IValeriano Publicado Janeiro 17, 2009 Share Publicado Janeiro 17, 2009 (editado) Boas, ja a algum tempo que não postava nada por aqui, pois o tempo n tem sido muito. Tenho 2 escalares num aquario comunitario de 120 litros. Ontem para minha surpresa pois pensava que ainda eram demasiado jovens, fizeram uma postura, que infelizmente não vi, no cano do filtro que é um sitio liso em que os ovos aderem. Pelo que ja tive a ler por ai a criação de escalares em aquario comunitario e quase impossivel, e eu também não sei nada de criaçao de escalares, pois ainda so criei mollys e guppys. o aquario em que eles se encontram tem também 4 bebados, 3 corys, 1 ancistros, 2 botia palhaço e 2 combras kully, e nenhum peixe dos outros se aproxima agora do canto deles. será que se consegue salvar algum alevim da postura no comunitario? é que também não sei os cuidados que ter, como a alimentaçao se a postura correr bem. cumps Editado Fevereiro 20, 2009 por IValeriano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Janeiro 17, 2009 Share Publicado: Janeiro 17, 2009 Boas com os peixes que tens podes ter alguma sorte e conseguires escapar algum alevin ...no entanto o que pode passar-se é que os pais podem comer os pequenos se sentirem ameaçados. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 17, 2009 Share Publicado: Janeiro 17, 2009 A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André_Mestre Publicado: Janeiro 17, 2009 Share Publicado: Janeiro 17, 2009 Boas, ja a algum tempo que não postava nada por aqui, pois o tempo n tem sido muito. Tenho 2 escalares num aquario comunitario de 120 litros. Ontem para minha surpresa pois pensava que ainda eram demasiado jovens, fizeram uma postura, que infelizmente não vi, no cano do filtro que é um sitio liso em que os ovos aderem. Pelo que ja tive a ler por ai a criação de escalares em aquario comunitario e quase impossivel, e eu também não sei nada de criaçao de escalares, pois ainda so criei mollys e guppys. o aquario em que eles se encontram tem também 4 bebados, 3 corys, 1 ancistros, 2 botia palhaço e 2 combras kully, e nenhum peixe dos outros se aproxima agora do canto deles. será que se consegue salvar algum alevim da postura no comunitario? é que também não sei os cuidados que ter, como a alimentaçao se a postura correr bem. cumps Boas, a mim aconteceu-me a mesma coisa há uns meses, os outros peixes tambem nao se aproximavam do ninho dos escalares, mas dois dias depois deles nascerem, estive a vê-los estava tudo bem, meia hora depois fui lá ver outra vez, e não sobrava nenhum para a amostra. Espero que tenhas melhor sorte, e já agora coloca fotos...cumpr.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 18, 2009 Boas, tive o dia fora de casa e agora quando cheguei vejo que já não restam quase ovos nenhums. Provavelmente foram comidos pelo escalar. A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso Eu tenho outros 2 aquarios, um de 75 litros com mollys e outro de 35 litros com alevins de mollys. O que já pensei foi mudar as mollys para o aquario para junto dos alevins e ficar o de 75 litros para os 2 escalares. Pois assim aumentaria a percentagem de sucesso duma ninhada. Uma duvida que me surgio foi que quando vi os ovos de manha, estava sempre um escalar por perto, sempre o mesmo e tentava sempre afastar o outro escalar com bicadas, até notei algumas feridas no outro escalar. será este comportamento normal? Será que são mesmo um macho e uma femea, ou duas femeas? cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 18, 2009 Share Publicado: Janeiro 18, 2009 O melhor era mudares apenas os ovos,tinhas mais segurança.Mal fizessem a postura e fertilização mudavas os ovos para um aquário vazio,pode ser o mais pequeno que tenhas.Aquando a postura dá para ver se é casal ou 2 fêmeas.O ovopositor da fêmea é maior e mais grosso que o do macho.Só mesmo na postura é que sabes qual é o macho e a fêmea.É normal a agressividade para com os outros,tentam defender os ovos mas ou com o medo comeram os ovos ou distraíram-se e o ancistru teve lanche.Mas lê o link que te deixei,foi por ai que eu me guie O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 18, 2009 Boas deixo aqui algumas fotos dos escalares e do que resta da postura. o que resta da postura, muito pouco comparado com o que havia ontem. Este penso que seja escalar femea devido a ter o ovopositor maior. Este penso que se trata do macho. (gostaria se pudessem confirmar) e aqui os 2 escalares. A femea é a que tem o comportamento mais agressivo dando varias bicadas ao outro escalar. Vamos ver se ainda nasc alguma coisa desta postura. cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cristovao Publicado: Janeiro 18, 2009 Share Publicado: Janeiro 18, 2009 quanto aos sexos tas certo :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 18, 2009 Share Publicado: Janeiro 18, 2009 Correctissimo á cerca dos sexos.Eu optava como te disse por um aquário á parte é que ai vai ser mesmo difícil safares alguns,senão impossível quase. O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 19, 2009 (editado) Correctissimo á cerca dos sexos.Eu optava como te disse por um aquário á parte é que ai vai ser mesmo difícil safares alguns,senão impossível quase. Boas. Os ovos desapareceram todos durante esta noite. Devem ter sido todos comidos. Gostaria de seguir o concelho, e meter os escalares num aquario a parte que tenho com 60C*30L*40A que tem 72 litros. quando posso esperar por uma proxima postura? o aquario tem de ser só agua e vidro? ou terá de ter decoraçao? outra duvida que tenho é que nesse aquario tenho um filtro interno de 320 litros hora, será suficiente? é que tenho parado um fluval 104, mas não tem colonia de bacterias Ps: comprar o filtro de esponja está por agora fora de questão cumps Editado Janeiro 20, 2009 por IValeriano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Janeiro 21, 2009 Share Publicado: Janeiro 21, 2009 o aquario convem ter so agua e vidro para facilitar a limpeza do mesmo. nesse aquario convem ou filtro de esponja ou pedra difusora acompanhada de trocas de aguas diarias de pelo menos 20% limpando sempre o fundo, isto durante as primeiras 2/3 semanas depois tem que ser mesmo com filtro. quanto a postura cada casal tem o seu tempo mas pelo menos 7 dias devem tar sem desovar. AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Janeiro 23, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 23, 2009 o aquario convem ter so agua e vidro para facilitar a limpeza do mesmo.nesse aquario convem ou filtro de esponja ou pedra difusora acompanhada de trocas de aguas diarias de pelo menos 20% limpando sempre o fundo, isto durante as primeiras 2/3 semanas depois tem que ser mesmo com filtro. quanto a postura cada casal tem o seu tempo mas pelo menos 7 dias devem tar sem desovar. obrigado pela explicação. A ver se esta semana trato do aquario e limpo-o para depois la po fim da outra semana colocar la os escalares a ver se desovam. cump Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ecavaco Publicado: Janeiro 23, 2009 Share Publicado: Janeiro 23, 2009 eu tive ovos num aqua só para isso ontem eram montes deles e hoje de manhã estavam meia duzia. Acho que os pais os comeram. Tirei os pais e pus uma difusora a 5cm dos ovos para ver se ao menos estes não fungam. Bom mas de dentro de 7 dias devem por mais não me chateio muito. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 3, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 3, 2009 Boas. Venho ca dar novas noticias. Os escalares foram mudados para um aquario nu de 70 litros. meti 80% de aqua do aquario onde estavam e 20 e agua nova. A femea está um pouco cheia desde ontem, vamos la ver se fazem a postura. cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Fevereiro 3, 2009 Share Publicado: Fevereiro 3, 2009 (editado) agora é so começarem a limpar o local e desovarem. ja teem os orgaos genitais a vista? Editado Fevereiro 3, 2009 por Grilo AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 3, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 3, 2009 agora é so começarem a limpar o local e desovarem. ja teem os orgaos genitais a vista? Boas. a femea tem o ovopositor saido, mas o macho esta escondido. ela esta um pouco agressiva com ele. não sei o que se passa. mais logo meto fotos! cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Fevereiro 3, 2009 Share Publicado: Fevereiro 3, 2009 ele so no proprio dia é que fica a vista, ela é 1/2 dias antes. quando é para desovarem ficam sempre agressivos o macho com a femea mas tambem acontece o contrario AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 6, 2009 (editado) Boas, aqui ficam as fotos prometidas dos peixes. foram com o telemovel pois não teo a camara cá. depois tiro algumas ao aquario Nas fotos nota-se que a femea esta cheia, e os orgãos estão de fora. Hoje apanhei eles a limparem uma anubia que tenho no aquario. cumps Editado Fevereiro 6, 2009 por IValeriano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Fevereiro 6, 2009 Share Publicado: Fevereiro 6, 2009 estao mesmo preparados para a desova. so nao é muito bom ser numa anubia porque so consegues tirar os ovos cortando a folha coloca algo onde possam desovar que seja facil remover do aquario AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 6, 2009 estao mesmo preparados para a desova. so nao é muito bom ser numa anubia porque so consegues tirar os ovos cortando a folha coloca algo onde possam desovar que seja facil remover do aquario Boas Já fizeram a postura, no sitio onde eu esperava, na anubia. Tenho de a remover no aquario? Eles estão sozinhos num aquario só com vidro e umas pedras a segurar 2 anubias, que foi propositado para eles fazeem a postura. Quando puder meto fotos!! cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Grilo Publicado: Fevereiro 6, 2009 Share Publicado: Fevereiro 6, 2009 se estao sozinhos de preposito podes ou nao remover. eu deixava estar para ver como corria, se os comessem muitas vezes optava por retirar AnDrE KaRmO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
1984event Publicado: Fevereiro 7, 2009 Share Publicado: Fevereiro 7, 2009 ele so no proprio dia é que fica a vista, ela é 1/2 dias antes. quando é para desovarem ficam sempre agressivos o macho com a femea mas tambem acontece o contrario Boas Tenho um casal comprovado de escalares sendo que ja levaram criaçoes anteriores ate ao fim. Neste arranjei um aqua de 96l so para eles , exclusivamente vidro, filtros e duas anubias. A femea ja anda com o ovopositor exteriorizado ha imenso tempo e por vezes tem comportamento igual ao que antecede a postura ou seja limpeza das folhas etc. mas posstura e que nao ha para ninguem.... Alguma explicação? ou acham que estao a espera que o abono familiar aumente para ter mais filhos? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 7, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 7, 2009 Boas, os ovos vão ficar ao cuidado dos pais, vamos ver como se dão . deixo aqui as prometidas fotos da postura e do aquario onde eles estão. Agora, em quantos dias se dará a eclosão? o que tenho lido por ai são 3 dias. Já agora, devo mudar a água nestes dias? eu tneho mudado todos os dias, mas agora com a pustura lá tambem devo mudar ou deixo de fazer as tpa's?? cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 7, 2009 Share Publicado: Fevereiro 7, 2009 A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso Leste o artigo? O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
IValeriano Publicado: Fevereiro 7, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 7, 2009 Li sim. Está muito bem explicado, mas surgiu me essa duvida pois em conversa com o senhor da loja oonde me dirijo, este disse que não deveria mudar a agua enquanto não nascessem. cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts