HBMCunha Publicado Janeiro 21, 2009 Publicado Janeiro 21, 2009 Boas! Tenho uma pequena dúvida, tenho montado um aqua de 60L e tenho lá montado um filtro que começa a dar sinais de fraqueza, tenho este a fazer a filtragem e uma bomba de oxigenação para manter a água com quantidades de oxigénio boas! Que filtro deverei montar neste aqua(visto ter a bomba de oxigenção o filtro funcionará apenas no modo de filtragem), um com filtragem mecânica e quimica via carbono activo ou apenas com filtragem mecânica? Existe diferença nas mudas de água tendo um filtro ou o outro? Até à data tenho trocado 5L todas as semanas e os peixes já com cerca de 2 anitos tão impec's (15 neons, 1 tubarão martelo e 1 pleocostumos) Abraço e desde já obrigado Citar "I may be getting older, but I refuse to grow up!"
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 21, 2009 Publicado: Janeiro 21, 2009 Boas.Define sinais de fraqueza.Perder caudal?Pode ser de falta de limpeza,de mangueiras sujas é só algumas das que me vem á cabeça.Mas a bomba de ar é perfeitamente desnecessária.Basta circulação de água á superficie e isso faz as trocas gasosas,podes bem remover a bomba de ar que fica mais bonito e ainda poupas luz Sobre as TPA's eu aconselhava 10L semana.1 tubarão e 1 pleco ai não se devem sentir lá muito bem,é que 60L nem dá para um deles.Não pensas em lhes arranjar uma casa maior?Era boa opção Uma boa opção de filtragem é biológica e mecânica,opto sempre por ambos. Citar O meu feedback
HBMCunha Publicado: Janeiro 21, 2009 Autor Publicado: Janeiro 21, 2009 (editado) Boas! Muito obrigado pela resposta! O filtro é limpo de 15 em 15 dias, é mesmo o motor que já está a ficar bem cansado, o filtro já tem bastante tempo, uns 10 aninhos talvez e sempre a trabalhar, daí pensar em comprar um novo com mais caudal inclusivé! Ando para fazer um aqua de 400L e nessa altura o tuabarão irá para lá, o pleco é muito pequenino achas que também o convém mudar para o outro aqua? Em relação às TPA's vou seguir o teu conselho, sempre que mudo a água também despejo uma tampinha de Cycle, faço bem certo? Em relação è bomba de ar, tenho-a ligada durante o dia e desligo-a durante a noite ficando a oxigenação a ser feita apenas pela movimentação da água, achas então que o facto de a bomba estar em funcionamento não trás nenhum beneficio para o aqua? Abraço e mais uma vez obrigado Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar "I may be getting older, but I refuse to grow up!"
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 21, 2009 Publicado: Janeiro 21, 2009 Temos que olhar para o futuro sempre.Se vais fazer o de 400L não vale a pena gastares dinheiro num filtro para este aquário esse pode depois ficar para hospital/maternidade ou então para camarões ou então para algo que queiras Eu mudava também o pleco,vais gostar de o ver crescer,o meu já tem alguns 30cm e adoro-o :D Sobre a bomba de ar fazes precisamente o contrário que muitos pensam.Se durante o dia as plantas consomem o CO2 e á noite o O2 tu durante o dia tiras o CO2 com a bomba e á noite desligas,não ajudas em nada as plantas como tal eu até desligava isso,se tens circulação de água á superfície poupas uns trocos e fica mais bonito Citar O meu feedback
javac Publicado: Janeiro 21, 2009 Publicado: Janeiro 21, 2009 Boas só para dar a minha opinião, depende do que queres gastar no novo filtro mas aconselho-te um filtro externo, pelo que vi aqui no forum dizem maravilhas deles, apesar de eu ter um interno, mas estou a pensar comprar um externo. Citar Aquário em manutenção
HBMCunha Publicado: Janeiro 21, 2009 Autor Publicado: Janeiro 21, 2009 Eu vou manter os dois aquas, até porque o outro vai ser de ciclideos e será para outra divisão da casa, para esse já tenho um filtro externo excelente é um Jebao muitissimo semelhante ao Eheim 2224. Eu neste aqua não tenho substracto só coloquei uma plantita muito simples que comprei no Ikea baratissima, mas aquilo tem crescido que é coisa parva, e está com umas raizes de aproximadamente 10-15cm, sendo assim vou então retirar a bomba de ar e optar por um filtro com filtragem mecânica e quimica. Outra coisa que lâmpada devo colocar no aqua tendo em conta os peixes que lá ficarão (os tais 15 neons) e a plantita, a calha é de 51cm, mas a lâmpada em si tem menos uns cm's... Citar "I may be getting older, but I refuse to grow up!"
alcaide Publicado: Janeiro 21, 2009 Publicado: Janeiro 21, 2009 Boas só para dar a minha opinião, depende do que queres gastar no novo filtro mas aconselho-te um filtro externo, pelo que vi aqui no forum dizem maravilhas deles, apesar de eu ter um interno, mas estou a pensar comprar um externo. ou uma SUMP fica mais em conta Citar ALCAIDE
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 21, 2009 Publicado: Janeiro 21, 2009 Para o de 400 sim,para o de 60L não me parece. Citar O meu feedback
Recommended Posts