Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola pessoal,

venho pedir a vossa ajuda e opiniões,

tenho 3 discus doentes, apresentam alguns sintomas que me deixam preocupado eles estão escuros, tem um muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas, as guelras brancas, olhos opacos, as barbatanas juntas ao corpo, deixo uma fotos para poderem ver melhor,

mg7542wh3.jpg

mg7543kt4.jpg

os 3 discus apresentavam estes sintomas, mas 2 deles já estão melhores, ate a 2 dias a traz não vi nenhum deles comer, mas hoje os 2 que já acho melhor já comeram,

a única alteração que notei foi há 5 dias um quebra de temperatura devido a um dos termostatos ter pifado, a temperatura baixou ate aos 22º, agora encontra-se nos 27º.

ontem comecei um tratamento com flagyl, esse da foto não tem apresentado melhoras nenhumas,

se alguém poder dar alguma ajuda agradecia.

cumprimentos

Editado por phrade

Vitorino Valverde - phrade

Publicado:

Olha já fizeste a medição dos parametros da agua para ver se há algum problema?!? Poe os parametros aqui para que o pessoal mais experiente tenha mais informações para fazer um diagnostico corrento e te ajudar. Boa sorte ...

Desculpa não pe poder aconselhar mas tenho medo de dizer algum disparate quando há verdadeiros experts aqui no forum...

Publicado:
Ola pessoal,

venho pedir a vossa ajuda e opiniões,

tenho 3 discus doentes, apresentam alguns sintomas que me deixam preocupado eles estão escuros, tem um muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas, as guelras brancas, olhos opacos, as barbatanas juntas ao corpo, deixo uma fotos para poderem ver melhor,

mg7542wh3.jpg

mg7543kt4.jpg

os 3 discus apresentavam estes sintomas, mas 2 deles já estão melhores, ate a 2 dias a traz não vi nenhum deles comer, mas hoje os 2 que já acho melhor já comeram,

a única alteração que notei foi há 5 dias um quebra de temperatura devido a um dos termostatos ter pifado, a temperatura baixou ate aos 22º, agora encontra-se nos 27º.

ontem comecei um tratamento com flagyl, esse da foto não tem apresentado melhoras nenhumas,

se alguém poder dar alguma ajuda agradecia.

cumprimentos

Boas

Tive um problema semelhante à umas semanas devido a uma TPA rápida e a uma queda de pH. Comecei com esha2000 e TPA's diárias de 15% isto durante a 1ª semana, mas só consegui melhoras significativas com sera omnipur com boa oxigenação e TPA's diárias de 15% com reposição de medicamento em relação à água retirada. Pambém adicionei sempre flagyl na comida. Para os discus mais afectados acabei por fazer um banho com permanganato de potássio durante 2h na concentração de 2 mg/L, mas tens que ter muito cuidado com quantidades e vigiar os discus durante o tratamento. Se depois da adição do PP a água mudar de violeta para castanho é porque o PP foi oxidado pela materia organica e fica inativo logo tens de aplicar nova dose, mas sempre com p+recaução. Espero ter ajudado. Alguam duvida contacta.

Rui Martins

Publicado:
Boas

Que mania que o pessoal tem de espetar logo com o flagyl nos discus.... :) Permanganato de potássio ou sera backtopur servem para o efeito.FLAGYL é para parasitas intestinais..... :thumbup3:

comecei a fazer o tratamento com flagyl porque não os vi comer e como não fazia nenhuma desparasitação há algum tempo fiz agora, alem disso agora não tenho mais nenhum medicamento.

tive a fazer os teste agora,

Temperatura 26º

PH 6.8

NH4 0.2mg/l

NO3 10mg/l

NO2 (não deu para fazer, fiquei sem liquido)

Publicado:

Boas

Aumentar a temperatura para 28/29ºC, aumentar a oxigenação, fazer varias tpas para diminuir a amónia e banhos de PP parece-me o ideal.Talvez adicionar também um pouco de sal, 1 colher de chá para 50 litros.

Cumprimentos

Publicado:
Boas

Aumentar a temperatura para 28/29ºC, aumentar a oxigenação, fazer varias tpas para diminuir a amónia e banhos de PP parece-me o ideal.Talvez adicionar também um pouco de sal, 1 colher de chá para 50 litros.

Em relação ao sal só chamo a atenção que se tiveres plecos é melhor não tentares já que os plecos podem morrer.

Publicado:
Em relação ao sal só chamo a atenção que se tiveres plecos é melhor não tentares já que os plecos podem morrer.

Boas

Os plecos? Os meus sempre aguentaram com sal.Não está a confundir com corydoras?

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Boas,

Sal não vou colocar pois tenho corydoras dentro do aquário.

já aumentei a temperatura e logo vou dar um banho de PP, já agora qual a dosagem que aconselham ? 2mg/l ?

o PP que tenho é em pó, utilizo no meu trabalho para oxidar o Manganes existente na agua.

cumps

Editado por phrade

Publicado:
Boas

Os plecos? Os meus sempre aguentaram com sal.Não está a confundir com corydoras?

Não, alías o problema é o mesmo: o sal aumenta a pressão osmótica dentro das células fazendo com que a água saía. Alguns peixes conseguem controlar bem a pressão osmótica mas os plecos (todos os peixes-gato) e as corrydoras não, pelo que o uso de sal em aquarios que tenham peixes destes é perigoso.

Obviamente tudo depende da quantidade se sal que tiveram que suportar mas acredita que não lhes fizeste bem nenhum.

Leia-se que também eu já coloquei sal no meu aqua e não tive problemas porque graças a deus foi numa proporção tão mínima que nada aconteceu, provavelmente o mesmo se passou contigo.

Abraço,

Publicado:

Olá pessoal,

o discu da foto não aguentou e morreu, os outros 2 estão bem melhores apesar de ainda terem algumas manchas no corpo, mas estão a comer muito bem.

agora é ver se recuperam.

obrigado pela ajuda

cumprimentos