Piteu Publicado Janeiro 17, 2009 Publicado Janeiro 17, 2009 Boas eu quero comprar uma lampada para plantados mas tive a pesquisar e ja vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os kelvins. queria saber se é verdade se uma lampada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 Na secção "plantas" podias ter mais opiniões e mais especificas.Não posso ajudar mais nisso.Eu e plantas ainda nos andamos a conhecer já que as algas as conheço á bastante tempo :D Citar O meu feedback
Piteu Publicado: Janeiro 17, 2009 Autor Publicado: Janeiro 17, 2009 ok obrigada;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 (editado) Quem te disse que nem so os Watts interessava estava certissimo. Quem te disse que eram os Kelvins o mais importante, pregou-te uma valente peta Primeiro tens de saber que há diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes e cada lâmpada tem uma capacidade de iluminar diferente, pelo que regras baseadas em watts estão à partida erradas, apenas têm por objectivo dar-nos uma orientação em relação à potencia razoável para os nossos aquários. Dai ter surgido primeiro a regra de 1W/L e depois uma regra de calculo baseada na iluminação que Takashi Amano usava nos seus plantados e que prevê que a regra de 1W/L não é linear e que é necessário mais do que 1W/L em aquários com menos de 100L e menos de 1W/L em aquários maiores. Assim sendo, e partindo do principio que estas a falar de uma lampada T8 (fluorescentes mais grossas), 18W é francamente pouco... devias apontar para pelo menos uns 70W T8 ou no caso de lâmpadas T5 (dao mais luz com menos consumo) entre 50 e 70W. Mas isto depende das plantas que queres colocar... se for para plantas simples 0,5W/L com lampadas T8 chega, mas para exigentes, nunca menos de 0,8W/L T8. Os kelvins é a cor da lampada... deves optar por lampadas entre 4200K e 10000K, sendo que as mais indicadas sao de 6500K. Editado Janeiro 17, 2009 por Diogo HC Matias Citar
npinto Publicado: Janeiro 18, 2009 Publicado: Janeiro 18, 2009 Só para completar alguma informação que já te deram, dá uma vista de olhos nestes sites: Aqui Aqui ou Aqui Desculpa la nao responder directamente, mas acho que esses artigos dão muita informação. Abraço, Nuno Pinto Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Piteu Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Publicado: Janeiro 18, 2009 ok obrigada a todos;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Recommended Posts