Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue – (Blue Pearl)

C Mocho

Recommended Posts

Olá outra vez pessoal,

Como alguns de vocês já sabem, adquiri recentemente uns juvenis Blue Pearl e estou a descobrir uma nova faceta da aquariofilia.

Dos seis camarões ainda muito pequenos, com que me estou a iniciar, observo que tenho neste momento, pelo menos um que começa a apresentar a característica “sela”, pelo que posso depreender que poderá ser uma fêmea.

Observo também embora uns sejam mais “azulados” que outros, observo sempre um deles mais esbraquiçado que os restantes.

Pelo que entendi nas minhas ciber-consultas, para o apuramento desta variedade (Blue Pearl) deverão ser retirados da colónia os exemplares que apresentem características que tendam para os Snowball, sob o risco de com o tempo as características “Snowball” se imporem perante as “Blue Pearl”. Não se tratará simplesmente de uma questão de genes dominantes versus recessivos (porque isso é “fácil” de controlar), mas também de genes quantitativos que complicam muito mais a questão...

Com efeito, eu nunca antes vi nem Blue Pearl nem Snowball, pelo que as minhas referências se reduzem à observação de fotos na Net!

A minha questão é agora a seguinte:

Estou tentado a iniciar uma criação selectiva;

Tenho o material minimo necessário para o arranque dessa colónia (6 juvenis entre 1 a 1,5 cm);

Não conheço o sexo dos meus exemplares, mas julgo identificar de momento uma fêmea, embora seja completamente inesperiente no mundo dos invertebrados;

Observo frequentemente um exemplar mais esbraquiçado que os restantes, mas evidentemente não consigo saber se é sempre o mesmo ou se é um estado efémero resultante de outro factor (ex: disposição, grau de amadurecimento do exosesqueleto, etc. );

Poderá esta característica ser algo que se manifesta em vários indivíduos por diversas razões (embora eu só consiga observar um de cada vez) ou será que se trata sempre do mesmo exemplar?

Acham que devo deixar a colónia começar a desnvolver sem interferências ou devo separar desde já o exemplar que apresenta as características indesejadas antes da colónia iniciar a expansão?

Obrigado pelas vossas opiniões e ensinamentos.

Um abraço,

Carlos

Partilhar nas redes sociais

Acham que devo deixar a colónia começar a desnvolver sem interferências ou devo separar desde já o exemplar que apresenta as características indesejadas antes da colónia iniciar a expansão?

Obrigado pelas vossas opiniões e ensinamentos.

por agora deixava expandir a populaçao porque so so tens 6 ja tar a separar iria te prejudicar na minha opiniao

Seis é um número pequeno mas que pode dar inicio a uma boa e grande colónia.

Eu tentaria ver se tinha machos e fêmeas e separava sem dúvida alguma o elemento que não tem características que te interessam.

Se ele criar vais ter muito mais elementos com piores cores.

Obrigado aos dois pelas vossas respostas.

Pois é dominik1994, o facto de estar apenas a começar e só com 6 exemplares faz-me pensar que a prioridade será deixar a colónia o mais descansadinha possível e esperar que ela cresça.

No entanto, tal como diz o Trocado, se deixar um elemento com características “menos desejáveis” criar, poderei ter no futuro muito mais elementos com essas tais características.

A minha insegurança deve-se ao facto de em primeiro lugar o tal camarão não ser branco (é apenas mais “leitoso” que os outros), por outro lado sendo bastante juvenil (terá no máximo 1,5cm, talvez menos). Talvez eu me esteja a precipitar na minha apreciação. Como disse mais acima, nunca antes tinha visto ao vivo camarões Blue Pearl nem Snowball.

Relativamente à quantidade de bicharocos, sim Trocado, eu tenho consciência que 6 é um número pequeno, mas se isto tomar forma pretendo mais tarde introduzir mais alguns para então diminuir a consanguinidade da colónia.

Se tivesse agora adquirido por exemplo uma dúzia seria talvez melhor para arrancar, no entanto ao serem da mesma proveniência e da mesma idade, seriam provavelmente irmâos ou primos... Assim, se introduzir mais tarde alguns outros elementos terei mais chances de estes serem menos consanguíneos, mesmo que sejam eventualmente da mesma proveniência (ou talvez não).

Relativamente à identificação dos sexos, quiçá aquilo que eu julgo ser a “sela” me permita supor que tenho pelo menos uma fêmea, mas distinguir um macho de um juvenil é-me por agora impossível. Talvez daqui a uns tempos eu olhe para este post e sorria ao ler o que escrevi, mas por agora estou nesta fase!...

Uma vez mais, obrigado a ambos pelos vossos conselhos.

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

Olá Carlos,

Se tivesse agora adquirido por exemplo uma dúzia seria talvez melhor para arrancar, no entanto ao serem da mesma proveniência e da mesma idade, seriam provavelmente irmâos ou primos... Assim, se introduzir mais tarde alguns outros elementos terei mais chances de estes serem menos consanguíneos, mesmo que sejam eventualmente da mesma proveniência (ou talvez não).

Relativamente à identificação dos sexos, quiçá aquilo que eu julgo ser a “sela” me permita supor que tenho pelo menos uma fêmea, mas distinguir um macho de um juvenil é-me por agora impossível. Talvez daqui a uns tempos eu olhe para este post e sorria ao ler o que escrevi, mas por agora estou nesta fase!...

No que diz respeito à consanguinidade nos camarões, não precisas de te preocupar.

Não há qualquer detrimento para a colónia na reprodução consecutiva de animais consanguíneos.

É, aliás, esse facto que te permite proceder ao seu apuramento e a introdução de novos indivíduos só é uma vantagem nesse sentido se vierem já com um grau de apuramento superior ao que tens. Caso contrário, é andar para trás no processo ou, pelo menos, não avançar. Além disso, se surgirem problemas na colónia como uma qualquer doença que te "limpe" praticamente a mesma, tal pode dever-se exactamente ao facto de introduzires indivíduos que vieram infectados. Por isso, daqui por uns tempos quando tiveres uma colónia saudável e estiveres em pleno processo de apuramento, não aconselho de todo introduzires novos indivíduos na mesma.

Em relação ao apuramento, é um processo demorado que exige alguma metodologia na selecção dos melhores indivíduos e, claro, sorte, embora apurar uma colónia de Blue Pearls não tenha a mesma dificuldade do que apurar uma colónia de Crystal Red, por inúmeros factores...

Os Blue Pearl reproduzem-se muito jovens portanto, com esse tamanho e o facto de veres já o órgão onde os ovos não fecundados são produzidos e armazanedos, é facto suficiente para identificares já jovens fêmeas nessa colónia de iniciação e, se tiveres machos com aproximadamente o mesmo tamanho, não demorará muito até veres fêmeas ovadas. O número de ovos, quando são jovens, é reduzido e vai aumentando até as fêmeas chegarem à fase adulta, altura essa em que o sistema de reprodução e incubação dos ovos se encontra totalmente desenvolvido.

Abraço,

André

Obrigado aos dois pelas vossas respostas.

Pois é dominik1994, o facto de estar apenas a começar e só com 6 exemplares faz-me pensar que a prioridade será deixar a colónia o mais descansadinha possível e esperar que ela cresça.

No entanto, tal como diz o Trocado, se deixar um elemento com características “menos desejáveis” criar, poderei ter no futuro muito mais elementos com essas tais características.

A minha insegurança deve-se ao facto de em primeiro lugar o tal camarão não ser branco (é apenas mais “leitoso” que os outros), por outro lado sendo bastante juvenil (terá no máximo 1,5cm, talvez menos). Talvez eu me esteja a precipitar na minha apreciação. Como disse mais acima, nunca antes tinha visto ao vivo camarões Blue Pearl nem Snowball.

Relativamente à quantidade de bicharocos, sim Trocado, eu tenho consciência que 6 é um número pequeno, mas se isto tomar forma pretendo mais tarde introduzir mais alguns para então diminuir a consanguinidade da colónia.

Olá,

De forma alguma quis minimizar o facto de teres 6 camarões, só disse que era uma colónia pequena mas que é suficiente (se tiver machos e fêmeas) para aumentares isso e até digo que rapidamente.

Nos camarões tal como o André já referiu, não terás problemas de consanguinidade, isto pq se vires ver bem, todos eles fazem parte de uma imensa árvore familiar, afinal o apuramento partiu sempre de um ponto (ou mais, mas tendo a mesma origem).

sobre o elemento possivelmente tresmalhado, e partindo do principio que as crias aparentam ter sempre melhores cores e depois vão perdendo conforme crescem, logo se ele já será assim, dificilmente irá melhor, por outro lado se for doença ainda é pior manter junto.

O resto o André já disse tudo :thumbup3:

Vai dando noticias.

Editado por Trocado

Pois é André!... De facto eu tinha tudo muito pensadinho até tu me lembrares que existe o risco de introdução de doenças!

Nesse caso o melhor então é esperar para ver.

Relativamente à questão da consanguinidade apertada poder vir a ser, ou não, um problema a longo prazo, não sei se concordo em absoluto.

É certo que para apurar determinadas características numa população o método mais rápido e mais eficiaz é o inbreeding. Também é sabido que existem outros processos menos apertados genéticamente mas muito mais morosos e complicados que pela necessidade de trabalhar numa população muito alargada, provavelmente implicariam o trabalho não de um mas de vários criadores (a minha experiencia em criação selectiva nada tem a ver com peixes ou invertebrados, mas genética é sempre genética).

No entanto um inbreeding excessivo (seja lá isso o que for ao nível dos invertebrados) traduz-se sempre na potenciação do aparecimento de características desejáveis mas também de outras mais dispensáveis (tipo menor capacidade de adaptação, etc.)

De qualquer forma, é indiscutível a tua argumentação relativamente ao risco da introdução de novos elementos numa população com algum trabalho de selecção consolidado poder fazer esse trabalho recuar vários passos. É por isso que a reprodução selectiva seja lá do que for é um desafio ão interessante, não é?

Agora em relação à sexagem é que eu julgo não ter ainda entendido muito bem, pelos vistos a identificação das fêmeas (pelo menos em determinadas fases) não será assim muito complicada, mas os machos esses ainda são um mistério.

Relativamente ao meu camarão mais claro, parece-me que à medida que cresce a cor vai ficando menos distinta da dos restantes. Por enquanto vai ficar com os "primos", entretanto tenho um nano a ciclar (foi o que se pode arranjar) e se mais tarde continuar mais clarito que os outros, terá de ir para o "isolamento" (coitadinho).

Obrigado André pela tua chamada de atenção, não há dúvida que tocaste num ponto que eu ainda não tinha pensado.

Um abraço,

Carlos

De forma alguma quis minimizar o facto de teres 6 camarões, só disse que era uma colónia pequena mas que é suficiente (se tiver machos e fêmeas) para aumentares isso e até digo que rapidamente.

...

sobre o elemento possivelmente tresmalhado, e partindo do principio que as crias aparentam ter sempre melhores cores e depois vão perdendo conforme crescem, logo se ele já será assim, dificilmente irá melhor, por outro lado se for doença ainda é pior manter junto.

Olá [bTrocado][/b], desencontrámo-nos.

Não entendi a tua observação como uma "minimização", de forma nenhuma. Pelo contrário agradeço-te imenso estares a ajudar-me a esclarecer as minhas dúvidas. Já não foi a primeira vez e espero que não seja nem perto da ultima...

Aliás considerando a experiência que vocês têm com camarões fico muito satisfeito e honrrado com as vossas orientações.

Relativamente ao camarãozinho atrás referido, espero que não seja doença, pois ele é tão ou mais activo do que os outros. Vou ficar à espera para ver.

Eu sei que umas fotos podiam ajudar, mas sendo a diferença entre eles subtil, sem lente de macros e sem uma boa iluminação não dá para ver nada de jeito.

Obrigado uma vez mais.

Um abraço,

Carlos

Olá Carlos,

...

No entanto um inbreeding excessivo (seja lá isso o que for ao nível dos invertebrados) traduz-se sempre na potenciação do aparecimento de características desejáveis mas também de outras mais dispensáveis (tipo menor capacidade de adaptação, etc.)

Sim, é um facto. Quanto mais apuramento, maior é a susceptibilidade da colónia ficar comprometida a nível de sistema imunitário, uma vez que a variabilidade genética da colónia vai sendo cada vez mais reduzida e a capacidade desta se defender de potenciais doenças fica comprometida. No entanto, o risco de surgirem doenças ou deformações causadas directamente pelo " inbreeding" é muito baixo ou nulo. O que podem surgir são doenças causadas por agentes patogénicos que têm como hospedeiros os camarões introduzidos posteriormente.

Parece-me que gostas de genética e portanto, provavelmente, isto não será novo para ti.

Mais uma vez, posso dar o exemplo dos Crystal Red. Porque razão é mais fácil manter CRS grade C do que CRS grade S? Porque será que a taxa de sobrevivência dos CRS grade C recém-nascidos é muito maior do que a taxa de sobrevivência dos CRS grade S e superiores?

A resposta é porque os grade S e superiores foram sujeitos a uma selecção intensiva de modo a se conseguirem apurar os padrões e cores características. Tal selecção levou ao enfraquecimento do seu sistema imunitário devida à redução da sua variabilidade genética e, como tal, a sua capacidade de adaptação a novos ambientes encontra-se mais limitada, bem como a capacidade de resistir a novos agentes patogénicos que não aqueles que as células imunitárias estão " programadas" para combater. O " pool de genes" encontra-se muito limitado. Camarões recém-nascidos, sofrem, quando nascem, selecção natural e apenas resistem aqueles que têm defesas para subsistir no novo ambiente. Esta selecção natural é tanto maior quanto maiores forem os apuramentos ou seja, quanto mais alto for o grade. É por isso que muita gente tem grandes colónias de CRS grade C e semelhantes mas não são assim tantas as pessoas que conseguem ter grandes colónias de grade A e superiores.

De qualquer forma, é indiscutível a tua argumentação relativamente ao risco da introdução de novos elementos numa população com algum trabalho de selecção consolidado poder fazer esse trabalho recuar vários passos. É por isso que a reprodução selectiva seja lá do que for é um desafio ão interessante, não é?

Sem dúvida! Se fosse fácil, não teria interesse. ;)

Agora em relação à sexagem é que eu julgo não ter ainda entendido muito bem, pelos vistos a identificação das fêmeas (pelo menos em determinadas fases) não será assim muito complicada, mas os machos esses ainda são um mistério.

Será fácil assim que ganhares mais alguma experiência com eles. As diferenças são bastante acentuadas.

De qualquer maneira, aqui vai uma ajudinha:

Macho:

- repara no comprimento dos pleópodes ( " membranas" que delimitam a face inferior do abdómen); são curtos e alinhados/planos no seu todo;

- repara na cabeça; consegues distinguir uma pequena mancha esverdeada ( sistema digestivo + órgãos vitais) e pouco mais que ocupam 2/3 da cabeça

PICT0026e-1.jpg

Fêmea:

- repara nos pleópodes; são longos e fazem uma convexidade no seu todo. Essa convexidade aumenta com a idade, chegando ao seu máximo quando a fêmea passa à fase adulta;

- repara na cabeça; consegues distinguir uma grande mancha castanha/esverdeada ( sistema digestivo + outros órgãos) e, atrás, o sistema de produção e armazenamento de ovos não fecundados ( a tal sela que falas). Tudo isto preenche a zona da cabeça por inteiro.

PICT0020e.jpg

PICT0044e-1.jpg

Estas diferenças são mais ou menos perceptíveis em indivíduos jovens mas quando chegam à maturidade sexual, não há que enganar.

Abraço,

André

Editado por André Silvestre

Caro André, uma vez mais o meu obrigado pela tua excelente explicação.

Sim, gosto de genética e sou criador de cães de exposição há cerca de 20 anos, portanto tenho a obrigação de já ter passado muito tempo a estudar e a meditar sobre este tema. Na criação de cães, a perseguição cega dos padrões de beleza levaram algumas raças a um estado de empobrecimento genético preocupante. Com efeito qualquer das raças oficialmente reconhecidas dispõem de uma variabilidade genética muito inferior à variabilidade do Panda Gigante! Mais ainda determinados caminhos de apuramento conduziram em alguns casos a animais que embora inquestionavelmente belos, são tão difíceis de manter em condições que quem uma vez tem um, não quer repetir... Pois, gosto de genética e gosto de filosofia, particularmente neste caso, da parte concernante à ética.

Mas com os camarões ainda estaremos muito longe de alcançar a redução preocupante que referi acima, pelo que compreendo quando me dizes que não devo vir fácilmente a ter problemas de consanguinidade.

A tua explicação sobre a sexagem foi muito simpática. As fotos, como já sabes, até porque toda a gente to diz repetidamente, são formidáveis.

Os teus Tiger são lindíssimos. Pessoalmente acho que será talvez a melhor espécie para compartilhar um aquário com Blue Pearl. Talvez daqui a uns meses eu também tente essa mistura, mas por agora ainda estou no "grau 1".

Já agora, tens alguma opinião sobre o meu "clarinho", ou só vendo? Fiquei um bocado pensativo com aquela hipótese que o Trocado levantou sobre uma possível doença. Existe alguma doença que provoque esse tipo de sintomas ou será apenas um grau de apuramento menos desenvolvido?

Obrigado.

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

Olá de novo Carlos,

Já agora, tens alguma opinião sobre o meu "clarinho", ou só vendo? Fiquei um bocado pensativo com aquela hipótese que o Trocado levantou sobre uma possível doença. Existe alguma doença que provoque esse tipo de sintomas ou será apenas um grau de apuramento menos desenvolvido?

Obrigado.

A hipótese que o Hugo ( Trocado) colocou sobre tratar-se de uma doença não é de descartar ( tal doença existe; o camarão fica com um aspecto aveludado, branco, principalmente na zona da cabeça/sistema reprodutor que tende a invadir os outros órgaos, acabando por ser fatal), embora eu nunca tenha presenciado tal manifestação na minha colónia de Blue Pearls ( e tive bastantes gerações antes de me desfazer deles). O que já presenciei e que acho que é a hipótese mais provável foi o facto de em cada geração, nascer um ou outro camarão branco ou com o aspecto leitoso que descreves, tratando-se simplesmente de indivíduos com pobre informação genética para a codificação da cor azul. A tendência é para a percentagem de indivíduos com essa característica aumentar nas gerações futuras, caso esses " tresmalhados" tenham hipótese de acasalar. A solução passa exactamente por remover esses indivíduos enquanto não chegam à maturidade sexual.

O facto de em cruzamentos entre Blue Pearls sairem uns camarões azuis e outros brancos/transparentes e de em cruzamentos entre White Pearls saírem apenas camarões brancos/transparentes, leva-me a crer que a cor azul é recessiva e só se manifesta quando os alelos recebidos de ambos os progenitores codificam para a cor azul. Por isso, não será difícil perdermos o tom azul forte a longo prazo se deixarmos os indivíduos " tresmalhados" proliferar à vontade, espalhando a sua informação genética.

Por último, uma foto bem tirada tiraria todas as dúvidas...

Abraço,

André

Pois é André, quero acreditar que seja esta segunda hipótese e não a doença, até porque não observo um aspecto "aveludado", mas sim "leitoso" (muito mais próximo das imagens que tenho visto de alguns Snowball fêmeas). Julgo que se fosse aveludado perderia aquele ar de boneco de vidro, não?

