Recommended Posts

Publicado

Tenho a minha colónia de Zoantus com os pólipos completamente fechados e andam nudibrânquios a passear sobre eles.

O que devo fazer?

Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar para resolver esta praga.

José Ferreira

Publicado: (editado)

Boas.

Será que podias meter foto ou descrever em pormenor os "seres" que estás a ver ??

Acho difícil serem nudibranquios, mas.....

Em todo o caso, fotos, descrição do bicho, e já agora SetUp do teu Aqua vinham a calhar.

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

João Judicibus

Publicado:
Boas.

Será que podias meter foto ou descrever em pormenor os "seres" que estás a ver ??

Acho difícil serem nudibranquios, mas.....

Em todo o caso, fotos, descrição do bicho, e já agora SetUp do teu Aqua vinham a calhar.

Abraço

Finalmente os pólipos abriram. Peguei no coral dentro de água e com uma pinça retirei todos os bicharocos que encontrei e que eram bem gordinhos. Depois desta limpeza os pólipos voltaram a abrir.

Obrigado

José Ferreira

Publicado:

Neste momento já não tenho qualquer dúvida que são efectivamente nudibranquios.

Inclusivamente consegui fotografar um e não há qualquer duvida. É igualzinho ao que tenho visto em algumas fotos.

Por prec aução e porque poderão estar depositados ovos no coral vou mergulhá-lo em Seachem Reef Dip, pois podem ter nascido entretanto mais nudibranquios.

José Ferreira

Publicado:

Inclusivamente consegui fotografar um e não há qualquer duvida. É igualzinho ao que tenho visto em algumas fotos.

Por prec aução e porque poderão estar depositados ovos no coral vou mergulhá-lo em Seachem Reef Dip, pois podem ter nascido entretanto mais nudibranquios.

José Ferreira

Boas, grd azar...

Podes colocar a foto que tirastes sff?

Obrg

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

José Ferreira

Espero que consigas tratar disso. Já tive nubis das Montiporas e deu-me cabo delas. Jáq agora, que tal colocar aqui a foto que tiraste para ficar junto do teu relato de forma a poder ajudar algumas pessoas que possam ter o mesmo?

Abraço.

Publicado:

A pedido do Filipe e do Pedro aqui vão umas fotos do bicharoco. As fotos são de péssima qualidade apesar da qualidade da máquina (Canon EOS 400D) e da lente (Canon Macro 100mm - 2,:mrgreen:. O fotografo é que não é mesmo famoso.

gallery_17219_1107_5058115.jpg

gallery_17219_1107_4095858.jpg

gallery_17219_1107_2286299.jpg

Cumprimentos

José Ferreira

• 2 semanas depois...
Publicado:

O tratamento resultou plenamente.

A colónia voltou a abrir com todo o seu esplendor e está mais bonita do que nunca.

Fica o registo para quem possa ter o mesmo problema.

José Ferreiea