Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes

Uma vez que eu sou novo nestas coisas, sempre tive a paixão por aquariofilia e agora tive a sorte de um casal de corydoras colocar ovos que até á data ainda não morreram nenhum,mas devido eu estar prestes a mudar de casa o áquario está um pouco deserto em plantas e acho que a luz não é a melhor (lampada branca normal de 40w) e gostava que me dessem umas dicas para o melhorar.

Aquario 120x40x48 +/- (C x L x A)

Actualmente o aquario está assim

p1140106mr0.jpg

Aguardo comentários

Editado por Hugo V
Publicado:

Boas Hugo!

A questão que nos colocas tudo tem a ver tb com o que pretendes colocar dentro do aquário, respectivamente que tipo de plantas, mais ou menos exigentes, que necessitem mais ou menos de luz.

As que requerem mais luz tb querem mais fertilizações e mais CO2

Por isso qual é a flora que te agrada mais? Tb terás de ter em conta os padrões de pH que cada planta se adequa mais, apesar que a grande generalidade tem um intervalo bastante grande de adaptação.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Pois ora ai está uma boa pergunta respectivamente ás plantas,eu não sou muito conhecedor nessa matéria,mas para os tipos de peixes que eu quero colocar que são Guppys,Platys Corydoras ,Neons,Espadas,Ramirezes e depois mais tarde talvez uns Escalares.

Por isso nome de plantas e quais são as melhores para esses peixes eu não sei qual é o indicado

:mrgreen:

Publicado:

Quero um meio termo,uma vez que tenho uns troncos e pedras vulcanicas também para colocar também já pensei em colocar um coral como está nafoto

p1140105ml6.th.jpg

Publicado:

Um coral? Mas estamos a falar de água doce ou salgada?

Um coral ou melhor o exoesqueleto é constituido maioritariamente por calcio, que vai reagir com a água e aumentado-te o pH para valores muito altos, tens consciencia disso?

Publicado:

Com 230Litros brutos 40W como iluminacao (acho que nem se pode chamar iluminacao) nao e nada....

Independente do tipo de plantas que quiseres por e mesmo as menos exigentes 40W e muito fraquinho.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Sugestões

Eu fazia +/- a regra de 1w por litro, com mistura entre plantas de crescimento rapido e crescimento lento, com algumas plantas flutuantes que controlam os nitratos.

Geralmente as plantas da Tropica têm uma bula que se pode ler as exigencias das plantas, o tipo de pH aconselhavel, a velocidade de crescimento e a necessidade de luz.

Juntava ao sistema para já um sistema de CO2 com receita caseira, existem umas receitas feitas à base de gelatina que funcionam bem, eu proprio já tive umas quantas.

Injecção de CO2 tb te pode ser util, pq corys e afin são peixes de águas ácidas e a injecção de CO2 faz-te baixar o pH.

Publicado:

O feito em casa sai-te barato não é tão eficiente quanto o outro que vem com botija pressurizada, mas funciona.

Os ingredientes são comprados em qualquer lado

gelatina

fermento de padeiro

bicarbonado de sodio

água

garrafa de coca-cola

tubo de plastico

açúcar

Como vês nada muito caro...é um processo biológico de fermentação que no processo produz CO2 naturalmente

Publicado:

Isto já vinha assim quando o comprei dá para colocar 2 lampadas,mas recentemente 1 fundiu-se por cima das lampadas é madeira não tem nenhum reflector

p1150105av0.jpg

w320.png

Publicado:
  Hugo V disse:
Isto já vinha assim quando o comprei dá para colocar 2 lampadas,mas recentemente 1 fundiu-se por cima das lampadas é madeira não tem nenhum reflector

p1150105av0.jpg

w320.png

Hugo

Pela foto pareces uma tampa em madeira DIY, tem duas lampadas mas julgo que pode ser adptada para 4x54W, sem grande trabalho podes ficar ai com uma tampa porreira e ja agora o reflector e indispensavel.

Ate moramos perto se precisases de ajuda diz.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Obrigado Sergio pela a tua disponibilidade,mas vou tentar fazer sozinho para aprender.

Onde é que eu posso encontrar pelicula autocolante refrectora.

:)

Publicado:
  jpospr disse:
O feito em casa sai-te barato não é tão eficiente quanto o outro que vem com botija pressurizada, mas funciona.

Os ingredientes são comprados em qualquer lado

gelatina

fermento de padeiro

bicarbonado de sodio

água

garrafa de coca-cola

tubo de plastico

açúcar

Como vês nada muito caro...é um processo biológico de fermentação que no processo produz CO2 naturalmente

Isto dura quanto tempo ?

Publicado:
  Hugo V disse:
Obrigado Sergio pela a tua disponibilidade,mas vou tentar fazer sozinho para aprender.

Onde é que eu posso encontrar pelicula autocolante refrectora.

:)

Normalmente uso capa de aluminio polido que compro no AKI.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

A duração do CO2 caseiro depende um pouco da quantidade de ingredientes que colocas e das proporções...mas quanto mais tempo durar menos CO2 é criado e vice-versa.

Tens de experimentar 2 ou 3x até perceberes o que é ideal para ti, aqui no forum tb está discutido em algumas sitios várias "teorias" das várias proporções para ter um sistema equilibrado e duravel.

Publicado: (editado)

Ok,mas o ideal se calhar seria que isso durasse um mês aproximadamente,não?

Como fazer que ele dure muito tempo?

Editado por Hugo V
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!