolução!

Nunca coloques areia por cima do substracto... ela vai TODA para o fundo, a água faz com que em pouquíssimo tempo deixes de a ver. é preferível o substracto (areão ou outro) mais grosso ficar por cima, assim não precisas da areia. uma sugestão é fazeres dois ambientes diferentes, colocas o substracto de forma natural numa parte do fundo e com xistos ou pedras engraçadas separas da areia, fica giro e as corydoras preferem a areia porque têm os Barbilhos muito sensíveis e adoram enterrar o "nariz"!

Se tens o PH perto de 7 e estás a pensar na reprodução pensa nos Guppies, e como limpa fundos podes comprar um cardume de Corydoras Aeneus Bronze ou Aeneus Albinas, no mínimo 6. Estes são os peixes que conheço que se reproduzem melhor.

Lá mais para a frente não te esqueças de estar preparado para os bébés, tens de ter maternidade/hospital com os apetrechos necessários e saber onde encontrar comida (viva de preferência) para quando nascerem.

Aguarda outras sugestões e boa sorte

Luisa Fonseca

Não será mais Amónia, nitritos e nitratos? :?

Muito obrigado a todos pelas ajudas =)

O pH daqui da zona está entre os 7 e os 7.5. Não sabia que era assim tão dificil reproduzir neons. Estava mesmo a pensar nisso e achava que era o que me ia dar mais gozo fazer no aqua, mas sendo assim tenho que escolher outra espécie. Quanto a maternidade, estou a pensar arranjar um aqua pequeno para isso. Tenho uns filtros internos a mais e um termoestato de 75w que devem ser utilizados para isso. Á partida arranjo um aqua de 40l. Serve para a maternidade certo ?

Quanto à areia, estava a pensar pô-la em zonas onde não ponho o substracto. Não pretendo pôr substracto em todo o fundo do aqua até porque não o quero plantar em todo o lado. Tento separá-lo com umas pedras catitas e ponho areia. Acho que vai ficar porreiro.

Já agora, amanha em principio chegam os vidros para eu montar o aqua. Tenho um colega meu que mo monta mas gostava de saber se há alguma cola/silicone próprio para estas montagens, para o ir comprar e montar tudo direitinho. Se me poderem ajudar, agradecia igualmente :)

Quanto a espécies, já contava esperar pelo ciclo feito para ver o pH e escolher os peixes. Um vizinho meu que tem um tem o pH a 7.5 por isso suponho que o meu seja parecido. É aconselhavel juntar neons com gupis ? 6 corydoras para limpa-fundos, num aquário das medidas do meu, não é de mais ?

Obrigado pelo apoio =)

Olá, sim tem que ser um silicone próprio para aquários, AKI e casas desse tipo vendem mais barato que em lojas de aquariofilia.

Uma marca muito utilizada é Dana Lim.

Na natureza nem pensar em juntar neons e guppys, pois precisam de águas e parametros diferentes, mas como os guppys de cativeiro já nascem e crescem em todo o tipo de águas nem digo nada.

Publicado:
Não será mais Amónia, nitritos e nitratos? :eusathink:

Não me lo digas...

Credo, que susto, é isso... Amónia, Nitritos e Nitratos... tive de ir ao tópico das ampulárias da minha filha, já pensava que andava a ensinar disparates aos pequenos! :idea2:

Desculpa a troca!

Luisa Fonseca

Publicado:

Se eu vir que eles se dão mal, separo-os. Comecei o ciclo no aqua de 28l e pus 4 plantas que não sei o nome porque foi a minha namorada que me ofereceu. Fica aqui uma foto e digam o que acham =)

Não vale gozar com a parede cor de rosa nem com o filtro que eu sei que é grande para o aqua :silly:

28176098mt3.jpg

Já agora, poderiam-me dizer que plantas tenho ?

Publicado: (editado)

A planta verde com rebordo branco não é aquática, a manteres ai vai morrer e estragar a água.

P.S. Porque raio tem a mania de editar e apagar os quotes? Por acaso era para mostrar o raio da m** da planta não aquática. Cada vez dá mais vontade de ajudar....

Editado por Trocado
Quote desnecessário. DC
Publicado:

não sabia. como me foi oferecida, não suspeitei. Entretanto já a tirei do aqua. ter aquela planta é razão para ter o pH elevado ? Medi-o hoje e estava entre 7.6 e 8.0. Agora removi e vou voltar a fazer testes mais tarde mas gostava de saber se afectava. Entretanto a amónia começou a subir o que significa que o ciclo teve inicio, o que me deixa bastante entusiasmado. estou mortinho por povoar este aqua.

Muito obrigado pelo apoio mostrado até então ;)

(Alguém me pode dizer a espécies das outras duas plantas ?)

Publicado:

o estranho é que eu não tenho pedras no aqua. o pH está nos 7.6 e estava à espera de um pH mais acido. Ainda assim vou deixar acabar o ciclo e medir no fim. Coloquei um tetra para me ajudar no ciclo. Talvez não tenha sido o mais adequado para o efeito mas tal como as plantas, foi oferecido. Depois coloco foto.

Entretanto a minha amónia continua a subir. Amanha espero também já postar imahens do aqua maior :drool3:

Publicado:

Bem vindo a este "mundinho"... vais gostar!

Gostei do teu post inicial, porque pareceu-me que queres fazer a coisas como deve ser..... mas já apareceu alguns erros de principiante que são normalíssimos....

Comecemos pelo 1º: Antes de escolher a espécie tens que saber que "água" vais ter... isso vês de uma forma simples: enches um garrafão de 5 litros com água da torneira (ou água que vais usar) e deixas a oxigenar durante 24 horas com uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. Ao fim das 24 horas, retiras a oxigenação e deixas a água estagnar e, finalmente, medes todos os parâmetros essenciais, nomeadamente, PH, GH e KH.

2º: Porque é que montaste o aquário maternidade, se nem sequer montaste o principal e nem sequer sabes o que vais criar?

Acho que estás um pouco ansioso, mas ainda és novo e vais ter tempo de fazer as coisas, mas eu e alguns estamos cá para tentar minimizar os danos.

Depois de saber que "água" tens e de teres o aquário principal pronto a montar, podemos então, em conjunto, arranjar a melhor espécie a ter e que possas reproduzir. Acho que toda a gente deve tentar reproduzir os seus peixes, mas tem que ter condições para tal. O conhecimento adquire-se fazendo!

Publicado:

Viva !

Muito obrigado pela bos ajuda Regal =)

O pH aqui da zona é de 7.5 e eu tenho o meu no aqua pequeno a 7.6. Quanto aos peixes que vou escolher já sei que tenho que esperar para ver que agua tenho. Vou esperar pelo fim do ciclo para decidir.

Quanto à maternidade, o pH com certeza será o mesmo que o do aqua maior portanto decidi montá-la já mas penso que em vez de maternidade vai ser mais um aqua que vou manter com cerca de 10 peixes. Tenho 2 tetras coração de sangue nela faz 3 dias para ajudar o ciclo e a verdade é que ao contrário do que eu esperava eles até estão saudáveis. A minha amónia já sobe faz 3 dias e está agora entre 1 e 2. Começo a equacionar a utilização de Nitrivec tanto neste pequeno como no grande. Aconselham ?

E por falar em grande, fui à vidraria e aquilo está atraso, de modos que ainda não tenho o vidro para o poder montar. Entretanto fui comprar um silicone/cola próprio para aquários e está tudo pronto para quando o vidro chegar. Uma outra duvida que tenho é em relação ao tempo que tenho que esperar após colar o vidro. Assim que o silicone estiver seco, posso começar o layout ?

