Recommended Posts

Publicado

Boas.

Eu tenho dois bótia palhaço e hoje estava a olhar para o aquario,quando reparei que um deles tem o corpo todo cheio de pintas brancas muito pequenas!!

Será alguma doênça?

Haverá alguma maneira de tratar?

Gostava que alguem me expicasse o que pode ser e como resolver esta situação!!

cumps.

Publicado: (editado)

boas

a pesquisa é nossa amiga :)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...89&hl=ictio

é necessario ter mais atenção ás botias com doenças na pele devido a elas não terem escamas.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Mas eu tenho pesquizado,mas não consigo encontrar o nome do remedio para colocar na agua!

Nas casas de aquarofilia deve-se vender o remedio para o ictio,podias-me dizer o nome e quanto custa?

cumps.

Publicado:

Boas.

Obrigado pela ajuda,mas eu ja tive a ler o topico e não consigo saber o nome do remedio,vou ter de ir á loja de aquarofilia!!

cumps.

Publicado:

Boas

Já se passou o mesmo com um dos meus botias tudo me indicou que fosse ictio fiz o tratamento com o Backtopur e resultou mas se conseguires colocar uma foto a malta podia-te ajudar mais facilmente.

28592.png

Publicado:

Obrigado a todos,mas lá aranjei um tempinho e foi a uma loja de aquarofilia comprar um remedio para o ictio,agora estou a fazer o tratamento!!

cumps.

Publicado:

Boas noites,

Aproveitando este tópico, gostava de vos perguntar se se trata da mesma doença:

Tenho um aqua comunitário com 5 guppys, 4 platys, 1 Coridoria, 1 Escalar.

Todos os Guppys (e apenas estes) têm vários pequenos pontos brancos. Já tratei com remédio para o "ictium" (3 dias seguidos e falta dar mais uma dose no 6º dia). Nestes dias não consigo aumentar a temperatura além dos 26º, apesar de já me terem dito que devia aumentar para os 27º/28º.

Gostaria de vos perguntar se é doença grave (mortal) e o que mais poderei fazer?

Obrigado

Cumprimentos,

Pedro Oliveira

Publicado:

Boas.

Por o que pesquizei no forum e pela ajuda que me deram aqui no forum deve ser mesmo ictio,já que tem pontos brancos!!Eu tamem estou a fazer o tratamento de 3 dias,se a doênça é grave ou mortal não sei dizer,mas ja me morreram dois peixes,um molli e um platy!!

cumps.

Publicado:
Boas noites,

Aproveitando este tópico, gostava de vos perguntar se se trata da mesma doença:

Tenho um aqua comunitário com 5 guppys, 4 platys, 1 Coridoria, 1 Escalar.

Todos os Guppys (e apenas estes) têm vários pequenos pontos brancos. Já tratei com remédio para o "ictium" (3 dias seguidos e falta dar mais uma dose no 6º dia). Nestes dias não consigo aumentar a temperatura além dos 26º, apesar de já me terem dito que devia aumentar para os 27º/28º.

Gostaria de vos perguntar se é doença grave (mortal) e o que mais poderei fazer?

Obrigado

Cumprimentos,

Pedro Oliveira

Boas se pesquisares um pouco sobre ictio vais ter imensos relatos de como essa doença é possivelmente perigosa se não tratada a tempo, para te dar um breve resumo (e espero não escrever nenhum erro), o ictio é uma doença que começa por atingir os peixes mais vuneraveis devido a vários factores um deles e o principal é a qualidade da agua, o primeiro sintoma é o aparecimento de pequenos pontos brancos sobre o corpo do peixes bem como o possivel aprodecimento das barbatanas, estes pontos brancos são uma especie de capsulas onde está alojado o agente patogénico, se não for realizado um combate a este atravês dos vários produtos existentes no mercado para o combater este vai acabar por levar o peixe a sua morte onde depois essas capsulas se libertam deste e ficam alojadas ou no areão ou em suspensão pela agua até arranjarem novo hospedeiro onde se multiplicaram mais uma vez e por ai fora.

O aconcelhado é subir a temperatura do aquario até ao máximo de 30ºC e realizar o tratamento de acordo com a bula especificada no mediamento para especifico ictio, caso findo o tramento ainda se verifiquem indicios que o agente patogenico ainda não foi elimidado do aquario realiza-se uma TPA de 30 a 50% e realiza-se novamente o tramento desde o inicio, por norma ao segundo tratamento o agente patogenico está completamente elimindado do aquario.

Novamente refiro que caso esteja a dizer algum erro por favor corrigiam-me.

Espero ter ajudado e boa sorte para a irradicação dessa doença dos vossos aquarios.

28592.png

Publicado:

Muito obrigado por esta espectacular explicação,penso que muitas pessoas do forum ficaram bem informadas ao ler esta tua resposta,pois até eu fiquei a conheçer melhor a doênça e a saber a gravidade dela,é mesmo perigosa,espero que o remedio faça efeito!!

cumps.

Publicado:

Muito obrigado.

Vou tentar elevar a temperatura do aqua. Talvez adquirindo outro aquecedor e seguir os conselhos.

Depois dou noticias.

Pedro Oliveira

Publicado:
Muito obrigado.

Vou tentar elevar a temperatura do aqua. Talvez adquirindo outro aquecedor e seguir os conselhos.

Depois dou noticias.

Pedro Oliveira

Tudo o que foi dito anteriormente naquele comment do barmandani penso que esteja correcto!

Temperatura a 30ºC facilita muito! Impede a reproduçao acho eu(nisto nao tenho bem a certeza).

O utilizado normalmente é o sera bactopur.

E por ultimo nao esquecer de retirar o carvao do filtro! (se tiver no filtro claro)

Espero ter ajudado com este complemento

Publicado:

Não é preçiso agradeçer,temos de ser uns para os outros,força ai com o tratamento!!

cumps.

Publicado:

Boas.

Eu estou a utilizar o sera costapur,foi o que me aconselharam,agora essa do filtro é que eu não sabia,ainda bem que falaste nisso,eu até não tenho filtro com carvão,mas assim fico a saber mais sobre este tratamento!!

obrigado,cumps.

Publicado:

Parece estar a resultar...

Uma baixa...(femea Guppy)

Uma ainda com pontos brancos...

Os restantes (Guppys) que tinham pontos brancos (todos) já não apresentam sintomas.

Estou o 7ª dia. Ontém pus as gotas pela ultima vez. Estou a pensar repetir o tratamento daque a 24h se ainda houver sintomas. Será boa ideia?

Cumprimentos,

POG

Publicado:

Boas.

Sim axo boa ideia,se o tratamento está a correr bem continua,agora eu ainda não está a fazer efeito,estou no 4º dia do tratamento,ja perdi 2 platys e 2 mollis,tenho a temperatura a 29º,coloquei as gotas no 1º e no 3º dia,vamos lá ver se isto melhora!!

cumps.

Publicado:

Boas Noites,

Um só tratamento, aumento da temperatura para 0s 28º e tirar o carvão foi suficiente.

Baixas: uma femea Guppy.

Entretanto já TPA, parece tudo ok.

Obrigado pela ajuda.

Pedro Oliveira

Publicado:

Boas.

Eu tambem já terminei o tratamento,bastou só um e já fiz a tpa,pena que só descobri a doênça muito tarde,pois tive muitas baixas,2 mollis,2 platys e um bótia palhaço,mas agora pareçe que não há vestigio da doênça!!

Não é preçiso agradeçer,cumps.