Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas! Ja vos devia ter pedido ajuda a muito tempo, porque o discu deixou de comer aí a 3 meses, e a causa aparente na altura foi o facto de estar só com mais outro discu e o outro caía-lhe sempre em cima na altura de comer...

Inicialmente não perdeu a cor nem emagreceu, mas desde ha um mes e tal para cá foi perdendo cada vez mais a cor e apesar de não estar muito magro, também nao esta normal...

Introduzi mais um discu no aquario do mesmo tamanho dele, mas o novo acabou por se juntar ao maior e este ficou na mesma de parte. Agora ja vem para ao pe da comida, mas nunca o vejo comer. Nas ultimas semanas, apareceu assim com as barbatanas um pouco comidas, como se vê na foto.

O que será que se passa? Todos os meses os desparasito com flagyl, será que são parasitas externos?

A foto dele

DSC04698.jpg

Como podem ver no topico do aquario, os outros dois estão normais e comem que se fartam...

Como se vê pelo tamanho do olho, ele está muito atrofiado, ja vinha assim quando o comprei. Nasceu na mesma "ninhada" do meu disco grande, e como podem ver quando os comprei, isso ja se notava, mas de resto vinha em boas condições...

Espero que me possam ajudar! Obrigado por tudo!

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Publicado:

Por acaso nunca tinha ouvido falar nisso... Faço isso mensalmente (apesar de ja ter saltado um mes por esquecimento) porque tinha lido aqui pelo forum, e foi-me aconcelhado tanto pelo criador dos dois primeiros discus como pelo lojista do 3º discu que comprei...

O estranho é que este esta assim, quase sempre escondido e no estado fisico da foto. Enquanto os outros dois se passeiam felizes no mesmo aquario, comem muito e apresentam as cores que mostro na fotos do topico do aquario... :)

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Publicado:

Pois, tou a ver José Garcia... Entao como é que fazem para os desparasitar? Ou qual é a acção preventiva que têm para tentar que não apareçam doenças? (considerando que a agua está em boas condiçoes e estão devidamente alimentados)

Vou tentar entao fluvermal... Faço a todo o aquario ou basta separar este discu para o tratamento uma vez que é o unico que mostra sintomas anormais?

Obrigado pela ajuda! :sign_google:

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Publicado:

Viva,

3 mêses sem comer!!!

Por esta altura já estava morto!!!!!!

Para mim pode ser inadaptação a cadeia de comando!!!!

Esse teu discus não se está a sujeitar a autoridade do outro discus que por sinal é o boss do aquario!!!

Isso normalmente acontece quando os discus são do mesmo sexo!!!

Da-lhe tempo e muita calma podes ser que ele realmente se apreceba que quem manda é o outro e se junte aos outros dois!!!

Publicado:
Pois, tou a ver José Garcia... Entao como é que fazem para os desparasitar? Ou qual é a acção preventiva que têm para tentar que não apareçam doenças? (considerando que a agua está em boas condiçoes e estão devidamente alimentados)

Vou tentar entao fluvermal... Faço a todo o aquario ou basta separar este discu para o tratamento uma vez que é o unico que mostra sintomas anormais?

Obrigado pela ajuda! :sign_google:

Respondeste a ti próprio.Se estiver tudo bem não há necessidade de andar a desparasitar.Podes fazer uma ou duas vezes ao ano para prevenção.Mas nada de exageros como o que estás a fazer.Ele come,podes é não ver.

Publicado:

Pois, aí é que esta o estranho, porque comer ele tem de comer de certeza, ja que á pelo menos três meses não o vejo a comer... Só que como se vê pela foto, também não está normal... :? Os outros dois estão gordos e com cores bonitas, e este recusa-se a comer... Agora ate ja aparece quando os chamo para comer, fica ao pe dos outros enquanto todos comem, mas ele deixa a comida passar-lhe a frente e não come... :)

Será que é greve de fome?? lol :silly:

Amanha vou comprar o fluvermal e vou decidindo se faço o tratamento ou não... Se houver mais algumas opiniões em relação ao tratamento digam! ;)

Em relação as desparasitações periodicas, acho que vou aumentar entao os intervalos... Senão "ainda é pior a emenda que o soneto"... :lol: Obrigado!

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Publicado:

Viva,

Olha eu não acho que o teu problema sejam parasitas mas pronto!!!

Quanto ao fluvermal aconcelho-te o de Suspenção Oral!!!

5ml/100lts de agua, deixas repousar 2 dias e ao fim Tpa´s com fartura!!!

A quem ao fim ponha carvão activo no filtro!!! Mas prefiro fazer TPA`s

Publicado:

Entao, Acorsix, o que aconselhas para ele voltar ao normal?

Eu também antes quero não ter de fazer tratamentos com medicamentos... :lol: E se ele ja está assim a tanto tempo, também aguenta mais uns dias sem o fluvermal... Manda aí umas dicas! :silly:

Eu quando comprei o 3º discu foi com a finalidade de ver se este se integrava porque não acreditava que tivesse doente (na altura ainda tinha alguma cor e tudo), comprei do mesmo tamanho deste mais pequeno e no primeiro dia ate andavam os 2... E eram os dois atacados pelo maior quando punha comer. Mas tres dias depois o novo ja se tinha juntado ao maior, ficando este novamente sozinho... :)

O que aconcelhas que faça?

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Publicado:

Boas

deixa o "gajo" respousar de tantos tratamentos ...se ele como dizes não come a três meses, observa-o ,mas faz-o de maneira que ele não se apercebe que estas por perto e vê o comportamento dele .

Cumps

Publicado:

Se calhar ja estou a ser um bocado chato, desculpem... Mas, achas que devo tar atento a que comportamentos em especial?

Ja o tenho andado a observar á muito tempo, e não sei... Em comparação com os outros, ele anda sempre mais escondido. Quando chego perto do aquario ou os chamo para dar comida, ele aparece, mas acaba por andar ali e não comer... Ja experimentei dar comer e apagar as luzes, observei com as luzes acesas, apagadas, eu ao pé do aquario, escondido algum tempo,etc., e nada... Não o consigo apanhar a comer nada nem nenhum tipo de comida, congelada, flocos ou granulado... :confused4:

Para já, vou então aguardar mais algum tempo, e agora sem o flagil todos os meses... :Fade-color

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg