Ajuda! aquario com MUITAS algas!


Saalfeld

Recommended Posts

Boa tarde.

 

O que se passa é o seguinte:

 

eu sempre tive bastantes algas.. mas agora.. está muito pior. Eu criei este topico para ver se os aquariofilistas mais experientes me podiam dar uma ajuda. Aqui fica uma fotografia.

 

dsc06430dz5.th.jpg

 

Desde já Obrigado.

 

Com os meus cumprimentos, Saalfeld

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para nós te ajudar-mos tens de nos ajudar..

 

Farto-me de repetir em todos os tópicos.. Onde está o Setup do aquário? Valores dos testes?

 

Aqui podes ver um tópico onde está uma ficha para seguires o modelo. Vais ver como é muito mais fácil ajudar-te.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok. entao aqui vai ;)

 

Descrição detalhada do Problema: invasao de Algas.

 

Testes Efectuados: Ph - 6,5/ No3 - entre 20 e 40 / No2 - 0 / Gh - 2 /Kh - 0

 

Fertilização:Nao todas as semanas, so em algumas.

 

Substrato usado: Akadama

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:55 wats por lampada. 2 lampadas. 1 azul e 1 branca

 

Capacidade total do aquário em litros: 202.5 Litros Brutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses nitratos (NO3) têm de vir mais para baixo. Faz tpa's até os estabilizar (água para as tpa's não convém ter nitratos) para baixo dos 10ppm. Não esquecer que os nitratos e fosfatos (os mais importantes para a proliferação de algas) deverão estar equilibrados numa relação de:

 

nitratos - 5ppm / fosfatos - 0.5ppm

nitratos - 10ppm / fosfatos - 1ppm

nitratos - 20ppm / fosfatos - 2ppm

 

Tenta remover o máximo de algas que consigas à mão, ser rigoroso nas tpa's e nas fertilizações, fornecendo todos os micro e macro nutrientes nas proporções correctas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses nitratos (NO3) têm de vir mais para baixo. Faz tpa's até os estabilizar (água para as tpa's não convém ter nitratos) para baixo dos 10ppm. Não esquecer que os nitratos e fosfatos (os mais importantes para a proliferação de algas) deverão estar equilibrados numa relação de:

 

nitratos - 5ppm / fosfatos - 0.5ppm

nitratos - 10ppm / fosfatos - 1ppm

nitratos - 20ppm / fosfatos - 2ppm

 

Tenta remover o máximo de algas que consigas à mão, ser rigoroso nas tpa's e nas fertilizações, fornecendo todos os micro e macro nutrientes nas proporções correctas.

 

Cumps

 

Relação de 1:10 de P:N ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os valores de macro nutrientes já foram explicados de N P K.

 

Mas pela foto isso tá muito mau... e difcilmente vais conseguir recuperar o aquario... acho que devias pensar em remontar o aquario.

 

Essas filamentosas.. é resultado de Nitratos elevados.... os nitratos são provenientes das fezes dos peixes... possivelmente tens excesso de fauna.. ou o filtro já devia ser limpo a muito tempo.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para além de tudo o que foi explicado até agora, aumenta a circulação da àgua, tenta reduzir a carga orgânica do aqua, e se tiveres, podes carregar um pouco mais no CO2 que injectas.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

É o seguinte:

 

Eu já estive a falar com o meu pai, e ele concordou que eu podia remontar o aquario.

 

Eu em principio Vou faze-lo.

 

Mas antes disso vou tentar combater as algas com " TetraAqua, Algumin".

 

Isso vai fazer mal a fauna do aquario?

 

Desde ja muito obrigado, Manuel Saalfeld.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... esses alguicidas sempre me deixaram de pé atrás... especialmente quando no rotulo apenas diz que mata as algas, não diz mais nada sobre ele.

É mais importante manteres o aquario controlado depois da remontagem que gastares dinheiro em banha da cobra!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes disso vou tentar combater as algas com " TetraAqua, Algumin".

 

Isso vai fazer mal a fauna do aquario?

 

Alguicídas apenas te ajudam a resolver parte do problema, nunca eliminando o mal pela raiz.

A chave para um aquário sem algas é estar bem equilibrado em termos de nutrientes.

 

Sem ver o rótulo do produto, posso dizer que geralmente este tipo de produtos são ricos em Cobre(Cu) que poderá ser prejudicial em seres mais sensíveis a este nutriente (caso dos invertebrados).

 

Para além de tudo o que foi explicado até agora, aumenta a circulação da àgua, tenta reduzir a carga orgânica do aqua, e se tiveres, podes carregar um pouco mais no CO2 que injectas.

 

Só vale a pena aumentar a injecção de CO2 caso a iluminação acompanhe o aumento, assim como a fertilização com potássio.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Desde ja, quero agradecer a ajuda que todos me tem dado!

 

Eu so pus o alguicida mesmo em ultimo caso! Porque se este nao resultar ( provavelmente nao vai.. )

 

Eu vou remontar o Aquario e fazer as coisas com calma para nao cometer erros.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Desde ja, quero agradecer a ajuda que todos me tem dado!

 

Eu so pus o alguicida mesmo em ultimo caso! Porque se este nao resultar ( provavelmente nao vai.. )

 

Eu vou remontar o Aquario e fazer as coisas com calma para nao cometer erros.

 

Cumprimentos.

 

 

E é o melhor que fazes..

 

Após estar desmontado dá um banho de água a ferver no aquário, troncos, pedras e areão.

Lava muito bem todos os equipamentos e se usares as mesmas plantas lava-as muito bem para retirar as algas e corta as folhas mais criticas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá vou eu passar um dia inteiro a tomar conta do aquario :(

 

 

Agora, vou ver se peço ajuda a um amigo meu ( Membro deste forum, Chamado JPP) a ver se ele quer vir dar-me uma maozinha ;)

 

Obrigado pela ajuda.. e ja agora, passo a akadama pela agua a ferver??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Não percebo porque recomendam a pessoa a remontar o aquário... e se o problema voltar a acontecer? Volta a remontar? Talvez...

 

1º deverias de perceber o que está mal, onde erraste, ser paciente e teres algumas regras básicas; porque se te voltar a acontecer o mesmo, lá voltamos á velha questão... remontar o aquário!

 

Motivos que levaram ao aparecimento das algas:

 

  • Níveis baixos de CO2
  • Falta de manutenção
  • Níveis baixos de nutrientes

Como resolver:

 

  • Aumentar os niveis de CO2
  • Acertar o fotoperiodo para 8h diárias
  • Fertilizar o aquário de acordo com as necessidades e parametros
  • Adicionar Caridinas japonicas e Crossocheilus siamensis (Eles comem algas!!!)
  • Limpar as algas com o uso de uma pequena escova
  • Sinfonar o fundo do aquário
  • Limpar filtro
  • Reduzir á alimentação do peixes
  • Fazer algumas TPAS para eliminar nutrientes em excesso e repor os que estão em falta.

Informação obtida num Google perto de si!

 

Remontar ou desistir não é solução!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais