CPicoto Publicado Janeiro 16, 2009 Publicado Janeiro 16, 2009 Olá a todos, Acho o site maravilhosamente organizado e interessante e pelo que tenho aqui visto, acho que estão aqui as pessoas ideais para me ajudar. Estou a pensar arranjar um aquário 60X30X40 de 70L e preciso de ajuda quanto aos componentes do aquário. De início penso colocar apenas rocha viva e um ou dois peixes (a.percula) mas mais tarde (talvez muito mais tarde ) posso introduzir alguns corais (dos chamados "leather", dos mais fáceis de tratar.) Já andei a procurar os diversos componentes. Vou colocar aqui os nomes e gostava que me ajudem a saber se são os correctos, se há alguma coisa a mais ou em falta. (Alguns eu coloquei vários nomes, pois não sei se se adaptam à água salgada nem se são os indicados). Filtro - Sera Internal Filter 150 - Hobby Gully-Filter - Tetratec Brillant Filter Termóstato - Juwel Automatic Heater 50w Escumadeira - ab Aquamedic Miniflotor Air Pump para a escumadeira - Hydor Air Pump ARIO 2 Hidrometro - Resun Densimeter Bomba de retorno - Aquabee UP 300 (se utilizar várias Air Stones continua a ser necessária a bomba de retorno?) Substrato - estou a pensar usar aragonite (li que ajuda a regular o pH) mas não sei qual o tamanho do grão recomendado, se de 1 ou 2.5 mm? Sal - estou a pensar usar Instant Ocean. Luz - quantos watts são necessários por litro (contando que mais tarde poderei introduzir corais com necessidade de luz baixa/média? Estava a pensar usar das T8. Estou aberta a sugestões Um abraço
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 16, 2009 Publicado: Janeiro 16, 2009 Filtro - Sera Internal Filter 150 - Hobby Gully-Filter - Tetratec Brillant Filter Esquece esta parte, não necessitas de filtros. A filtragem é feita pelo escumador e rocha viva. Termóstato - Juwel Automatic Heater 50w Acho que deves ter pelo menos cerca de 75w, mas 100w era o ideal. Escumadeira - ab Aquamedic Miniflotor Air Pump para a escumadeira - Hydor Air Pump ARIO 2 Dá bem para o teu aqua. Bomba de retorno - Aquabee UP 300 (se utilizar várias Air Stones continua a ser necessária a bomba de retorno?) Para teres uma bomba de retorno, vais ter sump? Substrato - estou a pensar usar aragonite (li que ajuda a regular o pH) mas não sei qual o tamanho do grão recomendado, se de 1 ou 2.5 mm? eu gosto muito da aragonite fina, mas levanta facilmente, por isso vou para a de 2,5mm Luz - quantos watts são necessários por litro (contando que mais tarde poderei introduzir corais com necessidade de luz baixa/média? Estava a pensar usar das T8. O ideal é teres 1w/l (70w). Não vais ter uma grande iluminação com T8, mas com T5 já era diferente. Falta a circulação. Deves ter 2 bombas com cerca de 700lt/h ou um pouco mais. Mais dúvidas? MEGA ARQUIVO
CPicoto Publicado: Janeiro 17, 2009 Autor Publicado: Janeiro 17, 2009 Muito obrigado pela resposta. Não vou ter SUMP, mas enganei-me. Eu não queria dizer bomba de retorno mas sim de circulação.
octopus Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 Boas, Dá qui uma olhada. As variações não são muitas, devido à pequena diferênça de litragem. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0&start=0 Abraço, Paulo
CPicoto Publicado: Janeiro 17, 2009 Autor Publicado: Janeiro 17, 2009 Acho que vou arranjar uma bomba de circulação de 1000L/h e uma de 600L/h. Já agora, qual a bomba que deveria "apontar para a rocha" a de 1000 ou a de 600?
octopus Publicado: Janeiro 17, 2009 Publicado: Janeiro 17, 2009 (editado) Acho que vou arranjar uma bomba de circulação de 1000L/h e uma de 600L/h. Já agora, qual a bomba que deveria "apontar para a rocha" a de 1000 ou a de 600? As duas a apontar em diagonal para o centro do vidro da frente. A de 1000 mais para a superfície e a de 600 ligeiramente mais para baixo. Se possível, coloca uma de 300 por trás da rocha viva, para não deixar acumular detritos, de preferência, do lado da de 1000, virada para a de 600. De início penso colocar apenas rocha viva e um ou dois peixes (a.percula) mas mais tarde (talvez muito mais tarde ) posso introduzir alguns corais (dos chamados "leather", dos mais fáceis de tratar.) Neste caso, depois da Rocha Viva, começa po colocar corais moles que consomem nutriente e ajuda na ciclagem --- Xénias, Sinulária e sarcophyton. Depois de todos os parâmetros estabilizados, mete então os peixes. Abraço, Paulo Editado Janeiro 17, 2009 por octopus
CPicoto Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Publicado: Janeiro 19, 2009 Ok. Entendido Obrigada por me tirarem as dúvidas. (Depois de conversar mais um pouco com a minha família decidimos afinal fazer o aquário de água doce , e depois quando o "orçamento" for "de jeito" e toda a família estiver acostumada mudamos para o salgado). Mesmo assim, agora que já tirei as dúvidas e tenho os componentes do aquário planeados, a mudança para a água salgada torna-se mais simples.
Recommended Posts