Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola a todos,

Vi no site da yahoo num topico que um membro criou a queixar-se que tinha o ph sempre muito alcalino e tal...e vi uma resposta que disia que troncos, argila e tijolos faziam descer o ph...

acham descabida esta ideia??

o tijolo é memso capaz de fazer descer o ph??

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

boas,

baixar não sei se baixa mas o tijolo é composto por argila que normalmente tem pH abaixo dos 7, mas nada como experimentares, (talvez seja por isso que os cones de desova sejam feitos de tijolo...) metes um balde com agua e um bocado de tijolo e vais analisando o ph dia apos dia até chegares uma conclusão...

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

O melhor é efectuares uma experiência.

Conforme retirado do google, que era algo que já sabia:

Uma boa terra para o tijolo é uma terra argilosa, constituída por minerais resistentes ao desgaste, e de pH ácido, pois facilita a floculação dos minerais e das suspensões

Logo possivelmente terá uma capacidade de baixar o ph, agora depende do tipo de tijolo em causa, visto que existem muitas patentes no mercado como por exemplo o fabrico de tijolo ecológico no qual se usa uma mistura de barro com cimento para neutralizar o ph e manter a integridade estrutural do mesmo após o cozimento.

Nada como pegar nuns pedaços e fazer uns testes :-D

Publicado:

Olá,

Depois diz os resultados :?

Quanto ao facto do cone de desova ser de barro, a explicação que encontro passa pelo facto de ser um material de fácil aderência para os ovos. E tem a forma de cone porque ajuda o movimento de desova,tem a inclinação indicada e não tem arestas que possam lesar os peixes ao roçarem (o problema de usar um xisto é esse mesmo,mas a técnica passa por inclinar o xisto).

Abraço

Publicado:

Mas se reparares tb existe cones de desova em plástico, mas não são tão usados se calhar é essa uma das explicações. Repara tanto discus como escalares, preferem aguas ligeiramente acidas...

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

Ora bem dei inicio aos testes aos ditos tijolinhos..

apanhei umas barras partidas de tijolo junto a uma obra chegei a casa, com um martelo e uma chave de fendas e fiz elas ainda mais pequeninas ( bocaditos com 2x2x0.5)

tirei agua da torneira com ph de 7.5 e agora é so esperar...

amanha faço um teste (se calhar é cedo mas quero ver as variaçoes minimas)

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Então novidades?

Já agora... é muito descabida a ideia de adicionar bocados de troncos no filtro?

Queria baixar o PH á minha água mas não queria usar turva pq não quero a minha agua castanha... e o método do CO2 acho um pouco instável pq qd acaba volta a subir! Podia meter troncos na decoração eu sei, mas e bocados no filtro? Fica a pergunta... :computer003:

Publicado: (editado)

Boas!!!

Eu tinha um problema de ph em que este baixava muito durante a semana pois eu estava fora e só vinha aos fins de semana e não podia controlar os valores de ph. Quando chegava a casa tinha ph a 4 e a 5!!! O problema é que tinha um kh de 2 a 3 na água da torneira.

Então depois de comprar milhentos produtos para subir o ph, para subir o kh e em que nada funcionava, decidi colocar substrato de coral e conchas moídas no filtro, fui experimentando e tenho uma dose que me mantém o ph durante a semana!

Não sei se isso pode funcionar no caso da madeira pois esta baixa o ph mas lentamente, no entanto se estiver no filtro devido ao fluxo de água a que esta está sujeita pode resultar (provavelmente a agua deve ficar um pouco amarela mesmo com a madeira).

Experimenta e diz como foi!!!

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT

A Vida é Bela....

Claro que nao é nada descabido xD

porque haveria de ser se poderá ser a soluçao do teu problema??

Eu proprio tive pa fazer isso, mas depois quando foi pa cortar nao tive coragem e disse " que tronco tao lindo" decidi nao cortar pa por no filtro mas sim deixa-lo inteiro no aquario =)

o tronco ta de molho pa sair a tinta que tinha !

Agora vem as boas noticias :cry4:

Como disse os testes iniciaram-se á uns dias e hoje de manha tive resultados...

hoje medi o ph do recipiente que continha os tijolos e tava mais baixo do que quando saiu da torneira..ele saiu da torneira a 7.5 e hoje quando fiz os testes nao apresentava a cor que tinha no inicio, mas tambem nao apresentava a cor antes do 7.5..ou seja.(7.0)..a cor anda no meio das duas tonalidades..o que deve andar nos 7.2, 7.3 algo assim...ainda so passaram 3 ou 4 dias, se calhar é cedo para tirar conclusoes..

Vamos deixar uns dias :)

Quote desnecessário - JT

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Boas,

Diz-me uma coisa, tens outro recipiente com agua, tirada na mesma altura para poderes fazer a comparação?

Cump.

Edit: UPSS o Trocado antecipou-se.

Editado por António Soares

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

hmm nao na verdade nao...

mas lembro-me que no inicio de eu me meter nos peixes tive o meu aquario cheio sem substrato sem plantas sem nada apenas com agua, para ver se ainda era estanque (ja tem uns anos, e fui buscalo a arrecadaçao) e teve uns 4 dias com agua e quando medi o ph (experiencia estupida, tava entusiasmado e queria fazer o meu primeiro teste de ph xD) a agua estava a 7.5, a cor era igualzinha a tabela de compraçao...

Mas posso quando hoje chegar a casa e tirar agua da torneira e esperar outros 4 dias e depois ver =D

Quote desnecessário - JT

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Pois eu ia dizer o mesmo.

Devias fazer a experiencia com as duas amostras tiradas na mesma altura, pois os valores da agua podem alterar-se de dia para dia. Até de hora para hora. Basta a dureza ou a carga de "cloro" alterar um pouco e logo o efeito sobre o PH sofre.

Quote desnecessário - JT
Publicado:

ou podes recomeçar o testo do inicio com os dois recipientes de água (até convinha serem do mesmo tamanho) para efectuares o teste.

Já que se faz, que se faça bem ....

• 4 meses depois...
Publicado:

Antes que o topico morra de vez...

como resultou a experiencia?

O PH baixou com o tijolo??

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Publicado:

tambem gostava de saber o que isto deu... é que der com tijolo talvez tambem dê com bolinhas de argila expandida "leca" o que era ideal para colocar dentro do filtro.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Palpita-me que nao deu em nada.

Pelos vistos vou ter que arranjar tijolo para fazer a experiencia :thumbdown2:

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!