Recommended Posts

Publicado

Pois vou montar outro Aqua e vou precisar de de +- 40 kg de areao.

Acontece que os €€ nao sao muitos, como tal tou a pensar em ir buscar areao á praia, mais propriamente á praia do areinho.

Alguem aqui usa areao do rio ? só uma pergunta esse areao no aqua nao fica com um aspecto amarelado ?

Fiquem bem.

Publicado:

Boas,

Eu acho que não amarela a água! Mas, caso aconteça, o carvão activado, apenas no 1º mês, e umas tpa's frequentes resolvem o assunto!

Tens é de lava muito bem isso! Eu não sei se a areia do rio alcaliniza a água! A do mar alcaliniza mas a do rio não tenho tanta certeza!

Lavar muito bem!!

Se vais por plantas, a areia não é aconselhada! Porque com o tempo fica muito compacta e então as raízes têm dificuldade em perfurar a areia!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Artur,

Não tens qualquer problema em usar areia de rio deves é lavar bem e ferver numa panela durante uns minutos antes de colocar.

A areia de rio não alcaniliza a àgua, isso é a de praia e mesmo assim se a puzeres de molho num alguidar uns dias trocando regularmente a àgua ao fim de uns dias podes colocar sem problemas.

Em relação às plantas...

Eu tenho plantas no meu aqua com areia e nunca tive problema algum com as mesmas, pelo contrário, estão bem bonitas.

Cumprimentos,

Publicado:

é isso mesmo vou ao rio buscala, e aproveito levo o coador (aquele que os miudos usam na praia) para nao trazer aquela areia muito miudinha.

Publicado:

Dependendo da distancia ao rio tens outra solução mais económica... comprar :roll:

Nos hipermercados de materiais de construção civil costuma haver sacos de 20Kg a perto de 2€ por saco.

Se gastas mais que isso em gasolina a ir buscar ao rio talvez seja mais barata esta solução.

Mas 40kg? qual é o tamanho do aqua que vais montar? O meu tem 200L (1m de frente por 45cm de fundo) e com 20kg de areia já ficou com quase 3 dedos de altura de areia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Dependendo da distancia ao rio tens outra solução mais económica... comprar  :roll:  

Nos hipermercados de materiais de construção civil costuma haver sacos de 20Kg a perto de 2€ por saco.  

Se gastas mais que isso em gasolina a ir buscar ao rio talvez seja mais barata esta solução.

Mas 40kg? qual é o tamanho do aqua que vais montar? O meu tem 200L (1m de frente por 45cm de fundo) e com 20kg de areia já ficou com quase 3 dedos de altura de areia.

:) o meu é vai ter 1m e 20 de largura , e tres dedos é o suficiente, eu fiz calculos por alto atão ai 25kg para mim já dá.

E não há problema no areao do usado para a contrução civil? digo isto porque pode levar outro tratamento.

Publicado:

Tens que o lavar muito bem claro e podes/deves ferver por medida de precaução... mas eu uso no meu aquário e estou satisfeito e os peixes também gostam dele (tanto que se divertem a "fuçar" por comida dentro dele).

Tem a vantagem de ter algumas pedrinhas incluídas o que dá um aspecto muito natural ao aqua e que eu desse conta não topei quimicos ou outros tratamentos e pela cor da água de lavagem suspeito que foi apanhado do rio e ensacado sem mais nada de preocupações.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Hoje fui a uma grande superfice de bricolage e materiais de construção e realmente tinha lá vários tipos de areia a venda, uma delas areia do rio, mas nao trouxe porque era areia muito fina, mas tambem lá vi areia mas mais grossinha o que me interessou, eu perguntei o que era ele disse-me que era SEIXO, e perguntei "Isso é do Rio", ele não me soube dizer.

Poderei comprar esta ultima que vos disse ? nao irei ter problemas com a agua ?

Publicado:

A areia de rio das lojas de bricolage é de facto areia fina embora tenha algumas pedrinhas pequenas.

Talvez o ideal para ti seja misturares essa areia com areão para aquariofilia.

O seixo que falas é uma pedra pequena branca? Se é há um risco grande de ser pedra calcária.

O problema do areão para aquariofilia é que fica bastante caro por kg quando comparado com a areia de rio mas tem a vantagem de não compactar e ser um pouco melhor para as plantas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
A areia de rio das lojas de bricolage é de facto areia fina embora tenha algumas pedrinhas pequenas.

Talvez o ideal para ti seja misturares essa areia com areão para aquariofilia.  

O seixo que falas é uma pedra pequena branca? Se é há um risco grande de ser pedra calcária.

O problema do areão para aquariofilia é que fica bastante caro por kg quando comparado com a areia de rio mas tem a vantagem de não compactar e ser um pouco melhor para as plantas.

O Seixo que falo tem este aspecto, talvez um bocadinho maior.

Pic_1440_31.jpg

O meu receio é que este seixo seja da praia.

Publicado:

Nos hypermercados(pelo menos nos dois a que vou) tambem vendem sacos de areão para aquariofilia mais ou menos com a granulometria que pretendes. Penso que nao é muito caro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!