SoultakerPT Publicado Janeiro 13, 2009 Publicado Janeiro 13, 2009 Olá a todos, Este fim-de-semana fui almoçar a casa dos meus pais e quando fui à varanda lá estava o meu aquário no estaleiro há já pelo menos 6 anos. Não sei porque mas voltou o bichinho pela aquariofilia e agora tenho de me voltar a adaptar aos termos técnicos e as novas tecnologias e ideias que apareceram desde que larguei este hobby. Estou a pensar fazer criação de Guppies ou Espadas mas primeiro tenho de voltar a ornamentar o aquário. Agora as minhas dúvidas são as seguintes: 1. O Substrato que sempre utilizei foi areão grosso. Será que o mais fino é melhor? 2. Qual a altura que deve ter o substrato? 3. Dantes utilizava um espécie de "lã" entre o areão para filtrar a água melhor. Isso ainda é aplicável? .png' alt=':biggn:'> 4. O filtro que tenho (aqueles de plástico que se metem no fundo e depois tem um tubo de plástico até cá acima, está estragado. é possivel comprar outro nas lojas? alguma recomendação especial? 5. Alguem conhece uma loja de qualidade para os lados de Alverca/Loures? Desde já obrigado a todos e desculpem esta perguntas de "newbie". Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 13, 2009 Publicado: Janeiro 13, 2009 Olá e bem vindo. Olá a todos, Este fim-de-semana fui almoçar a casa dos meus pais e quando fui à varanda lá estava o meu aquário no estaleiro há já pelo menos 6 anos. Não sei porque mas voltou o bichinho pela aquariofilia e agora tenho de me voltar a adaptar aos termos técnicos e as novas tecnologias e ideias que apareceram desde que larguei este hobby. Estou a pensar fazer criação de Guppies ou Espadas mas primeiro tenho de voltar a ornamentar o aquário. Agora as minhas dúvidas são as seguintes: 1. O Substrato que sempre utilizei foi areão grosso. Será que o mais fino é melhor? Mais fino será melhor porque será mais fácil plantar as preciosas plantinhas. 2. Qual a altura que deve ter o substrato? Depende dos € e se leva ou não substrato fértil por baixo, mas deve ser +/- 5cm à frente e 7,5cm atrás. 3. Dantes utilizava um espécie de "lã" entre o areão para filtrar a água melhor. Isso ainda é aplicável? Não. 4. O filtro que tenho (aqueles de plástico que se metem no fundo e depois tem um tubo de plástico até cá acima, está estragado. é possivel comprar outro nas lojas? alguma recomendação especial? O filtro de fundo deixou de ser utilizado, ou pelo menos quase, o melhor é optares por filtro externo. 5. Alguem conhece uma loja de qualidade para os lados de Alverca/Loures? Aqui não posso ajudar mas pesquisa pelo fórum há inclusive roteiros de lojas. Desde já obrigado a todos e desculpem esta perguntas de "newbie". Lê muito, e depois é só tirares dúvidas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
nes Publicado: Janeiro 13, 2009 Publicado: Janeiro 13, 2009 Vinha dar uma ajudinha... Mas o Trocado já disse tudo... Boa Aquariofilia... Citar ------------------------------------Nes Photography
SoultakerPT Publicado: Janeiro 13, 2009 Autor Publicado: Janeiro 13, 2009 Desde já obrigado pela ajuda! Tenho de ver essa questão do filto externo e também procurar uma boa loja aqui na zona. Antigamente quando morava em Sintra era mais facil! Lá lojas de animais é aos montes! Citar
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Ora aqui vai uma duvida! Hoje tenho estado a fazer um raid pelo forum e tenho visto na area de fotos e videos alguma informação relativa ao substrato. Vejo algumas pessoas que colocam 2 tipos de substrato. Existe alguma razão especial para isso ou é apenas uma questão estética? Cumps! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Se forem visíveis é puramente estética (exemplo areão escuro + areia branca). Depois há quem use dois ou mais substratos, no caso de ser substrato fértil, mas ai não fica visível, fica o fértil por baixo do areão normal (excepto no caso de akadama que pode ser colocado por cima ou sozinho e é composto por micros) .... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Ora então aqui vai uma dúvida. Existe assim alguma marca de "referência" para material para o aqua? - substrato? - filtro? - bomba? Cumps! Citar
dominik1994 Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 substrato fertil ada aqua soil ou akadama ou elos filtro eheim , mais outro tambem muito boas mas nao me lembro bomba de ar? um qualquer nao é muito importante na minha opiniao mas se meteres plantas ja nao iras prrecisar de uma bomba de ar Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Tens filtros da Fluval que também são bons. Mas também existem marcas mais baratas, que dão para safar bem. Em relação à bomba de ir, se com o filtro tiveres uma boa movimentação ao cimo da água, o uso da bomba torna-se dispensável. Ah e bem-vindo Citar
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Obrigado Ricardo Eu realmente andei fora disto muito tempo. Tava a pensar comprar um filtro interno da eihnem. Agora a minha duvida é. Ponho o filtro, e depois tenho de por um tubo também no aquario com uma pedra difusora na ponta do outro lado certo? Ai que tou mm mm enferrujado nisto! Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Marca akadama?A akadama é que pode ser de várias marcas Não precisas de bomba de ar para nada,desde que a água na superficie tenha movimento isso basta para haver trocas gasosas.Eu se fosse a ti optava antes por um filtro externo.Eheim,JBL ou até mesmo Fluval. Citar O meu feedback
Acorsix Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Viva, Se estás a falar dum filtro externo, não precisas de pedra difusora!!! Colocas os acessorios do filtro dentro do aquario ( a "bengala" e a "flauta") Sendo a bengala a entrada de agua e a flauta a saida de agua!!! Já agora um concelho, coloca o termostacto junto a entrada de agua, dá mais resultado!!! Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Mesmo com interno não precisa de pedra difusora.Eu por acaso sobre o termostato sou da opinião contrária.Meter á saida da flauta que assim a água vai de encontra o termostato e espalha o calor pelo aquário Citar O meu feedback
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Que tamanho tem o aqua? Podes também optar por colocar um filtro de cascata. Dependendo o tamanho e litragem do aqua. Citar
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 .: 50cm de comprimento .: 25cm de profundidade .: 25cm de altura Isso dá quanto em litros? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 50x25x25/1000=31.25 litros Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Serve apenas para um casal/trio de um deles é que á velocidade que se reproduzem em pouco tempo tens o aquário cheio de alevins é só teres musgo e plantas e vê-los criar. Citar O meu feedback
dominik1994 Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 50x25x25/1000=31.25 litros um de cascata da eheim chegava e ia custar te uns 22€ e ja saias muito bem servido compravas o de 500litros /h e metias e meio gas era bom da para algumas materias filtrantes e eu ainda acrescento la de vidro á saida para passar pelo maximo de esponjas Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Peço desculpa mas o que é uma cascata? Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Para complementar a informação do Ismenio. O filtro fica por fora do aquario Imagens Citar
SoultakerPT Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Publicado: Janeiro 14, 2009 Boas É um flitro que fica pendurado na traseira do aquario. A agua entra por um tubo e cai pela parte de cima do filtro para dentro do aqua. Cumps humm.. interessante. Realmente ando mesmo desactualizado! Amanhã kero ver se passo na loja de animais do louresshopping (Ornimundo) para dar uma vista de olhos no substracto e nas plantas (vou colocar artificiais ) Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 Estavas a ir bem, e estragaste tudo ao dizeres que vais meter plantas artificiais Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 14, 2009 Publicado: Janeiro 14, 2009 O filtro deve fazer uns 150L/h mais que isso não convém e mesmo isso já é muito.Se optares como te disseram por um de 500L/h é a mesma coisa que os peixes se sentirem numa máquina de lavar roupa tal a velocidade de filtragem.Por menos de 10€ arranjas um filtro.Plantas naturais sem dúvida :D faz essa aposta.Num ambiente tão pequeno como o teu tudo ajuda a estabilizar/destabilizar e ai as plantas só ajudam Citar O meu feedback
SoultakerPT Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Publicado: Janeiro 15, 2009 hmmm... Tou a ficar convencido. É só porque antigamente tinha plantas naturais e pareceu-me que a manutenção do aquário tinha de ser muito superior. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 15, 2009 Publicado: Janeiro 15, 2009 ter plantas naturais ajuda em todos os sentidos, agora a escolha das plantas deve ser condicionada (sempre) pela quantidade/qualidade de luz que temos. Depois a luz condicionará outras coisas, tais como CO2, rotinas de fertilização.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts