Splitt3r Publicado Janeiro 20, 2009 Publicado Janeiro 20, 2009 boas pessoal! Adquiri recentemente um aquario em segunda mão de 54 litros.. ja tive a ler os topicos do forum pra iniciantes e estou inclusive a seguir um outro topico com o intuito de retirar duvidas (FDinis).. este aquario como era em segunda mao vinha apenas com termóstato sem regulaçao de temperatura (marca n sei diz apenas 230v- 100w) e com bomba de ar(tetratec AP100)... ja o tenho em funcionamento ha 4 dias.. n tem fugas e a temperatura da agua ronda os 24/25ºc.. ora a minha duvida (de muitas mais lol ) sera esta uma temperatura adequada? tenciono inserir peixes recomendados para iniciantes (neons camaroes etc) Vinha tambem com um conjunto de iluminaçao aquapor - modelo starpor ( http://www.aquapor.pt/pt/starpor.htm ), infelizmente a lampada vem fundida.. na compra de uma nova quantos watts recomendao? tendo em conta q pretendia inserir umas plantinhas. quanto ao filtro ando indeciso.. n sei se ponha um externo ou interno... em relaçao ao filtro tenho uma outra duvida.. ja vi em alguns aquarios filtros q sugam a agua por debaixo do areiao.. por sistemas de um suporte plastico q se enconta debaixo do areiao, e q segundo percebi será a "casa" as bacterias, ora visto isto sera mais eficaz este metodo ou apenas um simples filtro de agua? agredecia respostas sff =) cumpz Citar
FDinis Publicado: Janeiro 20, 2009 Publicado: Janeiro 20, 2009 ja somos dois! xD tu já tens eu ainda estou mais atrasado do que tu e baralhado xD!! isto aqui é tudo boa gente com certeza que também te vão ajudar .!! Apreendemos todos! Citar Acompanhem o meu novo Projecto "DiscusLandia"
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 20, 2009 Publicado: Janeiro 20, 2009 Boas bem vindo ao vicio Eu optaria por um externo é sempre melhor a todos os niveis.Filtragem,manutenção etc.Se o termostato não dá para regular é sinal que está no máximo e essa temperatura não irá subir,pode é trazer-te problemas no verão que pode não desligar.Teres o aquário sem filtro é complicado para iniciar o ciclo mas podes na mesma ir adicionando flocos,que vai na mesma iniciar mas mais lento,as bactérias irão agarrar-se ao areão mas é melhor ires pensando no filtro.O filtro que falas de fundo já não se usa,tem mais desvantagens que vantagens.Alguma coisa pergunta que todos ajudamos. Citar O meu feedback
Splitt3r Publicado: Janeiro 21, 2009 Autor Publicado: Janeiro 21, 2009 tem q se começar por algum lado Fdinis lol por 30e compro algum externo decente? um individuo duma lojo disse me q esse filtro adequa-se mais a ciclideos :S Citar
Splitt3r Publicado: Janeiro 22, 2009 Autor Publicado: Janeiro 22, 2009 va la pessoal todos veem e ninguém comenta lol cumpz Citar
bmlg81 Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 Em relação ao filtro vai controlando os classificados que o pessoal faz bons negócios por aqui! Quanto aos filtros de fundo acho que o pessoal usa mais para alevins, para não serem sugados, sendo que os filtros externos são os preferidos da maioria pelos motivos já apresentados! Boa sorte! Abraço Citar Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys. mail/msn: bmlg81@hotmail.com
Nuno Costa Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 bom dia Em relação à iluminação, tem de ter os mesmos W (Watts). Pode é ter uma temperatura de cor (Kelvins) diferente. Ou seja, as lampadas são tamanhos universais (codigo ISO), logo nunca vais conseguir inserir uma lampada diferente da que está aí. Em relação ao filtro, aconselho externo. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 boas pessoal! Adquiri recentemente um aquario em segunda mão de 54 litros.. ja tive a ler os topicos do forum pra iniciantes e estou inclusive a seguir um outro topico com o intuito de retirar duvidas (FDinis).. Olá, bem vindo este aquario como era em segunda mao vinha apenas com termóstato sem regulaçao de temperatura (marca n sei diz apenas 230v- 100w) e com bomba de ar(tetratec AP100)... Cuidado com esse aquecedor na altura do verão. ja o tenho em funcionamento ha 4 dias.. n tem fugas e a temperatura da agua ronda os 24/25ºc.. ora a minha duvida (de muitas mais lol ) sera esta uma temperatura adequada? tenciono inserir peixes recomendados para iniciantes (neons camaroes etc) Depende do que lá vais colocar mas para já está boa. Cuidado com a introdução de peixes + camarões pq uns podem comer os outros. Vinha tambem com um conjunto de iluminaçao aquapor - modelo starpor ( http://www.aquapor.pt/pt/starpor.htm ), infelizmente a lampada vem fundida.. na compra de uma nova quantos watts recomendao? tendo em conta q pretendia inserir umas plantinhas. Os Watts são os mesmo dessa lâmpada, não podes colocar com mais nem com menos pq o tamanho da lâmpada difere. Com essa iluminação vais ter dificuldades em manter algumas plantas, por isso opta pelas que precisem de menos luz. quanto ao filtro ando indeciso.. n sei se ponha um externo ou interno... em relaçao ao filtro tenho uma outra duvida.. ja vi em alguns aquarios filtros q sugam a agua por debaixo do areiao.. por sistemas de um suporte plastico q se enconta debaixo do areiao, e q segundo percebi será a "casa" as bacterias, ora visto isto sera mais eficaz este metodo ou apenas um simples filtro de agua? Filtro de fundo, já está em desuso faz algum tempo, principalmente pq acumula porcaria debaixo da placa entre outras coisas, Filtro interno, rouba espaço precioso dentro de água, estéticamente fica pior, para limpar não é muito prático pois quando se retira larga sempre alguma porcaria para a água e por fim e mais importante, poucas matérias filtrantes pode levar. Filtro externo é sempre das melhores soluções, por ser o contrário do interno. tem q se começar por algum lado Fdinis lol por 30e compro algum externo decente? Compras um filtro de cascata (ficam pendurados no vidro). um individuo duma lojo disse me q esse filtro adequa-se mais a ciclideos :S Disse mas disse mal, filtro externo adequa-se a qualquer aquário, por toda e qualquer razão. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Splitt3r Publicado: Janeiro 22, 2009 Autor Publicado: Janeiro 22, 2009 desde ja obg pela preciosa ajuda pessoal!! encontrei um loja em ouressa (sintra - Mem-martins).. gastei la 80e.. comprei um filtro interno.. os externos de momento ficam muito pra la do alcance do meu orçamento :/.. comprei um eheim2008.. 40€.. ja fiquei com azia pq vi um eheim2010 por 33€... tou a pensar em ir trocar..comprei um teste por 25€ da esha( http://www.eshalabs.com/testing.htm ) .. da para 125 testes... do N02 NO3 KH pH GH/TH.. comprei ainda uma lampada de 15w da Wave 15€.. so falta areiao e rochas e uns troncos ver se arranjo no forum.. Citar
Splitt3r Publicado: Janeiro 23, 2009 Autor Publicado: Janeiro 23, 2009 bem resolvi ir trocar o filtro.. deram me na loja um vale com o valor do filtro q devolvi.. e comprei um eheim 2010 por 33€.. vou estoirar o vale em peixes.. lol tambem ja comprei o areão e alguns elementos decorativos so falta mesmo as plantas e um movel de suporte.. ja agr alguem sabe de sitios com moveis baratos? ikea, moviflor? Citar
Splitt3r Publicado: Fevereiro 23, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2009 bem tive problemas tecnicos com o pc lol entretanto ja tenho o aqua a bombar... movel orientei no Ikea... troquei inclusive pra um termostato da jagger de 75wts... tenho 4 neons.. um botia palhaço e tinha um limpa vidros q entretanto morreu hoje... talvez devido a falta de alimento n sei , nunca o vi comer. tenho tambem uma especie de enguia q n sei o nome de prai 5cm... ja agora duas duvidas... a morte do limpa vidros sera devido a? eu alimento os peixes com flocos e comprimidos.. tenho a agua acastanhada.. ja me disseram na loja q e normal uma vez q tenho madeiras(previamente fervidas) no seu interior... e que com o tempo desaparece. será? edit: foto Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 Uma pessoa fica desanimada quando tenta ajudar e nem querem saber do que falamos.Fizeste o ciclo do azoto?Se calhar não.Pesquisaste sobre os peixes antes de os comprar?Sobre o seu pH etc?Depois estranham os peixes morrerem. Mede a amónia e nitritos e vais ver que estão altos. Citar O meu feedback
