Revolver substrato, sim ou não?


nf98977a

Recommended Posts

Boas, disseram-me á tempos que era bom revolver o substrato de vez em quando para auxiliar na fertilização das plantas; é mesmo assim? Eu tenho areão na parte de cima do substrato, por baixo tenho terra enriquecida com algumas pastilhas de minerais aquando da montagem á seis meses; e fertilizo de 15 em 15 dias com fertilizante líquido. O meu aqua tem 200l, tenho plantas desde valisneria, até anúbias nana, eleocharis parvula, riccia, musgo de java e christmas, echinodorus, e a rainha do aqua uma blyxa que teve um crescimento espectacular desde que a plantei á poucos meses. Tenho também co2 caseiro. As plantas não me parecem ter nenhuma carencia.

O que acham, o que é que fazem nos vossos aquas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, disseram-me á tempos que era bom revolver o substrato de vez em quando para auxiliar na fertilização das plantas; é mesmo assim? Eu tenho areão na parte de cima do substrato, por baixo tenho terra enriquecida com algumas pastilhas de minerais aquando da montagem á seis meses; e fertilizo de 15 em 15 dias com fertilizante líquido. O meu aqua tem 200l, tenho plantas desde valisneria, até anúbias nana, eleocharis parvula, riccia, musgo de java e christmas, echinodorus, e a rainha do aqua uma blyxa que teve um crescimento espectacular desde que a plantei á poucos meses. Tenho também co2 caseiro. As plantas não me parecem ter nenhuma carencia.

O que acham, o que é que fazem nos vossos aquas?

 

revolver o substrato apenas te vai oxigenar o mesmo :puppydogeyes: (o que é bom)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso nao ser um expert. Mas sempre li, e é facilmente compreensivel, que revolver o substracto vai enviar para a coluna de agua uma quantidade elevada de nutrientes. Isso vai provocar um problema de equiilibrio de nutrientes que pode geraruma explosão de algas e até a perda de alguns membros da fauna existente.

Li algures, num artigo sobre substractos ferteis, que nem as plantas deviam ser arrancadas. Deviam ser preferencialmente cortadas rente ao substracto para nao misturar a camada fértil com a camada superior e nao enviar uma torrente de nutrientes para a coluna de água.

Presumo que mesmo sendo usado o famoso areao, sem qualquer camada fertil, se deva ter cuidado pois a concentração de matéria organica armazenada, ao misturar-se com a agua, pode fazer disparar os niveis de poluentes.

Quanto a oxigenar o substracto, pode ser bom mas acho que os efeitos secundários podem ser fatais.

Espero que alguem mais entendido e experiente te possa esclarecer melhor, mas deixo aqui a minha opinião.

 

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais