Recommended Posts

Publicado

Boas...

O que é essa historia de fertelizantes NPK? O que é que quer dizer isso??

Publicado:

Penso que seha os fertilizantes tipo da nutrafin k sa NPK e k se destinam a plantas com injecção de co2.

Mas não tenho bem a certeza.

Aguarda outra resposta que confir-me o mesmo.

8):?bowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdownbowdown

Imagem colocada
Publicado:

Não, withy

NPK são os simbolos quimicos do Azoto(N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Assim, sem grande rigor cientifico, um adubo NPK 6-3-6, significa que tem 6 % de Nitratos, 3% de Fosfatos e 6% de Potássio.

Corrijam-me se cometi algum engano.

Jacinto Salgueiro

Publicado:

Ah

Esqueci dizer que só se usa fertilizantes destes em aquários muito bem plantados e com poucos peixes por falta destes nutrientes para as plantas.

Jacinto

Publicado:

Quer dizer que este tipo de fertilizante é bom por exemplo para iniciar um aquario plantado que ainda n tenha tido peixes. Ou seja para um aquario sem nitratos? É isso ?

Mas uma vez que já esteja estabelecido um filtro biologico deixa de ser necessario usar este tipo de fert. ? Certo?

Publicado:

Olá

Há fertilizantes NPK liquidos próprios para aquariofilia. Esses são seguros e podes usar em aquas sem peixes. No entanto, daqueles adubos para flores e bonsais tens de ter cuidado pois algumas marcas têm outros compostos quimicos que podem envenenar o aquário. Deves ter em atenção não só o NPK mas também os restantes elementos quimicos do fertilizante. Se não tiver nada tóxico acho que podes pôr.

Jacinto

Publicado:

boas Jacinto Salgueiro.

Mas existe um NPK para aquarios e é um fertilizante.

Eu tenho da nutrafin, mas por acaso n sabia k as iniciais keriam dizer isso.

Imagem colocada
Publicado:

Em principio qualquer fertilizante completo para plantas terá N, P e K tendo tambem outros nutrientes em menor quantidade. Muitos deles essenciais e que não são repostos em quantidades suficientes com trocas de água ou pelas fezes dos peixes, restos de plantas, etc...

A adubação deve ser feita quando se notam carencias nas plantas: fraco desenvolvimento, buracos, folhas amarelas, etc... ou em alternativa em quantidades regulares, quantidades estas a definir e muito baseadas no tentativa e erro e muito dependentes de cada aquario.

Existem fertilizantes próprios para aquariofilia seguros para os peixes quer sólidos quer liquidos e de várias marcas. Existem no entanto outras soluções igualmente seguras para os peixes e que foram testadas por aquariofilos que não estavam disponiveis para pagar esses adubos "proprios". Assim desde o algoflash em barras ao hortrilon feito em casa existem algumas alternativas possiveis.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá

Desculpa Pedro mas não concordo. Eu compro fertilizantes livres de NPK. Pelo meno é o que leio das instruções. Dizem, sem nitratos nem fosfatos. Esses compostos espero que sejam introduzidos no aqua pelos peixes, pela comida e pelas trocas parciais. Mas como eu estou a aprtender posso estar errado.

Jacinto

Publicado:

Claro que já pensei nisso de por fertilizante com NPK pois o meu plantado tem sempre os nitratos a zero (para não falar da amónia e dos nitritos). E dou comida aos peixes à fartazana!

Jacinto

Publicado:

NPK são micronutrientes essenciais ao bom desenvolvimento das plantas,

por ixo é ke nos fertelizantes apresentanxe sempre com esta indicação

5-7-8

é fosforo potásio e outro ke ñ me lembro

e mais, devexe fertelizar quando necessário pois os micronutrientes vão se esgutando, o melhor é ter um equilibrio entre plantas, luz e fertelizante pois se ñ o for poderão surgir algas devido á exesso de nutrientes na agua.