percas Publicado Janeiro 21, 2009 Share Publicado Janeiro 21, 2009 Estas lâmpadas podem ser das que há nos supermercados? onde há isto à venda? PLL 55W Queria adaptar a minha calha para 4 T8 de 40 w mas para plantados as melhores são PLL certo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 (editado) pah eu nao percebo nada de lampadas, ma spenso que t8 é um tipo e pl e outro...logo levam calhas diferentes.. Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 a pll é uma t8 dobrada... fala com o sergiocaneca ele arranja a bons preços... cumps Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Estas lâmpadas podem ser das que há nos supermercados? onde há isto à venda? PLL 55W Queria adaptar a minha calha para 4 T8 de 40 w mas para plantados as melhores são PLL certo? Como já aqui foi dito, as PLL e as T8 são lâmpadas distintas, quanto às diferenças físicas entre elas vou deixar para que pesquises melhor aqui no fórum ou na net em geral, agora as PLL ñ são melhores nem piores para plantados, aliás até há quem diga que ñ são a melhor opção para estes aquários uma vez que ñ é tão fácil variar os espectros (temperatura de cor), que é outro aspecto muito importante na escolha das lampadas. Com uma PLL consegues mais Watts que uma T8, por exemplo: uma T8 de 18w tem á volta de 60 cm, ao passo que uma PLL com +/- as mesmas dimenções tem 55W. Cumpts Citar CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 (editado) a pll é uma t8 dobrada... fala com o sergiocaneca ele arranja a bons preços... cumps Correcção - pll é uma t5 dobrada. Mas faz isso, fala com o sergiocaneca. Ele fez-me uma calha com uma pll 55watts a um preço muito bom. Editado Janeiro 21, 2009 por Ricardo Ruffo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Como o ricardo já referiu a PLL são T5 compactas... ou dobradas como queiram chamar Eu só recomendo PLL para aquarios com comprimento insuficiente para T5... De qq forma já foi referido que as PLL têm menos tempº diferentes... mas continuam a ser boas... Mas se tiverem que escolher aconselho T5 Cumps Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergiocaneca Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Basicamente as PLL sao T5 dobradas ao meio, indicadas para aquarios mais pequenos e que necessitamos de mais Watts para atingir um determinado objectivo...nomeadamente um plantado, em termos de qualidade de luz e usando as mesmas temperaturas de cor (que nas T5) nao diferem assim tanto das T5. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 pelo que li as pll são mesmo t8 Estas lâmpadas são basicamente uma lâmpada T8 dobrada ao meio. De resto mantém todas as características luminotécnicas das T8. A grande vantagem destas lâmpadas é realmente o seu formato compacto. Só para dar um exemplo, uma lâmpada T8 de 58w tem 150cm, enquanto que uma compacta 2g11 de 55w tem 53cm. Portanto ideais para concentrarem muita luz em espaços pequenos. Funcionam também muito bem como complemento de lâmpadas HQI. Existem nas potências de 18w, 24w, 36w, 40w, 55w e 80w. A partir de 55w o uso de balastro electrónico é obrigatório. Também existem as compactas 2g23 com potências de 5w, 7w, 9w e 11w. Estas só funcionam com balastros convencionais. Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 mas nem toda a informação que passa na internt é verdade... por isso não sei. Eu tenho e estou satisfeito mais não posso dizer... Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Pedro... basta pegares numa T8 e uma PLL e veres a espessura de ambas... depois pegas numa T5 e na pll e ves que são identicas excepto a sua forma.. abraço Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 sim eu sei, e eu até antes de ler isto pensava que era mesmo uma t5 (pela espessura claro), mas depois li que era uma t8... e agora aqui todos dizem que é uma t5. Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Eu não andei a ler especificações das lampadas mas tudo indica que sejam tecnologia das T5.. Vou dar um ex: As T8 tê, uma potençia muito fraca comparado com as suas dimensões... enquanto que as T5 e as pll já se aproximam mais a nivel de potençia e comprimento.. As pll são 2x tubos paralelos e interligados.. se medires a lampada e multiplicares por 2 ... vais ver que dão valores semelhantes! cumps Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 Sim exacto essa era a minha lógica, antes de ler isto AQUI já andei a pesquisar na net e cheguei a conclusão que as pll\compactas são sem duvida t5, pois em alguns sits de vendas tem mesmo a especificação t5-pll ...24wts.. 36... 55wts... por ai... Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 bem mas não é para discutir se as pll sao t5 ou t8 que o topico foi aberto, quanto a tua pergunta percas Queria adaptar a minha calha para 4 T8 de 40 w mas para plantados as melhores são PLL certo? Sabendo que uma t8 tem mais que um 1metro o teu aqua deve ter ai 1.20m certo? ai já consegues meter t5 de 39wts ou mesmo 54wts se ele tiver pelos menos 1.20, que já ficavas com uma boa iluminação certamente... cumps Citar CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 23, 2009 Share Publicado: Janeiro 23, 2009 Olá. Lamento, mas tenho de concordar com a afirmação "Lâmpadas PLL/Dulux L são T8 dobradas". Porquê? Considero mais importante, o modo e a maneira como as lâmpadas funcionam, do que propriamente as suas dimensões e potências. Não conheço lâmpadas T5 que devam funcionar com balastros convencionais... já nas PLL/Dulux L, a maior parte pode funcionar com balastros convencionais perfeitamente. Desta forma, em termos de funcionamento e arranque, uma lâmpada PLL assemelha-se mais a uma T8, do que propriamente a uma T5, seja esta HO ou HE. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 23, 2009 Share Publicado: Janeiro 23, 2009 Boas Luis Mas as PLL não precisam de balastro electrónico? A calha que eu tenho com uma pll 55watts é de balastro electrónico. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 23, 2009 Share Publicado: Janeiro 23, 2009 Olá Ricardo. Boas Luis Mas as PLL não precisam de balastro electrónico? A calha que eu tenho com uma pll 55watts é de balastro electrónico. Não... As lâmpadas PLL/Dulux L podem ser acesas com balastros convencionais e arrancador até à potência de 55W, se não me falha a memória. Olha aqui: (Foto do site MyOsram.com) As lâmpadas PLL e as T8 (nem todas as potências, atenção) podem funcionar com balastros convencionais+arrancador e também com balastros electrónicos. Não é obrigatório/imperativo o uso dos electrónicos. Já nas lâmpadas T5 HO e HE, o uso de balastros electrónicos é obrigatório. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pelagus Publicado: Janeiro 26, 2009 Share Publicado: Janeiro 26, 2009 percas não há pll nos supermercados pelo menos na nossa zona podes ir no entanto á antiga animalaxia que é agora uma loja de canalizações, electricidade e etcs.. eu já lá tive a informar-me disso pk quero por pll nos aquarios pequenos... em relação ás duvidas que por aí andam, axo que já foram esclarecidas a diferença é que nas pll podes ter mais wats do que com T8.. para plantados como podes ver no meu eu tenho 4 T8 e tá mais ou menos/bom agora na minha opinião para o teu aquario e com a tampa que tens devias por pll no sentido de ser mais facil a sua aplicação na tua tampa do aquario.. agora uma pergunta off topic, então e a melhor pa plantados? será que passa pela HQI? qual delas consome menos electricidade mas que tenha bom desempenho? cumps! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts