Hugo V Publicado Janeiro 14, 2009 Publicado Janeiro 14, 2009 (editado) Boas tardes Uma vez que eu sou novo nestas coisas, sempre tive a paixão por aquariofilia e agora tive a sorte de um casal de corydoras colocar ovos que até á data ainda não morreram nenhum,mas devido eu estar prestes a mudar de casa o áquario está um pouco deserto em plantas e acho que a luz não é a melhor (lampada branca normal de 40w) e gostava que me dessem umas dicas para o melhorar. Aquario 120x40x48 +/- (C x L x A) Actualmente o aquario está assim Aguardo comentários Editado Janeiro 14, 2009 por Hugo V Citar
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Boas Hugo! A questão que nos colocas tudo tem a ver tb com o que pretendes colocar dentro do aquário, respectivamente que tipo de plantas, mais ou menos exigentes, que necessitem mais ou menos de luz. As que requerem mais luz tb querem mais fertilizações e mais CO2 Por isso qual é a flora que te agrada mais? Tb terás de ter em conta os padrões de pH que cada planta se adequa mais, apesar que a grande generalidade tem um intervalo bastante grande de adaptação. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Pois ora ai está uma boa pergunta respectivamente ás plantas,eu não sou muito conhecedor nessa matéria,mas para os tipos de peixes que eu quero colocar que são Guppys,Platys Corydoras ,Neons,Espadas,Ramirezes e depois mais tarde talvez uns Escalares. Por isso nome de plantas e quais são as melhores para esses peixes eu não sei qual é o indicado Citar
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Então vamos por outro caminho Queres ter um aquário bem plantado, ou queres ter umas plantas aqui outras acolá? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Quero um meio termo,uma vez que tenho uns troncos e pedras vulcanicas também para colocar também já pensei em colocar um coral como está nafoto Citar
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Um coral? Mas estamos a falar de água doce ou salgada? Um coral ou melhor o exoesqueleto é constituido maioritariamente por calcio, que vai reagir com a água e aumentado-te o pH para valores muito altos, tens consciencia disso? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 ok então coral para fora dos planos. Estamos a falar de água doce Citar
sergiocaneca Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Com 230Litros brutos 40W como iluminacao (acho que nem se pode chamar iluminacao) nao e nada.... Independente do tipo de plantas que quiseres por e mesmo as menos exigentes 40W e muito fraquinho. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Sugestões Eu fazia +/- a regra de 1w por litro, com mistura entre plantas de crescimento rapido e crescimento lento, com algumas plantas flutuantes que controlam os nitratos. Geralmente as plantas da Tropica têm uma bula que se pode ler as exigencias das plantas, o tipo de pH aconselhavel, a velocidade de crescimento e a necessidade de luz. Juntava ao sistema para já um sistema de CO2 com receita caseira, existem umas receitas feitas à base de gelatina que funcionam bem, eu proprio já tive umas quantas. Injecção de CO2 tb te pode ser util, pq corys e afin são peixes de águas ácidas e a injecção de CO2 faz-te baixar o pH. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 pois mas isso de CO2 não é caro é que eu nunca vi disso Citar
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 O feito em casa sai-te barato não é tão eficiente quanto o outro que vem com botija pressurizada, mas funciona. Os ingredientes são comprados em qualquer lado gelatina fermento de padeiro bicarbonado de sodio água garrafa de coca-cola tubo de plastico açúcar Como vês nada muito caro...é um processo biológico de fermentação que no processo produz CO2 naturalmente Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 E como é que eu meto isso a funcionar? há alguma coisa com imagens? Citar
jpospr Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Ou fazes uma pesquisa aqui no forum ou vais até ste link que encontras o que precisas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586 Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
sergiocaneca Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Hugo V disse: ok Sergio E sugestões Esse 1,20mt e essa tampa... como sao e que espaco tem para alojar lampadas?? cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Hugo V Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 Isto já vinha assim quando o comprei dá para colocar 2 lampadas,mas recentemente 1 fundiu-se por cima das lampadas é madeira não tem nenhum reflector Citar
sergiocaneca Publicado: Janeiro 15, 2009 Publicado: Janeiro 15, 2009 Hugo V disse: Isto já vinha assim quando o comprei dá para colocar 2 lampadas,mas recentemente 1 fundiu-se por cima das lampadas é madeira não tem nenhum reflector Hugo Pela foto pareces uma tampa em madeira DIY, tem duas lampadas mas julgo que pode ser adptada para 4x54W, sem grande trabalho podes ficar ai com uma tampa porreira e ja agora o reflector e indispensavel. Ate moramos perto se precisases de ajuda diz. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Hugo V Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 Obrigado Sergio pela a tua disponibilidade,mas vou tentar fazer sozinho para aprender. Onde é que eu posso encontrar pelicula autocolante refrectora. Citar
Hugo V Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 jpospr disse: O feito em casa sai-te barato não é tão eficiente quanto o outro que vem com botija pressurizada, mas funciona. Os ingredientes são comprados em qualquer lado gelatina fermento de padeiro bicarbonado de sodio água garrafa de coca-cola tubo de plastico açúcar Como vês nada muito caro...é um processo biológico de fermentação que no processo produz CO2 naturalmente Isto dura quanto tempo ? Citar
sergiocaneca Publicado: Janeiro 15, 2009 Publicado: Janeiro 15, 2009 Hugo V disse: Obrigado Sergio pela a tua disponibilidade,mas vou tentar fazer sozinho para aprender.Onde é que eu posso encontrar pelicula autocolante refrectora. Normalmente uso capa de aluminio polido que compro no AKI. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Hugo V Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 No mestre macro será que posso encontrar tellha ondulada de fibra de vidro? Citar
jpospr Publicado: Janeiro 15, 2009 Publicado: Janeiro 15, 2009 A duração do CO2 caseiro depende um pouco da quantidade de ingredientes que colocas e das proporções...mas quanto mais tempo durar menos CO2 é criado e vice-versa. Tens de experimentar 2 ou 3x até perceberes o que é ideal para ti, aqui no forum tb está discutido em algumas sitios várias "teorias" das várias proporções para ter um sistema equilibrado e duravel. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Hugo V Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 (editado) Ok,mas o ideal se calhar seria que isso durasse um mês aproximadamente,não? Como fazer que ele dure muito tempo? Editado Janeiro 16, 2009 por Hugo V Citar
Recommended Posts