S1 Publicado Agosto 29, 2004 Publicado Agosto 29, 2004 Senhores entendidos em plantados gostava de lhes colocar uma questão : serao 60 wats de luz suficientes para um aqua plantado de 240l ? Sendo que um das lampadas e uma lampada de luz dia e outra uma lampada marineglo, embora esteja a pensar em mudar a lampada de luz dia para uma floraglo. Mais uma questão: Sera suficiente a adopção de um sistema de CO2 caseiro para o aqua em questão ( que nao esta sobrepovoado de plantas, digamos que esta no meio termo) ou devo investir num sistema de CO2 um pouco mais evoluido ? Abraços
sergioveterano Publicado: Agosto 29, 2004 Publicado: Agosto 29, 2004 Olá 60W chegam para um aquário plantados mas de plantas pouco exigentes anúbias, fetos, musgo, cryptocorynes. Se tens em mente outras plantas pensa que tens que ter mais luz, dependendo a especies poderás precisar de 240W. Com essa luz podes dispensar o CO2.
Puer Publicado: Agosto 31, 2004 Publicado: Agosto 31, 2004 PArece-me poucos watts para um aquário que deve ter 50cm de altura. No entanto, o que conta ~verdadeiramente são os Lux. O problema é que as lâmpadas à venda fazem uma relação rígida entre watts e lux: isto é quanto mais watts mais lux. Será que não se pode ter mais lux com os mesmos watts. A solução passa por ter mais lâmpadas. Eu próprio queria comprar mais calhas de iluminação mas não tenho visto nas lojas. Sam ___________
Recommended Posts