Bruno A. Cardoso Publicado Janeiro 19, 2009 Publicado Janeiro 19, 2009 (editado) Ola a todos, Vi no site da yahoo num topico que um membro criou a queixar-se que tinha o ph sempre muito alcalino e tal...e vi uma resposta que disia que troncos, argila e tijolos faziam descer o ph... acham descabida esta ideia?? o tijolo é memso capaz de fazer descer o ph?? Editado Janeiro 20, 2009 por viper Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
sarapintas Publicado: Janeiro 19, 2009 Publicado: Janeiro 19, 2009 boas, baixar não sei se baixa mas o tijolo é composto por argila que normalmente tem pH abaixo dos 7, mas nada como experimentares, (talvez seja por isso que os cones de desova sejam feitos de tijolo...) metes um balde com agua e um bocado de tijolo e vais analisando o ph dia apos dia até chegares uma conclusão... Cumps Citar CumpsPedro Silva
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Publicado: Janeiro 19, 2009 nem mais foi isso que pensei, o tijolo é feito de argila por isso deve baixar o ph... é melhor e controlar tudo desde kh a gh e afins XD :-D É ja amanha que o faço senao hoje ainda : Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
João Teixeira Publicado: Janeiro 19, 2009 Publicado: Janeiro 19, 2009 O melhor é efectuares uma experiência. Conforme retirado do google, que era algo que já sabia: Uma boa terra para o tijolo é uma terra argilosa, constituída por minerais resistentes ao desgaste, e de pH ácido, pois facilita a floculação dos minerais e das suspensões Logo possivelmente terá uma capacidade de baixar o ph, agora depende do tipo de tijolo em causa, visto que existem muitas patentes no mercado como por exemplo o fabrico de tijolo ecológico no qual se usa uma mistura de barro com cimento para neutralizar o ph e manter a integridade estrutural do mesmo após o cozimento. Nada como pegar nuns pedaços e fazer uns testes :-D Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Publicado: Janeiro 19, 2009 ya brigadao =) ( se der pa baixar sem causar qualquer problema aos peixes ja encontrei soluçao pa baixar o meu sem tar a por co2 e troncos =)) Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Veterinário Publicado: Janeiro 20, 2009 Publicado: Janeiro 20, 2009 Olá, Depois diz os resultados Quanto ao facto do cone de desova ser de barro, a explicação que encontro passa pelo facto de ser um material de fácil aderência para os ovos. E tem a forma de cone porque ajuda o movimento de desova,tem a inclinação indicada e não tem arestas que possam lesar os peixes ao roçarem (o problema de usar um xisto é esse mesmo,mas a técnica passa por inclinar o xisto). Abraço Citar
sarapintas Publicado: Janeiro 20, 2009 Publicado: Janeiro 20, 2009 Mas se reparares tb existe cones de desova em plástico, mas não são tão usados se calhar é essa uma das explicações. Repara tanto discus como escalares, preferem aguas ligeiramente acidas... Citar CumpsPedro Silva
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 20, 2009 Autor Publicado: Janeiro 20, 2009 por acaso sempre que tenho visto discus e escalares a desovar e sempre num de barro... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 20, 2009 Autor Publicado: Janeiro 20, 2009 Ora bem dei inicio aos testes aos ditos tijolinhos.. apanhei umas barras partidas de tijolo junto a uma obra chegei a casa, com um martelo e uma chave de fendas e fiz elas ainda mais pequeninas ( bocaditos com 2x2x0.5) tirei agua da torneira com ph de 7.5 e agora é so esperar... amanha faço um teste (se calhar é cedo mas quero ver as variaçoes minimas) Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Veterinário Publicado: Janeiro 20, 2009 Publicado: Janeiro 20, 2009 Mas se reparares tb existe cones de desova em plástico Não sabia, sempre vi de barro. Cumps Citar
JPAM Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 Então novidades? Já agora... é muito descabida a ideia de adicionar bocados de troncos no filtro? Queria baixar o PH á minha água mas não queria usar turva pq não quero a minha agua castanha... e o método do CO2 acho um pouco instável pq qd acaba volta a subir! Podia meter troncos na decoração eu sei, mas e bocados no filtro? Fica a pergunta... Citar
Joao Ferreira Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 (editado) Boas!!! Eu tinha um problema de ph em que este baixava muito durante a semana pois eu estava fora e só vinha aos fins de semana e não podia controlar os valores de ph. Quando chegava a casa tinha ph a 4 e a 5!!! O problema é que tinha um kh de 2 a 3 na água da torneira. Então depois de comprar milhentos produtos para subir o ph, para subir o kh e em que nada funcionava, decidi colocar substrato de coral e conchas moídas no filtro, fui experimentando e tenho uma dose que me mantém o ph durante a semana! Não sei se isso pode funcionar no caso da madeira pois esta baixa o ph mas lentamente, no entanto se estiver no filtro devido ao fluxo de água a que esta está sujeita pode resultar (provavelmente a agua deve ficar um pouco amarela mesmo com a madeira). Experimenta e diz como foi!!! Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar A Vida é Bela....
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 22, 2009 Autor Publicado: Janeiro 22, 2009 (editado) Claro que nao é nada descabido xD porque haveria de ser se poderá ser a soluçao do teu problema?? Eu proprio tive pa fazer isso, mas depois quando foi pa cortar nao tive coragem e disse " que tronco tao lindo" decidi nao cortar pa por no filtro mas sim deixa-lo inteiro no aquario =) o tronco ta de molho pa sair a tinta que tinha ! Agora vem as boas noticias Como disse os testes iniciaram-se á uns dias e hoje de manha tive resultados... hoje medi o ph do recipiente que continha os tijolos e tava mais baixo do que quando saiu da torneira..ele saiu da torneira a 7.5 e hoje quando fiz os testes nao apresentava a cor que tinha no inicio, mas tambem nao apresentava a cor antes do 7.5..ou seja.(7.0)..a cor anda no meio das duas tonalidades..o que deve andar nos 7.2, 7.3 algo assim...ainda so passaram 3 ou 4 dias, se calhar é cedo para tirar conclusoes.. Vamos deixar uns dias Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 Olá, Para teres uma melhor e real ideia deverias ter dois recipientes, um com água e o tijolo e outro só com água para teres comparação.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
António Soares Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 (editado) Boas, Diz-me uma coisa, tens outro recipiente com agua, tirada na mesma altura para poderes fazer a comparação? Cump. Edit: UPSS o Trocado antecipou-se. Editado Janeiro 22, 2009 por António Soares Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 22, 2009 Autor Publicado: Janeiro 22, 2009 (editado) hmm nao na verdade nao... mas lembro-me que no inicio de eu me meter nos peixes tive o meu aquario cheio sem substrato sem plantas sem nada apenas com agua, para ver se ainda era estanque (ja tem uns anos, e fui buscalo a arrecadaçao) e teve uns 4 dias com agua e quando medi o ph (experiencia estupida, tava entusiasmado e queria fazer o meu primeiro teste de ph xD) a agua estava a 7.5, a cor era igualzinha a tabela de compraçao... Mas posso quando hoje chegar a casa e tirar agua da torneira e esperar outros 4 dias e depois ver =D Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
npinto Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 (editado) Pois eu ia dizer o mesmo. Devias fazer a experiencia com as duas amostras tiradas na mesma altura, pois os valores da agua podem alterar-se de dia para dia. Até de hora para hora. Basta a dureza ou a carga de "cloro" alterar um pouco e logo o efeito sobre o PH sofre. Editado Janeiro 22, 2009 por João Teixeira Quote desnecessário - JT Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 22, 2009 Publicado: Janeiro 22, 2009 ou podes recomeçar o testo do inicio com os dois recipientes de água (até convinha serem do mesmo tamanho) para efectuares o teste. Já que se faz, que se faça bem .... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 22, 2009 Autor Publicado: Janeiro 22, 2009 com toda a razao...vou fazer isto do inicio =D Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
c4m4l340 Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Antes que o topico morra de vez... como resultou a experiencia? O PH baixou com o tijolo?? Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
CostaAzul Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 tambem gostava de saber o que isto deu... é que der com tijolo talvez tambem dê com bolinhas de argila expandida "leca" o que era ideal para colocar dentro do filtro. Citar ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s
c4m4l340 Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Palpita-me que nao deu em nada. Pelos vistos vou ter que arranjar tijolo para fazer a experiencia Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
Recommended Posts