Piteu Publicado Janeiro 17, 2009 Publicado Janeiro 17, 2009 Boas eu quero comprar uma lâmpada para plantados mas tive a pesquisar e já vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os Kelvin. queria saber se é verdade se uma lâmpada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
sergiocaneca Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 Boas eu quero comprar uma lâmpada para plantados mas tive a pesquisar e já vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os Kelvin. queria saber se é verdade se uma lâmpada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura Acho que pesquisas-te mal.....pesquisa mais..... Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Godlike Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 (editado) Os W numa forma que se perceba facilmente é a força de luz que a lampada tem... e a Temperatura de cor (kelvins) é a cor do espectro, ou seja, a cor da luz que vai desde o amarelado ao branco azulado... entre os 4200k a 8000k A de 10000k não é má... mas deve ser utilizada juntamente com outros espectros como 4200k, 6500k ou 8000k. Se for para funcionar apenas 1 lampada recomendo a de 6500k.. Referes 15w para 40cm de altura e 70LT de água.. o que é muito pouco, mesmo para as plantas mais faceis... Deves fazer um upgrade para no minimo de 30w a 40w... o ideial seria mesmo perto dos 50w como por ex: 3x 15w O membro sergiocaneca pode te dar uma ajuda nisso... fala com ele! Cumps Editado Janeiro 17, 2009 por Godlike Cumps
Piteu Publicado: Janeiro 17, 2009 Autor Publicado: Janeiro 17, 2009 pelo o que sei 10mil Kelvin faz com que os 15 wats entrem na agua como se não estivesse lá agua, se eu meter uma de 10mil Kelvin e meter uma de 30 wats é capaz de queimar as folhas das plantas já que os Kelvin serve para que a luz trespassa a agua facilmente... Ou não faz mal nenhum:§? Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Godlike Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 pelo o que sei 10mil Kelvin faz com que os 15 wats entrem na agua como se não estivesse lá agua, se eu meter uma de 10mil Kelvin e meter uma de 30 wats é capaz de queimar as folhas das plantas já que os Kelvin serve para que a luz trespassa a agua facilmente...Ou não faz mal nenhum:§? É verdade que espectros altos penetram melhor a água... mas não é como tu falas... como referi se apenas mantiveres lampadas de 10000k só te irá dar problemas... pois não tens um amplo espectro que as plantas podem usar! 40w a 50w não te irá queimar as plantas... Cumps
Piteu Publicado: Janeiro 17, 2009 Autor Publicado: Janeiro 17, 2009 ok obrigada já percebi! vou tratar disso... Abraços;) Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
sergiocaneca Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 É verdade que espectros altos penetram melhor a água... mas não é como tu falas... como referi se apenas mantiveres lampadas de 10000k só te irá dar problemas... pois não tens um amplo espectro que as plantas podem usar! 40w a 50w não te irá queimar as plantas... GodLike eu nao responderia melhor..... Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
machuqueiro Publicado: Dezembro 28, 2009 Publicado: Dezembro 28, 2009 eu tenho um aqua só com uma calha de 15w desgraçadas das plantas a lampada original branca de 6000 k dava um ara demasiado lixiviado ao aqua entretanto apos falar com varias casa todas me aconselharam 10000k como nao encontrei no dia que sai á rua pra gastar €€€€€ e encontrei uma sera blue sky royal , adorei o aspecto branco mas com um certo ton azulado as plantas ficaram com um belo ar de verdinho vivo e os peixes até reluzem mas a lampada tem 12000k e um espectro de muitos verdes e azuis axam k me vai dar problemas? crescimento das plantas? é que eu com a lampada original estava com bastantes problemas elodias a perder folhas e valisnerias a ficarem transparentes e todas a ficarem acastanhadas sera que com a nova lampada vai piorar? nota o meu aqua tem substrato da tetra e tenho usado o ferropol da jbl para as alimentar helllllllppp me
Piteu Publicado: Janeiro 4, 2010 Autor Publicado: Janeiro 4, 2010 eu tenho um aqua só com uma calha de 15w desgraçadas das plantasa lampada original branca de 6000 k dava um ara demasiado lixiviado ao aqua entretanto apos falar com varias casa todas me aconselharam 10000k como nao encontrei no dia que sai á rua pra gastar €€€€€ e encontrei uma sera blue sky royal , adorei o aspecto branco mas com um certo ton azulado as plantas ficaram com um belo ar de verdinho vivo e os peixes até reluzem mas a lampada tem 12000k e um espectro de muitos verdes e azuis axam k me vai dar problemas? crescimento das plantas? é que eu com a lampada original estava com bastantes problemas elodias a perder folhas e valisnerias a ficarem transparentes e todas a ficarem acastanhadas sera que com a nova lampada vai piorar? nota o meu aqua tem substrato da tetra e tenho usado o ferropol da jbl para as alimentar helllllllppp me Boas tens muitos kelvins, só tens agora essa lâmpada? Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
machuqueiro Publicado: Janeiro 4, 2010 Publicado: Janeiro 4, 2010 Boas tens muitos kelvins, só tens agora essa lâmpada? infelizmente o meu aqua só permite uma lampada de 15w t8 mas em casa tenho: a de origem branca com 6500 k axo eu uma aqua glo tem uns 18 000 k e o aqua fica quase as escuras esta da sera blue sky 12000 e uma sun glo que diz ser igual ao esprectro do sol vim agora da avipeixe onde o pessoal simpatico disse me experimenta a meter a sun glo e reduz para 8 horas de iluminação!!! vamos a ver o resultado, inclusive disseram me que a sun glo ao fim de um mes de uso perde aquele efeito amarelado ( que eu não gosto, fica com aspecto de aquario para lagartos do deserto...) e que vai ficando mais branca acabei de trocar a blue sky pela sun glo e realmente nota se que tem muito mais iluminação vamos a ver se resulta
Piteu Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 infelizmente o meu aqua só permite uma lampada de 15w t8 mas em casa tenho: a de origem branca com 6500 k axo eu uma aqua glo tem uns 18 000 k e o aqua fica quase as escuras esta da sera blue sky 12000 e uma sun glo que diz ser igual ao esprectro do sol vim agora da avipeixe onde o pessoal simpatico disse me experimenta a meter a sun glo e reduz para 8 horas de iluminação!!! vamos a ver o resultado, inclusive disseram me que a sun glo ao fim de um mes de uso perde aquele efeito amarelado ( que eu não gosto, fica com aspecto de aquario para lagartos do deserto...) e que vai ficando mais branca acabei de trocar a blue sky pela sun glo e realmente nota se que tem muito mais iluminação vamos a ver se resulta Ok. mas olha que o problema também é da fraca luz que tens experimenta fazer um dye;) eu passei o meu agora para a 18 k vinha mais duas de 20 watts costou a fazer mas deu resultado e foi barato fui aos chineses e eles tinham la lol. e o espectro é bom é de 6700 k :D Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
machuqueiro Publicado: Janeiro 7, 2010 Publicado: Janeiro 7, 2010 Ok. mas olha que o problema também é da fraca luz que tens experimenta fazer um dye;) eu passei o meu agora para a 18 k vinha mais duas de 20 watts costou a fazer mas deu resultado e foi barato fui aos chineses e eles tinham la lol. e o espectro é bom é de 6700 k :D Piteu desculpa lá mas o k é um dye !?!!! explica me la isso que ainda sou loiro nesta materia olha entretanto meto aki foto da ultima troca de plantas, tenho adicionado o ferropol ainda não tenho algas mas ja só encontrei um resto de planta a boiar quando normalmente tinha sempre uns 3 ou 4 todos dias, parece que melhorou.... entretanto tenho uma "praga" de moly´s estive 2 dias fora hoje cheguei a casa tinha +/- 30 molyzitos http://s869.photobucket.com/albums/ab251/machuqueiro/
Piteu Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Publicado: Janeiro 7, 2010 (editado) Piteu desculpa lá mas o k é um dye !?!!! explica me la isso que ainda sou loiro nesta materia olha entretanto meto aki foto da ultima troca de plantas, tenho adicionado o ferropol ainda não tenho algas mas ja só encontrei um resto de planta a boiar quando normalmente tinha sempre uns 3 ou 4 todos dias, parece que melhorou.... entretanto tenho uma "praga" de moly´s estive 2 dias fora hoje cheguei a casa tinha +/- 30 molyzitos http://s869.photobucket.com/albums/ab251/machuqueiro/ É cenas feitas por ti de modo a melhorares etc por exemplo modificares a tua calha ja é um diy;) Editado Janeiro 7, 2010 por Piteu Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
machuqueiro Publicado: Janeiro 8, 2010 Publicado: Janeiro 8, 2010 É cenas feitas por ti de modo a melhorares etc por exemplo modificares a tua calha ja é um diy;) então ja fiz uma coloquei dentro da calha um reflector da jbl cortado á medida, melhorou bastante a luz :D
Piteu Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Publicado: Janeiro 8, 2010 então ja fiz umacoloquei dentro da calha um reflector da jbl cortado á medida, melhorou bastante a luz Lol vai a secção diy que tem lá muitas coisas feitas pelos membros que te darão jeito;) Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Recommended Posts