manuelp Publicado Janeiro 15, 2009 Publicado Janeiro 15, 2009 Olá amigos preciso de ajuda urgente porque a minha Frontosa está com uma especie de furunculo ou verruga esbranquiçada por cima de um olho, tem aí uns 2mm e eu não sei como a curar..... Por favor ajudem-me porque gosto muito deste peixe, porque o tenho há 3 anos e não o queria perder... já pesquisei mas não sei como o curar.....o que devo fazer? obrigado
aquaben Publicado: Janeiro 16, 2009 Publicado: Janeiro 16, 2009 Boas Podes tirar uma foto disso? Diz os parâmetros da água (pH,GH, temp. e que tipo de sais usas…) E se não for pedir muito avisa-me por MP para vir ver a foto aqui, não quero adiantar nada sem ver isso pode ser muita coisa, mas esperemos que não seja nada de grave. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
manuelp Publicado: Janeiro 16, 2009 Autor Publicado: Janeiro 16, 2009 Boas José tudo bem? Nós conhecemos-nos pessoalmente, por falar nisso estás melhor?? Obrigado pela resposta mas estou mesmo à nora, não sei o que o peixe possa ter. Quanto aos parametros, eu na altura disse-te que me limito aos testes normais sem quaisquer aditivos para ciclideos africanos.....como não pretendo fazer criação as coisas têm andado bastante bem nestes 3/4 anos. Acho mesmo que não é um problema da água porque todos os outros peixes estão impecáveis e este, que até é o maior, é que está com aquilo.....no FDS vou tentar tirar umas fotos e envio-tas. mais ninguém me pode ajudar???? ninguém sabe o que poderá ser? não existe nada que eu possa fazer para resolver o problema rápidamente?? AJUDA PLEASE. Obrigado
aquaben Publicado: Janeiro 16, 2009 Publicado: Janeiro 16, 2009 Manuel o facto de a tua Frontosa ter apanhado um “parasita” (supostamente), não tem relação directa com os parâmetros não estarem próprios para os Tanganyikas, mas uma coisa é certa em pH acima dos 8.2 e durezas acima dos 16, raramente aparecem doenças…e no caso das frontosas (e isso acho que te disse), a adição de sulfato de magnésio é muito importante para se manterem saudáveis… Muito possivelmente o que ele tem é um parasita externo, agora resta saber qual…introduziste recentemente algumas plantas? Podes iniciar um tratamento para parasitas externos, mas se for o “verme de ancora”, de nada vai servir os medicamentos normais para parasitas externos… Mete sulfato de magnésio e visto que a frontosa está fraca terás de triplicar a dose normal que é de 1 colher de sopa por 50lt…assim mete 3 colheres de sopa por 50lt…isso não vai matar o parasita mas vai facilitar a restabelecer a saúde da frontosa… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
manuelp Publicado: Janeiro 16, 2009 Autor Publicado: Janeiro 16, 2009 Sim já tinhamos falado sobre isso, mas também te disse que na altura, há uns 4 anos, iniciei-me com silver dollares, com bótias e com........frontosas...não entendia nada disto e agora gosto dos peixes e não me quero desfazer deles...................assim têm de viver todos na mesma água, entendes???? Estão todos muito saudaveis e enormes mas agora não sei o que se passou com este......não coloquei peixes novos nem plantas.....está tudo na mesma há muitos meses...................então se achas que é um parasita externo qual o medicamento que achas melhor para além a adicção de sulfato de magnésio (isso não é um desinfectante? compro isso na farmácia certo?)? Outra coisa, achas que devo aumentar a temperatura (está agora nos 24/25º) e colocar algum sal na água? Este FDS já coloco aqui umas fotos para ver se me podem ajudar......... Mais ninguém me quer ajudar????????? OBRIGADO
Recommended Posts