Recommended Posts

Publicado

Olá a todos

Este é o meu primeiro tópico e quero antes de mais dar os parabéns ao fórum pela sua dinâmica e agradecer todas as dúvidas que já me foram tirando pela leitura de outros tópicos.

Tenho um aquário de cerca de 240L (120x40x50) que foi outrora de três tartarugas que foram crescendo... E crescendo e agora tiveram que ser acomodadas noutro espaço.

Resolvi aproveitar este aquário e materiais (filtro, aquecedor e lâmpadas) que já tinha e tentar o mundo dos peixes pela primeira vez.

Tudo devidamente lavado (com água e muito sal), conforme sugestão de outro aquariofilista e neste momento temos:

-Aquário 240L (120x40x50)

-Aquecedor Sera de 200w (temperatura no aquário de 28ºC)

-Filtro interno Fluval 4 (1000L/h) com esponjas novas

-Placa no fundo que ocupa +/-66% do aquário

-Bomba de ar AquaClear 2x2500cc/min (0,15bar) a funcionarem as duas saídas juntas num só canto da placa de fundo com pedra difusora

-2 lâmpadas (F30T8 da Aquapor e Reptil-Glo 5.0 da Exo Terra) ambas de 30W a primeira vinha de origem no aquário e a segudna é de terrário para répteis tipo tartarugas aquáticas (têm cerca de 3 meses de uso)

-Areão grosso (2mm-5mm) com cerca de 6cm de altura (não tem mais nada, só mesmo o areão)

Tudo montado a funcionar há uma semana (pH:6,5; T:28ºC) e depois de colocar 1 embalagem de Bio-Nitrivec e Aquatan para os 240 litros

Dúvidas:

-Peixes uma semana depois? Quais? Quantidades? Sugestões... (Ainda só tinha pensado num limpa-fundos pois sei que são resistentes a iniciados...).

-Plantas... Quando? Quais? Algum suplemento?

Agradeço desde já as respostas e sugestões, bem como outros conselhos que me possam ajudar a melhorar o aquário

Pedro

Publicado:
Olá a todos

Este é o meu primeiro tópico e quero antes de mais dar os parabéns ao fórum pela sua dinâmica e agradecer todas as dúvidas que já me foram tirando pela leitura de outros tópicos.

Tenho um aquário de cerca de 240L (120x40x50) que foi outrora de três tartarugas que foram crescendo... E crescendo e agora tiveram que ser acomodadas noutro espaço.

Resolvi aproveitar este aquário e materiais (filtro, aquecedor e lâmpadas) que já tinha e tentar o mundo dos peixes pela primeira vez.

Tudo devidamente lavado (com água e muito sal), conforme sugestão de outro aquariofilista e neste momento temos:

-Aquário 240L (120x40x50)

-Aquecedor Sera de 200w (temperatura no aquário de 28ºC)

-Filtro interno Fluval 4 (1000L/h) com esponjas novas

-Placa no fundo que ocupa +/-66% do aquário

-Bomba de ar AquaClear 2x2500cc/min (0,15bar) a funcionarem as duas saídas juntas num só canto da placa de fundo com pedra difusora

-2 lâmpadas (F30T8 da Aquapor e Reptil-Glo 5.0 da Exo Terra) ambas de 30W a primeira vinha de origem no aquário e a segudna é de terrário para répteis tipo tartarugas aquáticas (têm cerca de 3 meses de uso)

-Areão grosso (2mm-5mm) com cerca de 6cm de altura (não tem mais nada, só mesmo o areão)

Tudo montado a funcionar há uma semana (pH:6,5; T:28ºC) e depois de colocar 1 embalagem de Bio-Nitrivec e Aquatan para os 240 litros

Dúvidas:

-Peixes uma semana depois? Quais? Quantidades? Sugestões... (Ainda só tinha pensado num limpa-fundos pois sei que são resistentes a iniciados...).

-Plantas... Quando? Quais? Algum suplemento?

Agradeço desde já as respostas e sugestões, bem como outros conselhos que me possam ajudar a melhorar o aquário

Pedro

Olá e bem vindo :(

Placa de fundo é o famoso filtro de fundo? Se pesquisares um bocadinho ficas a saber que já não se usa muito (ou quase nada), pois são mais as desvantagens do que vantagens.

A lâmpada para a tartaruga não sei se serve para aquas....

Peixes sempre em pouca quantidade, agora a fauna tu é que tens que escolher o que gostas mais e partindo desse peixe tentar outros que se encaixem nele.

Plantas sempre desde o inicio, as que gostares e tiveres luz para elas.

Publicado:

Eu tirava o filtro de fundo e as bombas de ar.Basta teres circulação de água á superficie para haver trocas gasosas.Estou com o trocado,não sei se as lampadas servem ou não mas na secção "plantas" de certeza que te irão informar com mais certeza.Comprava era o teste para a amónia e nitritos,para saberes se o ciclo já terminou ou não.O aquatan é usado quando fazes TPA (troca parcial de água) e se quiseres podes também adicionar o Nitrivec para reforçar a colónia de bactérias mas não é bem necessário.Podes poupar para quando limpares o filtro :(

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!