Todavia, parece-me que o melhor será desde já mantê-lo separado dos restantes. O problema agora é que o bicho vai ter de ficar dentro de uma maternidade, pois metê-lo no comunitário não me dá hipótese de voltar a vê-lo (é um plantado) e pô-lo no aqua do Betta ainda seria mais desastroso!...

De qualquer modo acho que conseguirei mantê-lo com estas condições por uns tempos. A Maternidade está praticamente encostada à saída do filtro tem lá um bocadinho de musgo e umas Cardamine a flutuar para lhe filtrar a luz. Agora é só ter o cuidado de ir renovando a agua umas 2 ou 3 vezes por dia e acho que se ele não morrer de stress também não vai morrer de intoxicação.

Fotos dele será difícil. A compacta que fazia macros pifou, a SLR não tem lente para macros e a luz é escassa... A lupa está algures dentro de uma das 600.000 gavetas que há cá em casa... se conseguir alguma coisa de jeito é claro que coloco para vocês verem.

Entretanto eles continuam a mudar de exoesqueleto. Parece-me que estão a mudá-lo em menos de uma semana. Nunca pensei que eles crescessem tão depressa!

Obrigado pelo apoio.

Um abraço,

Carlos

Olá

Bem depois do André postar pouco mais há acrescentar :(

Tal como já te referi na MP enviada, não te quis assustar, foi mais uma forma de te chamar atenção para esse camarão.

Pelo que dizes não aparenta ser doença, mas que há doenças há.

Apesar não me inclino muito para a doença, tinha em consideração aquilo que o André escreveu, pois é um facto que se esse camarão começar a procriar vais ter muitos mais iguais a ele.....

Se queres aumentar o número da colónia com camarões vindos de outro lado, faz isso já, assim a introdução é feita no ponto de partida.

P.S. Eu perdi a minha colónia de blue pearl devido a uma doença "leitosa".....

Boas Trocado, obrigado pela informação.

Lamento saber da tua colónia de Blue Pearl

Eu também espero que aqui por casa não seja nenhuma doença, mas vou ficar atento e se houver alguma novidade conto-vos.

Quanto ao aumentar a colónia, vou ver se encontro alguma coisa no fórum de VENDAS E TROCAS, se encontrar tudo bem, se não também não será grave.

Um abraço,

Carlos

Olá a todos.

Afinal parece-me que o meu grupinho de camarões está bem de saúde.

Como vos havia dito “isolei” o camarão esbranquiçado dentro de uma maternidade. Observei então que no dia seguinte ele já estava da côr dos coleguinhas!

Com alguma relutância e apesar de me fazer pena ver o bicho ali de castigo, conservei-o isolado mais um dia.

Entretanto, pude observar que “a fêmea?” também passou por um momento “em branco”, (note-se que “a fêmea?” e “o pequenino” são os únicos do grupo que eu consigo distinguir dos demais). Mas esse momento não passou de algumas horas...

Depreendo que estes camarões, pelo menos na sua fase juvenil, apresentam variações cromáticas, podendo em alguns momentos assemelharem-se a um Snowball, mas não só! (já observei momentos com uns mais acastanhados e outros mais azulados).

Suponho que estas variações cromáticas, quando não decorrentes de questões de saúde, podem decorrer de factores externos (características da agua), bem como de factores sociais (disposição resultante da interacção no grupo). Não descarto também a hipótese de esta ser a manifestação de um grau maior ou menor da qualidade cromática, mas para isso teria de isolar individualmente cada exemplar para poder identificá-los convenientemente.

Não sei se estarei a dizer um grande disparate, mas há pouco pude observar pela primeira vez, e passados cerca de 15 dias após a introdução dos exemplares neste aqua, que todo o grupo comia tranquilamente, apresentando uma cor razoavelmente uniforme em todos os exemplares.

