college Publicado Janeiro 18, 2009 Publicado Janeiro 18, 2009 (editado) Boa tarde pessoal! Desc o titulo do topico mas tou um pouco assustado com uma situação que me esta a acontecer, e preciso de ajuda. Hoje de tarde fui a Jardiland com a indicação de ser um bom local para amantes da aquariofilia. Para embelezar o meu aqua-terrario decidi comprar uma planta aquatica. Após falar com o entendido ele sugeriu-me uma planta que era indicada para ter com tartarugas. Quando cheguei a casa fiquei todo entusiasmado e decidi colocar a planta no aquario. Qual não foi o meu espanto quando vi uma das tartarugas a comer vorazmente a planta. A minha duvida é? A planta não lhes fará mal? Além de que a planta custou 7€, e para as tart. não a comerem tenho que estar de plantão e tiralas de lá sempre que lhes apetece morder mais um bocado... Já viram a minha vida??? Sugestões por favor. Obrigado Editado Janeiro 18, 2009 por college Citar
José Pedro Publicado: Janeiro 18, 2009 Publicado: Janeiro 18, 2009 é no que dá comprar coisas que não se adaptam ao setup do animal que temos. As tartarugas aquaticas são omnivoras, ou seja comem tudo o que se lhes põe, incluindo plantas. Já algum dia viste um aquario de tartarugas com plantas? nunca te perguntaste porque será. Agora se a planta faz ou não bem à tartaruga, não te podemos ajudar sem o nome científico da planta. Citar Caudatas do it better.
college Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Publicado: Janeiro 18, 2009 é no que dá comprar coisas que não se adaptam ao setup do animal que temos.As tartarugas aquaticas são omnivoras, ou seja comem tudo o que se lhes põe, incluindo plantas. Já algum dia viste um aquario de tartarugas com plantas? nunca te perguntaste porque será. Agora se a planta faz ou não bem à tartaruga, não te podemos ajudar sem o nome científico da planta. Sabes José Pedro, tenho visto alguns, pa não dizer muitos, aqua-terrarios com várias plantas dentro de varios tipos. Como sou novato nisto aconselho me bastante antes de fazer seja o que for pa não prejudicar as bichas. Agora uma coisa e certa se numa casa como a Jardiland quem vende não sabe aconselhar e muito mau. Vou tentar saber o nome da planta. Até lá vou po-la no meu lago. Obrigado qualquer das maneiras. Citar
José Pedro Publicado: Janeiro 18, 2009 Publicado: Janeiro 18, 2009 As lojas por terras lusas, não estão ainda preparadas para darem as melhores informações acerca da correcta manutenção de répteis. Só agora começamos a saber o que é manter répteis em cativeiro, por isso é muito comum que erros destes aconteçam. Aliás, na minha opinião não devemos culpabilizar as lojas pela má informação. eu defendo que um cliente se deve informar o elhor que puder antes de comprar um animal e só depois quando puder dar todas as condições ao animal, aí sim, partir para a compra. Já agora... Que iluminação tem na sua tartaruga e qual o setup do aquario onde ela está? Que alimento lhe dá? Citar Caudatas do it better.
college Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Publicado: Janeiro 18, 2009 As lojas por terras lusas, não estão ainda preparadas para darem as melhores informações acerca da correcta manutenção de répteis.Só agora começamos a saber o que é manter répteis em cativeiro, por isso é muito comum que erros destes aconteçam. Aliás, na minha opinião não devemos culpabilizar as lojas pela má informação. eu defendo que um cliente se deve informar o elhor que puder antes de comprar um animal e só depois quando puder dar todas as condições ao animal, aí sim, partir para a compra. Já agora... Que iluminação tem na sua tartaruga e qual o setup do aquario onde ela está? Que alimento lhe dá? Eu sei que todos nós deveriamos estar o mais informados possivel. Eu tento ao maximo recolher informação que me possa ser util, e ajudar a criar e manter um habitat para as tarta. Como trabalho num ramo em que se não souber o produto que tenho não o vendo pura e simplesmente. Daí axar que quem esta atras de um balcão deve saber o que vende ou então não se prenuncia. Em relação a luz, por enquanto so tenho uma lampada flurescente normal, mas ando atraz de uma iluminaria. O que tenho visto e tudo muito caro, pelo que ando a procura de algo em segunda mão ou então uma boa promoção. Quanto a lampada o que axo aconselhavel e uma Repti glo 5.0. O aquaterrario esta numa marquise toda em vidro e apanha sol praticamente todo o dia. O alimento são Sticks e Cammarus. Obrigado Citar
José Pedro Publicado: Janeiro 18, 2009 Publicado: Janeiro 18, 2009 Se usar uma lâmpada das economicas 5.0 pode perfeitamente usar esse foco. O facto de estar a apanhar luz do sol na marquise não ajuda nada. O vidro filtra os UV's e não adianta de nada às suas tartarugas. Citar Caudatas do it better.
college Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Publicado: Janeiro 18, 2009 Se usar uma lâmpada das economicas 5.0 pode perfeitamente usar esse foco.O facto de estar a apanhar luz do sol na marquise não ajuda nada. O vidro filtra os UV's e não adianta de nada às suas tartarugas. Ok José Pedro vou tentar encontrar uma lampada de casquilho normal mas 5.0. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Cumps Citar
cristovao Publicado: Janeiro 18, 2009 Publicado: Janeiro 18, 2009 Ok José Pedro vou tentar encontrar uma lampada de casquilho normal mas 5.0. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Cumps custa à volta de 15€ da exoterra. Citar
bruaca Publicado: Janeiro 19, 2009 Publicado: Janeiro 19, 2009 Olá..... o meu aquaterrário tem plantas há muito tempo..... e ainda estão lá..... as minhas só comem uma folhinha de vez em quando ( quando me atraso na refeição delas) elas adoram escavar as raizes, penduram-se em cima das plantas etc..... e faz parte do habitat delas sim... para nós não é agradavél, é gastar dinheiro com plantas que desaparecem em pouco tempo ps- compra das mais baratinhas..... Citar
college Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Publicado: Janeiro 19, 2009 Olá..... o meu aquaterrário tem plantas há muito tempo..... e ainda estão lá..... as minhas só comem uma folhinha de vez em quando ( quando me atraso na refeição delas) elas adoram escavar as raizes, penduram-se em cima das plantas etc..... e faz parte do habitat delas sim... para nós não é agradavél, é gastar dinheiro com plantas que desaparecem em pouco tempo ps- compra das mais baratinhas..... Sim e verdade, parecem macacos pendurados nas folhas!!! Obrigado pela dica. Cumps Citar
joaopcrodrigues Publicado: Janeiro 23, 2009 Publicado: Janeiro 23, 2009 Talvez te ajude.. coloquei isto a uns meses Ora viva pessoal, este é o meu primeiro post. Queria começar por dizer que admiro todos aqueles que se dão ao trabalho de recriar e manter estes aquários, muitos deles verdadeiras obras de arte. Eu gosto muito de animais e plantas, mas como o tempo e os recursos são escassos, deixo-me ficar por três tartarugas. Nunca eu pensei que dessem tanto trabalho. Ofereci duas a minha irmã pelos anos, e duas a minha mulher que tinha ficado com inveja. Claro, escusado será dizer que se voltou tudo contra mim. A minha mulher adora brincar e falar com elas mas que tem que limpar a porcaria, tratar do aquário, da agua, da comida, comprar filtros, luzes, rampas, SOU EU. icon_evil.gif Para além de que uma das que ofereci a minha irmã bateu a bota, e ela "gentilmente" devolveu-me a sobrevivente. Tenho três tartarugas do Mississipi, duas delas Corcundas do Mississipi. Este post é para todos aqueles que estão a pensar em comprar uma tartaruga ou a quem já lhes foi oferecida uma e não tem noção do que lhes espera. Para começar, as tartarugas são animais muito engraçados, com carácter próprio, muito boas companhias, MAS; Vivem muito tempo; cerca de 60 anos se forem bem acolhidas e tratadas animal para o resto da vida. Sejam conscientes, não as tratem mal nem as tenham se for só uma "moda". Dão algum trabalho; - dar comida regularmente (todos os dias enquanto jovens, de dois em dois dias após os 3 anos de idade). Por agora compro-lhes "salada de mariscos" que há em sacos nos congelados do jumbo (lulas, delicias, peixe, mechilhões, etc.), alface e outros legumes. Por vezes dou-lhes granulado, sobretudo quando ainda eram muito pequenas. Também lhes dou camarões secos mas é mais para goludice. - mudar a agua regularmente, todos os dias se não houver filtro, uma a duas vezes por semana se o filtro for pequeno, um terço da agua de mais ou menos a cada duas semanas se for aquário grande com um bom filtro (neste momento tenho um aquário para 300 Litros de agua com um filtro de 250L EHEIM 2213). - tratar a agua com produtos anti cloro, anti metais (existentes na agua da torneira), cálcio para as carapaças, liquido para que a agua dure mais tempo, e liquido que dissolva as matérias fecais (as tartarugas fazem REALMENTE MUITO cócó). - limpar o filtro regularmente, todos os dias se dor um pequeno, a cada duas semanas se for um bom filtro externo. - limpar a porcaria que se deposita no fundo (todos os dias com uma rede) e o areão (semanalmente com aspirador). Toca a acarretar com baldes de agua. - Falar com elas e mima-las todos os dias, são animais e também merecem carinho. Têm alguns custos;(Quanto eu gastei no primeiro ano). - muitos litros de agua... (ver tamanho dos aquários nas fotos. - primeiros aquários e rampas +- 80€ (ao principio uma pessoa nunca quer gastar muito a compra o mais barato e o mais pequeno... aquilo cresce). - primeiros filtros e aquecedores +-60€ (ninguém pensa que uma "alcagoita" daquelas virá a necessitar de um filtro de 200€). - comidas, +- 40€ (aquilo come de tudo, até já lhes dei um resto de bacalhau-a-braz... (adoraram mas desaconselho, tive que trocar a agua passado umas horas, ficou porca e cheia de gordura). - liquidos protectores e acondicionadores +- 60€ (depende dos liquidos, uns duram mais que outros, vendem-se nas grandes superfícies). - calcio +- 30€ - Aquario 360 L com movel 220€ (algo para durar e para elas nadarem a vontade) - Filtro externo EHEIM 2213 +-80€, (foi dos mais baratos, variam muito de preço, em media andam nos 200€ já com varios tipos de filtragens) Foi a melhor compra que fiz, quase nao perco tempo a limpar nem a trocar agua e demora 10min a cada duas semanas na banheira para limpar. - Areão, saca de 25kg +- 10€. - Redes esponjas e limpa vidros +- 20€ - Lampada de aquecimento de de UVs +- 45€ (as tartarugas precisam de apanhar sol para absorverem calcio e vitaminas para nao ficarem deformadas ou apanharem doenças. O problema que tinha ao principio com a luz directa do sol era que a agua ficava verde, tive que tapar os vidros com papeis de fundo (ver fotos). Para além de que muitos têm o aquario no interior da casa). - economizadores de energia +-7€ (ligados as tomadas, ligam as luzes a determinadas horas programadas). - Aspirador eléctrico com bomba e cascata que filtra a areia repõe a agua no aquário +- 40€ (existem os sifões manuais a 3€ mas sinceramente, no que diz respeito a tartarugas, não servem para nada, agua muito suja, gastam muita agua, aspiram pouco e molham tudo a volta do aquário). Portanto, fazendo as contas por alto e sem contar com o consumo da agua, gastei perto de 685€ no primeiro ano. Claro que uma vês o aquário, o filtro e os restos dos assessórios comprados, a despesa anual desce consideravelmente. +- 130€ anuais (sem contar com algum efeito, assessório ou brinquedo para o aquário). As malandras com alguns meses O meu segundo aquario, o primeiro tinha sido um de 30€ numa loja de animais... tornam-se rapidamente pequenos. A grande compra, um aquario a sério com filtro a sério. Com aquecimento, calorzinho tão bom... passam horas nisto Nadar a vontade, exercício físico fazem-lhes bem. Apanham luz do dia Com luzes UV Com termostato e termómetro, a temperatura sempre entre os 20 e os 30º, por vezes no inverno é preciso deitar baldes de agua quente. Vivem felizes, gordas e anafadas.... Espero que gostem e que sirva de orientação para os novatos, Atentamente, João Rodrigues Boa tarde pessoal! Desc o titulo do topico mas tou um pouco assustado com uma situação que me esta a acontecer, e preciso de ajuda. Hoje de tarde fui a Jardiland com a indicação de ser um bom local para amantes da aquariofilia. Para embelezar o meu aqua-terrario decidi comprar uma planta aquatica. Após falar com o entendido ele sugeriu-me uma planta que era indicada para ter com tartarugas. Quando cheguei a casa fiquei todo entusiasmado e decidi colocar a planta no aquario. Qual não foi o meu espanto quando vi uma das tartarugas a comer vorazmente a planta. A minha duvida é? A planta não lhes fará mal? Além de que a planta custou 7€, e para as tart. não a comerem tenho que estar de plantão e tiralas de lá sempre que lhes apetece morder mais um bocado... Já viram a minha vida??? Sugestões por favor. Obrigado Citar
Rafael Silva Publicado: Maio 19, 2010 Publicado: Maio 19, 2010 (editado) Boas. Vou ser rapido. 1- Já vi muitos aquarios de tartarugas plantados(eu proprio tenciono fazer um). 2- Lampadas de incandescencia podem causar problemas oculares as tartarugas. Editado Maio 19, 2010 por Tankado Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Recommended Posts