Outra coisa. Ainda não tenho nada relacionado com iluminação e nem sei o que preciso. É os aspecto da aquariofilia de que eu menos percebo e precisava da vossa ajuda. Para um aquario 80x40x40 plantado que iluminaçao (quantidade e qualidade) recomendam ?

Abraço a todos e obrigado pelo feedback =)

Publicado:

Olá "vizinho" se precisares de ajuda para colar o aqua apita ;)

Eu cá esperaria uns 4 dias para isso secar em condições.Só podes começar no layout após o silicone estar bem seco e depois de o testares,as fugas.Senão prepararas tudo e vais a encher e ele verte e é uma chatice ;)

O pH do "grande" pode não ser igual ao pequeno.Basta teres troncos que o pH desce.Sobre a iluminação eu aconselhava uma ida á parte das "plantas" e dizias lá o que pretendias fazer a nivel de plantado e eles aconselhariam a melhor opção a nível de lâmpadas :)

Publicado:
Viva !

Muito obrigado pela bos ajuda Regal =)

O pH aqui da zona é de 7.5 e eu tenho o meu no aqua pequeno a 7.6. Quanto aos peixes que vou escolher já sei que tenho que esperar para ver que agua tenho. Vou esperar pelo fim do ciclo para decidir.

Quanto à maternidade, o pH com certeza será o mesmo que o do aqua maior portanto decidi montá-la já mas penso que em vez de maternidade vai ser mais um aqua que vou manter com cerca de 10 peixes. Tenho 2 tetras coração de sangue nela faz 3 dias para ajudar o ciclo e a verdade é que ao contrário do que eu esperava eles até estão saudáveis. A minha amónia já sobe faz 3 dias e está agora entre 1 e 2. Começo a equacionar a utilização de Nitrivec tanto neste pequeno como no grande. Aconselham ?

E por falar em grande, fui à vidraria e aquilo está atraso, de modos que ainda não tenho o vidro para o poder montar. Entretanto fui comprar um silicone/cola próprio para aquários e está tudo pronto para quando o vidro chegar. Uma outra duvida que tenho é em relação ao tempo que tenho que esperar após colar o vidro. Assim que o silicone estiver seco, posso começar o layout ?

Outra coisa. Ainda não tenho nada relacionado com iluminação e nem sei o que preciso. É os aspecto da aquariofilia de que eu menos percebo e precisava da vossa ajuda. Para um aquario 80x40x40 plantado que iluminaçao (quantidade e qualidade) recomendam ?

Abraço a todos e obrigado pelo feedback =)

Não faças nada e deixa o aquário ciclar.... os peixes ajudam mas não era necessário, bastava para isso, teres adicionado comida e bactérias de arranque.... enquanto não tiveres NO3 não vale a pena fazeres nada!

Layout só se for no papel para ires adquirindo as "coisas", mas se eu fosse a ti, tentava, primariamente, perceber toda a química da água, luz, plantas e por aí fora, antes de fazer algo mais "pomposo".

Na iluminação podes regular-te pela seguinte regra 1 watt por litro (dá para tudo), mas neste campo não posso ajudar-te concretamente, talvez um dia.... (já tive plantados, mas não consegui dominar as algas e desisti).

As plantas, a meu ver, são essenciais no equilíbrio de um aquário, mas para isso é preciso luz... as plantas consomem tudo o que é porcaria para os peixes, nomeadamente, Amónia (1º), NO2 (2º) e NO3 (3º), mas para que elas façam estes consumos é preciso luz....

Para esse aquário 80x40x40 (128 litros brutos), 120 watts chega, não esquecendo as cores das lâmpadas, mas para isso tens que pesquisar mais um pouco noutra área!

Mais dúvidas?

Publicado:

Obrigado regal. Vou ter que ir perguntar sobre a iluminação.

O meu aquário está finalmente montado !

Logo posto umas fotos para me dizerem o que acham e se está tudo feito da melhor maneira =)

Muito obrigado pelo apoio mostrado. Sem ele não estava no ponto em que estou :animal_fish:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!