Calha de iluminação para plantado 300 L

Recommended Posts

Boas !

Para 2009 tenciono adquirir um aquário maior com 120 x 50 x 50 cm ( 300 L brutos) e preciso de ajuda para escolher o melhor sistema de iluminação, atendendo que gostaria que fosse um plantado e que pudesse criar um tapete. Pensando que me devo aproximar da relação 1 W/L, gostava que me dessem algumas opiniões sobre as seguintes propostas ou outras sugestões diferentes das que aqui apresento:

1) Calha 2X70W HQI+2X54W T5 - aprox. 425 euros

2) Calha T5 HAILEA 1200 - 4 x 54 W - aprox. 185 euros

3) Calha 2X150W HQI+2X54W T5 - aprox. 450 euros

4) Calha 1 x 150 w HQI 8000 K + 2 x 36 w PC 8000 K - aprox. 450 euros

5) Calha 4 x 55 w PC - aprox. 350 euros

6) Calha 2X150W HQI + 2X30 W T8 - preço ainda não defenido ( mais barato que 1 ou 3)

Claro que a relação custo / performance também conta, mas tal deverá incluir consumo eléctrico diário bem como a periocidade e custo de substituição das lâmpadas.

Já li algumas coisas sobre isto mas na hora de escolher gostava ouvir mais opiniões.

Desde já obrigado e cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Partilhar nas redes sociais

Olha atenção às calhas com HQI convém verificares se já vêm equipadas com balastros electronicos para os HQI, pois senão tiverem o consumo será mais elevado e os balastros ferro-magnéticos fazem um zumbido irritante... para teres uma noção cada balastro hqi electronico ronda os 70 a 80€ +/-

De todas as opções que deste acho que a mais indicada para esse aquario seria 4x54w T5 a altura de 50cm não justifica HQI.

Em relação às PC (PLL) para além de existir menos opções a nivel de temperaturas são lampadas mais fracas em rendimento... aqui as T5 batem profundamente em todos os aspectos.. As PC são aconselhaveis para aquarios com boas litragens mas com comprimento reduzidos, pois como são praticamente metade do tamanho consegue-se concentrar mais potencia... sem fugir das paredes do aquario.

Se tiveres hipoteses ve as calhas Sun Sun de 4x54w o preço é semelhante mas acho que em estética é bem mais bonita que as hailea.

A loja AVIPEIXE tem as calhas sun sun a bons preços... é pena é que a cadeia de lojas avipeixe só existe em lisboa e almada , fernão ferro (margem sul)

Se realmente achares boa hipotese o que te recomendei... podes sempre pedir aqui no forum se alguém se disponibiliza para a comprar e dar uma boleia... existe sempre pessoal a ir para o norte e vice-versa :?

Cumps

Cumps

Obrigado Godlike. Realmente as calhas T5 4 x 54 w são as mais económicas sobretudo se falamos de marcas como a Sun Sun ou Hailea. Tenho algum receio acerca da fiabilidade dessas marcas e pergunto-me se por mais alguns euros não seria de optar por marcas como a Blau ou Arcadia que são as que conheço com mais prestígio. E as calhas made by ramirezi ?

Veêm algum inconveniente nas HQI ? E quais seriam as vantagens para além de darem para aquas com > 50 cm de altura ( na verdade com os 7 ou 8 cm de substrato a altura do meu deve ficar bem mais baixa ?). Eu por exemplo actualmente tenho um aqua de 100 L com 45 cm de altura e 3 x T5 de 39 w e continuo a ter algumas algas pincel (BBA) em certos pontos do akadama , talvez os menos iluminados, digo eu !?

O que eu gostava era de arranjar uma calha que me desse garantias de bons resultados ( já sei que não é só a luz que, ....), que funcionasse esteticamente e não estorvasse o acesso ao aqua.

Qual seria a combinação ideal ?

Eu tenho calhas Sun sun e nunca tive problemas até à data... mas uma coisa te digo... seja do china ou do americano... normalmente a garantia é a mesma (2anos)

Vêm equipadas com B. electronicos.. por isso são praticamente iguais.. acho que só o preço difere muitas vezes para o dobro :)

HQI é a solução mais adquada para quem tem aquario altos... pois o foco é muito forte e penetra muito melhor na coluna de água do que outros tipos de iluminação.. mas no teu caso as T5 encaixam perfeitamente.

Abraço

Cumps

Boa noite,

Para esse aquario acho que não valerá a pena investir em HQI penso que T5 é suficiente para manter qualquer tipo de plantas,eu tenho uma Blau 4*54w num aqua de 120*40*50 e só tenho a dizer bem, se bem que o preço não é o das calhas chinesas, destas pelo que tenho visto e lido aqui, a fiabilidade não é a melhor mas há pessoal que tem destas calhas sem qualquer problema, pelo que tambem deve ser um bocado questão de "sorte".

Um dos problemas das calhas chinesas segundo me parece é a qualidade das lampadas, já que normalmente tem que se trocar as lampadas já que as que trazem não são as mais adequadas para plantados nem são de qualidade.

Espero ter ajudado

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Sim as lampadas que acompanham as calhas sun sun, não são nada boas para plantados... mas tb trocar 4x lampadas fica em pouco mais de 30€

O maior problema das calhas sun sun é que se um balastro berrar, não consegues arranjar igual.. pois eles são quadrados e não se consegue adaptar dentro da calha os balastros que se conseguem arranjar... nada que não se resolva facilmente como instalar o balastro fora da calha.

Mas como te disse a calha deve rondar os 160€.. enquanto que uma igual da blau... não faço ideia mas deve ser quase o dobro do preço.

cumps

Cumps

Boas

Acho que para 300 L efectivos ficavas bem servido com 4x39 T5... e poupavas na conta da luz.

É só a minha opinião, outras virão.

Cumps

Desculpa lá discordar mas as T5's de 39w tem se não estou em erro 84,9cm o que para um aquario de 120cm ficam 35cm sem iluminação, ou mais escuro, e tambem há a questão de ficar com 156w para 300lts o que não é propriamente muito.Não quero dizer com isto que não dará para manter o aquario, mas não é o mais indicado para este caso em particular.

Cumps

Ok, em 300 L brutos metes 250 litros efectivos. Se prestares alguma atenção a aquários que andam aqui pelo fórum vais ver que na mesma litragem se fazem bons plantados com espécies de plantas bem exigentes.

Eu tenho um aqua de 330 L brutos, 280 reais e vai ser esta a iluminação que lá vou meter. Se num nano, para teres uma plantação de aspecto frondoso, precisas no mínimo de 1,5 watt/l, para aquas maiores a regra já não vale, e é disto que eu me tenho vindo a aperceber.

Tb concordo que luz em excesso é coisa que não existe, tudo depende daquilo que queremos fazer com o nosso aqua. A opinião poderá gerar alguma discordância mas volto a repetir, é o que eu tenho vindo a compreender.

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC

Sim as lampadas que acompanham as calhas sun sun, não são nada boas para plantados... mas tb trocar 4x lampadas fica em pouco mais de 30€

O maior problema das calhas sun sun é que se um balastro berrar, não consegues arranjar igual.. pois eles são quadrados e não se consegue adaptar dentro da calha os balastros que se conseguem arranjar... nada que não se resolva facilmente como instalar o balastro fora da calha.

Mas como te disse a calha deve rondar os 160€.. enquanto que uma igual da blau... não faço ideia mas deve ser quase o dobro do preço.

cumps

Godlike,

Penso que 4 lampadas de 54w de qualidade dificilmente se arranja por menos de 50/55 euros, mas se arranjas por esse preço quando eu precisar de trocar as minhas vou-te chatear :mrgreen: ,

em relação ao preço, sim realmente as Blau com as lampadas ficam mais ou menos no dobro, mas as lampadas que eu coloquei custaram perto de 60€, são lampadas da Blau, não sei quem as faz, mas parecem-me bastante boas.Em termos de estética e qualidade parece-me que umas e outras não tem nada a ver.

Cumps

fala com o membro sergiocaneca, ele té 5 estrelas e faz os melhores preços do mercado. Eu por exemplo tou a iniciar um novo projecto para um plantado e nem no ebay arranjei preço tao competitivo como o orçamento que o sergio meu deu, e alem do mais podes sempre pedir para fazer uma calha em funçao das tuas necessidades, por exemplo eu pedi-lhe para numa calha 4x39w fazer duas ligaçoeste para poder ligar em duas tomadas diferentes, enquanto no mercado normal as soluçoes que existem normalmente so tem uma ficha mas com 2 interruptores. è uma questao de falares com ele....

Ok, em 300 L brutos metes 250 litros efectivos. Se prestares alguma atenção a aquários que andam aqui pelo fórum vais ver que na mesma litragem se fazem bons plantados com espécies de plantas bem exigentes.

Eu tenho um aqua de 330 L brutos, 280 reais e vai ser esta a iluminação que lá vou meter. Se num nano, para teres uma plantação de aspecto frondoso, precisas no mínimo de 1,5 watt/l, para aquas maiores a regra já não vale, e é disto que eu me tenho vindo a aperceber.

Tb concordo que luz em excesso é coisa que não existe, tudo depende daquilo que queremos fazer com o nosso aqua. A opinião poderá gerar alguma discordância mas volto a repetir, é o que eu tenho vondo a compreender.

Eu disse que não seria o mais indicado não disse que não dava, eu tambem concordo quando dizes que a regra dos W/L não é linear conforme os aquarios vão aumentando de tamanho, mas se reparares não se esta a aconselhar soluções de 1W/L já que 4*54w são 216w alem de que quando se fala em relação W/L fala-se em relação a litragem bruta e não a real, para mim a solução de 4*54w é a mais indicada por razões que são:

1º- Comprimento das lampadas que apanha praticamente o comprimento todo do aquario não havendo zonas "mortas" de luz.

2ª- Melhor relação W/L já que com as de 39w fica com 0,52w/L e com as de 54W fica com 0,72w/L que já me parece ser uma relação boa para as

dimensões do aquario

Cumps

TAZ... epá não perdoas.... eu confundi o tamanho... respondo a tantos posts.. que por vezes confudo... não vou estar a ler o topico todo para relembrar... entendes :mrgreen:

O que eu queria dizer era 4x54w... pois as calhas de 120cm trazem todas lampadas de 54w..

Se reparares no meu 1 post... ai falei em 4x54w ... e não como fiz no ultimo de 4x39w

Garanto-te a ti que arranjas as lampadas por 10€ ou menos não sei ao certo... o contacto já foi referido, foi o sergio Caneca que me arranjou as lampadas

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Como estão tb a discutir o RATIO dos W/L, garanto que com 4x54w consegues manter qualquer planta... desde a cuba a lotus... só devem ter atenção tb aos espectros das lampadas.. uma boa mistura dá melhores resultados do que meter mais W..

Se o aquario tivesse + de 60cm de altura, ai já acho que a HQI seja mais completa... as T5 funcionavam na mesma... mas já teriam alguma certa dificuldade de responder às necessidades das plantas!

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

TAZ... epá não perdoas.... eu confundi o tamanho... respondo a tantos posts.. que por vezes confudo... não vou estar a ler o topico todo para relembrar... entendes ;)

O que eu queria dizer era 4x54w... pois as calhas de 120cm trazem todas lampadas de 54w..

Se reparares no meu 1 post... ai falei em 4x54w ... e não como fiz no ultimo de 4x39w

Garanto-te a ti que arranjas as lampadas por 10€ ou menos não sei ao certo... o contacto já foi referido, foi o sergio Caneca que me arranjou as lampadas

Cumps

Godlike não foste tu que falou nas de 39w mas sim o Ricardo Monteiro e a minha resposta era para ele.Tu aconselhaste a solução de 4*54w. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Quando precisar de lampadas já sei para onde me virar, mas por acaso já tinha dito ao Sergio aqui a uns dias atras que quando precisar de alguma coisa o vou chatear.

Como estão tb a discutir o RATIO dos W/L, garanto que com 4x54w consegues manter qualquer planta... desde a cuba a lotus... só devem ter atenção tb aos espectros das lampadas.. uma boa mistura dá melhores resultados do que meter mais W..

Cumps

Concordo a 100%, para não dizer 200 :thumbup3:

Cumps

Muito obrigado a todos pelas respostas e sugestões que trouxeram a este tópico.

Pelo que li, os aquas da ADA usam principalmente HQI com 8. 000 K mesmo que a altura seja menor que os 60 cm. Porque será ?

A solução 4 x 54 w com T5 deve ser mais que suficiente. Arranja-se da Blau por 260 euros e da Hailea por 185.

Acho que a primeira não deve vir com as lampadas .

Que combinações (k) de lampadas recomendariam: 1 x 10.000 k + 1 x 8.500 K + 1 x 6.500 k + 1 x 4.200 k ? Não sei se disse algum disparate ?

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Pelo que li, os aquas da ADA usam principalmente HQI com 8. 000 K mesmo que a altura seja menor que os 60 cm. Porque será ?

A solução 4 x 54 w com T5 deve ser mais que suficiente. Arranja-se da Blau por 260 euros e da Hailea por 185.

Que combinações (k) de lampadas recomendariam: 1 x 10.000 k + 1 x 8.500 K + 1 x 6.500 k + 1 x 4.200 k ? Não sei se disse algum disparate ?

Cumprimentos

Atenção que a Hailea não vem com lampadas e a Blau eu simulei a selecção de lampadas no site e não aumentou o preço, e se for com lampadas penso que compensa bastante em relação a Hailea, já que a minha custou aquilo sem lampadas.Envia-lhes um mail a perguntar.

Em relacão as lampadas a escolha que apresentas é parecida a minha eu colcoquei uma lampada rosa/vermalha(não sei os kelvins)+2x6500k+10000k, se fosse agora tinha coclocado 6500k+8000k+8500k+10000k como diz o Godlike em baixo trocar a de 4200 por 8000

Cumps

Eu só retirava a de 4200 e metia uma de 8000k...

Pessoal ! Arranjo aqui no forum alguém que me vende duas calhas GLO T5 HO de 2 x 54 w usadas por 100 euros cada. Acham que é uma boa solução ?

Tambem sou da opinião que para o teu aqua .... 4x54w é a melhor solução.

Em relação às calhas e marcas .... é tudo uma questão de euros .... eu tenho ... como tu sabes, uma hailea, vem com suportes laterais e 2 balastros electronicos perfeitamente convencionais. Se amanha um balastro queimar .... a calha é facilmente desmontavel .... e só tenho de it a uma loja de electricidade comprar o balastro.... que volto a dizer .... são balastros normalissimos.

Em relaçao as calhas da Blau .... tem a vantagem de vir com reflectores individuais e 2 pequenas ventoinhas para arrefecimento, mas atenção que vais precisar de comprar à parte os suportes laterais(as calhas da blau trazem sistema de suspensão no tecto).

Espero ter ajudado .... :drool3:

Cumprimentos

Eu tenho uma calha Blau 4*80w..e so posso dizer bem. A estética é muito boa e a qualidade de construção tb, e como ja foi referido possuem "fans" de arrefecimento. Ainda pensei numas chinesas mas o meu aquario tem umas medidas "estranhas", com o seu 1,60m de comprimento fui obrigado a escolher as da blau pq são as unicas que os apoios são extensiveis e prender ao tecto n era opção.

Abraços

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!