Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Tenho uma Corydoras aeneus que de ontem para hoje perdeu boa parte da cor e o "aro" exterior dos olhos ficou claro. Está normalmente parada, mas alimenta-se.

Está num comunitário de 220 litros, a 26ºC, parâmetros normais, boa filtragem (decantação e externo, com mecânica e biológica).

Tem companhia de mais 8 parceiras, tendo sido 8 delas (incluindo a doente) compradas à 3 ou 4 semanas. Estão todas normais, mostrando excelente estado. Activas, boa cor, enérgicas na alimentação.

Por não ter hospital, nem condições de criar um, decidi pô-la numa maternidade e pedir ajuda antes de colaborar na eutanásia :)

Que poderá ser, que tratamento poderei fazer sem afectar a comunidade?

editado: oopppsss será que os moderadores podem mover este tópico para a área Corydoras? Desculpem...

Editado por UFish
Publicado: (editado)

Viva,

Podes tentar dar larva de mosquito vermelha (rica em proteina) a ver se ela anima. Dá pouco de cada vez...

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Publicado:

Eu normalmente enterro algumas larvas de mosquito no susbstrato e entre elas quase brigam pela larva !! elas adoram mesmo !! Ufish mas claro que é sempre melhor ter um aqua hospital para em ultimo caso administrar alguns medicamentos.

Cumps e bom sorte com gato.

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Publicado:

Amanhã já posso tentar banqueteá-la com larvas, mas tem de ser na maternidade senão os escalares vão comer tudo. Tenho de arranjar um abrigo móvel para que elas se possam alimentar sem serem chateadas, mas tem de ser móvel para eu o poder "carregar" de comida.

Mas em relação à perda de cor, será doença? Poderá fazer mal às outras? Este é o meu problema.

Quando tenho alguns problemas (felizmente poucos) transfiro 5 litros de água para um garrafão sem topo, junto Furanol, ponho a bomba de ar a funcionar e faço tratamento de choque durante 15 a 20 minutos, durante 5 dias. Serve-me de Cuidados Intensivos durante esse período e depois o paciente volta para a quarentena (maternidade). Tenho-me saído bem em algumas doenças. Será que é de fazer o mesmo?

Publicado:

Viva,

Dá-lhe sempre pouca comida de cada vez... fá-la ir ao encontro da comida. Se poderes embebe as larvas em minaroll ou optima.

Sim, a perda de cor é sempre causada por uma doença... normalmente parasitas internos.

Essa tua tecnica de choque não a faria com corydoras...

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Segui os conselhos bowdown . Está na maternidade (coitada) a dieta, que consiste em Sera vitoformo enriquecido com eSHa minaroll, larvas vermelhas de mosquito e flocos (Omega One First flake).

Come com extrema facilidade (acho que lhe vou chamar 'piranha') e está enérgica. As barbatanas estão bem abertas, como é suposto num animal pleno de saúde.

Está magrinha e a cor teima em não aparecer.

Vou mantê-la mais 2 ou 3 dias sob vigilância e depois solto-a para evitar um stress prolongado. Se for errado, digam. :hit:

Alguma nova sugestão :puppydogeyes: ?

Publicado:

Viva,

Estás no bom caminho.

Se ela come energicamente, isso é muito bom sinal. Faz como dizes, continua com ela na maternidade mais um ou dois dias e se ala continuar a comer, podes solta-la para junto das outras, mesmo sem cor... a cor acaba por aparecer, se ela continuar a comer.

Quando a soltares, põe minaroll na agua, como diz no folheto.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Morreu! :)

Estive a conversar com um amigo veterinário que me falou em desparasitar a cory. Ia começar hoje à noite um pequeno tratamento com Flagyl, misturado na artémia.

Bem, serviu para no futuro atacar a doença mais cedo.

Publicado:

Txi, então ela estava a melhorar e de repente morreu, é sempre uma me*** quando isso acontece :-D. Já agora alguem pode explicar como fazer um tratamento correcto com flagyl !?

Cumps e Ufish boa sorte para a próxima.

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Publicado:

Viva,

Para dizer a verdade, não recomendo nada... um aumento da temperatura e TPAs de 200% ao dia, custumam dar conta do recado numa semana ou duas.

Mas se tiver qure utilizar um medicamento, os da eSHa, normalmente são melhor tolerados pelas corydoras.

Cmprts,

Luis.Dais

Publicado:

Mas os corys conseguem ver-se livres dos parasitas internos sem auxílio nosso?

Publicado:
Mas os corys conseguem ver-se livres dos parasitas internos sem auxílio nosso?

Viva,

Sem duvida. A melhor maneira de tratar de uma corydora é mesmo coloca-la num cadume delas, da mesma especie.

Este metudo de cardume se não for bem feito tem o risco de contaminar o resto do cardume.... por isso é preferivel as TPAs reforçadas e o aumento por pouco tempo da temperatura. (comida de qualidade superior com vitaminas, tambem ajuda)

Cmprts,

Luis.Dias