Splitt3r Publicado: Fevereiro 24, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2009 ja fiz o ciclo.. comprei uns comprimidos da tetra bactozym... montei tudo dia 16 de fev... dia 19 introduzi os peixes... ph entre 6.8 e 7,2 kh 6ºd gh >14ºd NO2 1 N03 25 Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 24, 2009 Publicado: Fevereiro 24, 2009 Se em 3 dias fez o ciclo tu é que sabes.Mediste os valores nessa altura não foi?Amónia subiu,fez um pico e foi a zero,nitritos igual e depois subiu os nitratos foi isso?Em 3 dias? Citar O meu feedback
Splitt3r Publicado: Fevereiro 24, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2009 teoricamente sem nada devia ser uma semana certo? na caixa dos comprimidos dizia 24h eu dei uma margem maior... no dia 19 introduzi os peixes. constatei o PH durante este tempo todo manteve-se praticamente inalteravel... nao constactei o pico como dizes. mas constatei a ausencia de nitratos o amonia e a presença dos mesmos.. Citar
npinto Publicado: Fevereiro 24, 2009 Publicado: Fevereiro 24, 2009 Começo a ficar farto de ter de escrever sempre as mesmas coisas. às vezes ainda dou o beneficio da dúvida, e aceito que as pessoas nao saibam, embora pesquisando um pouco conseguias as respostas todas. Mas o mais grave aqui é que fazes as perguntas, tens as pessoas a responder detalhadamente o que tens de fazer. Pessoas com largos anos de hobby e com provas dadas, e depois fazes o que te dá na cabeça. Claro que a pessoa que está na loja te vai vender um comprimido mágico que vai por a agua prontinha num dia. Se isso fosse assim, achas que os viciados todos que aqui andam ficavam a olhar para um aquario vazio durante cerca de 3 semanas (ou mais)???? Achas que fazemos isso apenas pq gostamos de ter um aquario todo montado a gastar energia e sem peixes??? Se queres realmente colocar os peixes quando bem te dá na gana, tás à vontade, mas ao menos nao faças perder tempo às pessoas que tentam ajudar. Esse tempo decerto será bem mais valioso a ajudar alguem que realmente se importe e queira aprender. Acredito que a ansia de ver os peixinhos a nadar no aquario seja muita, mas como te explicaram essa pressa é sinonimo de desgraça eminente. Abraço e boa sorte para os peixes...que nao teem culpa nenhuma Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Splitt3r Publicado: Fevereiro 25, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2009 bem ainda bem q n tou perto de vcs senao sovavam me lol por enquanto ta tudo ok e espero q assim permaneça =) Citar
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 25, 2009 Publicado: Fevereiro 25, 2009 ja fiz o ciclo.. comprei uns comprimidos da tetra bactozym... montei tudo dia 16 de fev... dia 19 introduzi os peixes... ph entre 6.8 e 7,2 kh 6ºd gh >14ºd NO2 1 N03 25 Fizeste o ciclo e tens isto: NO2 = 1 ??? cuidado não vá acontecer alguma desgraça. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 25, 2009 Publicado: Fevereiro 25, 2009 .. tenho 4 neons.. um botia palhaço e tinha um limpa vidros q entretanto morreu hoje... talvez devido a falta de alimento n sei , nunca o vi comer. tenho tambem uma especie de enguia q n sei o nome de prai 5cm...... a morte do limpa vidros sera devido a? eu alimento os peixes com flocos e comprimidos.. ja fiz o ciclo.. comprei uns comprimidos da tetra bactozym... montei tudo dia 16 de fev... dia 19 introduzi os peixes... N03 25 Fizeste o ciclo e tens isto: NO2 = 1 ??? cuidado não vá acontecer alguma desgraça. Já aconteceu.Sorte é se parar por ai... Citar O meu feedback
Recommended Posts