Entretanto, a todos os que me ajudaram, bem como aos que têm tido interesse em seguir o post, acho que devo apresentar algumas imagens (se bem que mal focadas, mal fotografadas e lutando contra a falta de luz):

Exemplar em isolamento, após 24 horas de separação da colónia. (já quase que não está esbranquiçado, e na foto nem se nota)

09jan19bluepearl02ef3.jpg

Uma refeição entre amigos “azuis”

09jan19bluepearl56wp9.jpg

UFO !...

09jan19bluepearl82le9.jpg

Esta é a que eu chamo de “a fêmea?”. Se me conseguirem confirmar ou desmentir, agradeço.

09jan19bluepearl89ur3.jpg

Uma reunião de família

09jan19bluepearl98uj5.jpg

Obrigado a todos pela vossa disponibilidade, sobretudo ao Hugo e ao André que têm muito para nos ensinar sobre estes bicharocos.

Por mim, quando tiver novidades avisarei. Espero que corra tudo bem com estes meninos pois evidentemente já ando a pensar qual a nova espécie que poderá vir a fazer companhia a estes bichos (não se preocupem que isso será só daqui a uns tempos, e provavelmente num aqua maiorzinho).

Um abraço,

Carlos

boas, não insurgi até aqui pois chego sempre tarde e o Grande mestre André Silvestre e o Trocado já disseram tudo o que havia para dizer, vou falar agora pois consegui chegar primeiro que eles bigsmile

Exemplar em isolamento, após 24 horas de separação da colónia. (já quase que não está esbranquiçado, e na foto nem se nota)

09jan19bluepearl02ef3.jpg

que comida é aquela? parece ser OCEAN NUTRITION SHRIMP WAFERS, se assim for isso quer dizer que o camarão é bastante pequeno e que a sua coloração ainda está em desenvolvimento. mesmo assim arriscaria a dizer que se trata de uma femea

Uma refeição entre amigos “azuis”

09jan19bluepearl56wp9.jpg

aqui é um macho como podes ver pelos poliopodes "rectos" como o André descreveu

Esta é a que eu chamo de “a fêmea?”. Se me conseguirem confirmar ou desmentir, agradeço.

09jan19bluepearl89ur3.jpg

sim,parece realmente uma femea

Uma reunião de família

09jan19bluepearl98uj5.jpg

arrisco a dizer que se trata de um casal

Obrigado a todos pela vossa disponibilidade, sobretudo ao Hugo e ao André que têm muito para nos ensinar sobre estes bicharocos.

Por mim, quando tiver novidades avisarei. Espero que corra tudo bem com estes meninos pois evidentemente já ando a pensar qual a nova espécie que poderá vir a fazer companhia a estes bichos (não se preocupem que isso será só daqui a uns tempos, e provavelmente num aqua maiorzinho).

só uma coisa, quando avançares para outra espécie, muda de cor ;)

bannerShrimpscaping.jpg

Olá Carlos.

vou falar agora pois consegui chegar primeiro que eles

LOL... com esta tua conversa fico na dúvida se sou notívago por ser Carlos ou por ser Mocho!

que comida é aquela? parece ser OCEAN NUTRITION SHRIMP WAFERS, se assim for isso quer dizer que o camarão é bastante pequeno e que a sua coloração ainda está em desenvolvimento. mesmo assim arriscaria a dizer que se trata de uma femea

Ganda olho!!!... Tu conhece-las todas! Sim, tens razão em tudo, é Ocean Nutrition Shrimp Wafers e sim, é muito pequeno(a).

só uma coisa, quando avançares para outra espécie, muda de cor bigsmile

Pois claro! Com a minha idade, se continuo nos azuis, dentro de pouco tempo não os distingo! De qualquer modo também não tenho muitas hipóteses de continuar nesse tom. O ideal seria laranja, mas não conheço nada que se enquadre!

Obrigado pelos comentários individuais de cada imagem. Espero que tenhas razão e estejam cá mais de uma fêmea.

Um abraço,

Carlos

Olá Carlos.

LOL... com esta tua conversa fico na dúvida se sou notívago por ser Carlos ou por ser Mocho!

pois,eu por acaso venho muito a estas horas, mas esta semana é por entrar as 5h da matina, esta quase

Ganda olho!!!... Tu conhece-las todas! Sim, tens razão em tudo, é Ocean Nutrition Shrimp Wafers e sim, é muito pequeno(a).

deduzi, pois de entre a variadissima alimentação que disponho essa é a única com esse formato

Pois claro! Com a minha idade, se continuo nos azuis, dentro de pouco tempo não os distingo! De qualquer modo também não tenho muitas hipóteses de continuar nesse tom. O ideal seria laranja, mas não conheço nada que se enquadre!

Obrigado pelos comentários individuais de cada imagem. Espero que tenhas razão e estejam cá mais de uma fêmea.

Laranja, assim de repente só estou a ver os Neocaridina sp. "mandarine", Cardina cf. Propinqua ou os Orange Bee Shrimp.(caridina sp. (babaulti???))

bannerShrimpscaping.jpg

ena pá, isto assim é batota, onde anda o aviso sonoro do fórum quando vocês teclam!?!??! :)

Concordo com o carlos em questão de machos e fêmeas.

Laranja, assim de repente só estou a ver os Neocaridina sp. "mandarine", Cardina cf. Propinqua ou os Orange Bee Shrimp

São todos lindos, pois são.

Juntar dois camarões do mesmo género, Neocaridina, no mesmo aquário, penso que seja de evitar, não vão eles porem-se a brincar uns com os outros... Pelo menos não está nos meus planos.

Os Caridina cf. Propinqua são lindíssimos, mas desmotiva-me um bocado o facto de serem de ordem inferior.

Caridina cantonensis sp. "Orange Bee", seriam à partida os que desse grupo reuniriam mais condições para aminha preferência, não fosse a sua delicadeza e raridade!

Mas há outros candidatos:

Como já disse ao André, a combinação dos “Blue Pearl” com “Tiger” também me parece muito interessante. Então se fosse com uns “Super Tiger” era de uma pessoa se babar... o preço é que não motiva nada.

Mas ainda é muito cedo para eu me por a pensar nisso, por agora vou tentar fazer os meus “blue pearl” crescerem, entretanto mudarei de casa, remontarei os aquas e depois logo se vê.

ena pá, isto assim é batota, onde anda o aviso sonoro do fórum quando vocês teclam!?!??! :)

Quanto a ti Hugo, para a próxima vez vamos-te acordar. :( Está combinado!

Um abraço,

Carlos

• 4 semanas depois...

Boas pessoal,

a minha fêmea (creio que afinal pareçe que é só uma), perdeu a "sela" e ficou "esbranquiçada"!...

Os outros cinco nadam freneticamente pelo aquário. Quando eventualmente algum a encontra, pois ela tenta esconder-se entre as plantas, pareçe que lhe dá um "chega para lá"...

Tese:

- O "chega para lá" deve ser um "anda cá que eu tenho uma cantiga para te cantar"... LOL

- Como nos ultimos dias ela apresentava um azul mais intenso que todos os outros, talvez o "esbranquiçado" seja resultante da mudança do exoesqueleto (que afinal tanto pode ser observado nas fêmeas como nos machos).

- a "sela" despareceu talvez porque os ovos agora maduros devem ter passado para a "barriga", apesar de ainda serem "invisíveis" (pelo menos para os meus olhos cansados).

Agora só me resta esperar para ver se observo alguma outra alteração... Depois, eu conto-vos.

Um abraço,

Carlos

Olá C Mocho.

O chega para lá deve ser mais o estar frágil e não querer morrer tão cedo.

Os ovos de blue pearl são bem visíveis pois são escurinhos, por isso são fáceis de identificar.

Cá para mim ela não teve macho à altura e perdeu-se a oportunidade....

Perder a cor intensa e ficar mais esbranquiçada poderá ser realmente da troca de exosqueleto e aí se entendia o chega para lá de que falei no inicio.