Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho micros em pó e queria dilui-los, para criar uma solução de STOCK, e posteriormente fazer a dosagem para o aquário.

Será que estas contas estão bem:

gallery_7686_1075_27426.jpg

Usando só o Fe como exemplo:

Os micros em pó tem 3,3% de ferro,

se diluir 36 gr de micros em 300 ml de agua obtenho uma solução de stock com um concentração de 3960 ppm de Fe. (certo??????)

Desta solução de stock ao adicionar 10ml a um aquário de 360 litro, aumento a concentração de Fe em 0,110 ppm! (correcto????)

Se quiserem posso disponibilizar a folha de Excel.

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

para o ferro, parecem estar bem...

mas...são micros quelados/complexados com que? ou são á base de óxidos? é que para agricultura utilizam-se á base de óxidos... para aquariofilia...não servem para quase nada, a não ser para depositarem e poderem mais tarde ser absorvidos após redução no substrato.

se não forem óxidos, muito provavelmente vais ter de ter um estabilizador, e algo que sirva de anti-oxidante de média duração (1-2 semanas). algo que evite que fungue se os teus complexantes/quelantes forem compostos orgânicos aproveitáveis,

ou

fazer a mistura que te dê para 1-2 semanas máximo.

por ultimo essa mistura parece-me ter MUITO zinco, muito manganês e pouco boro...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
para o ferro, parecem estar bem...
Porreiro!

Quer dizer que as contas não estão tão mal como eu pensava! ;)

mas...são micros quelados/complexados com que? ou são á base de óxidos? é que para agricultura utilizam-se á base de óxidos... para aquariofilia...não servem para quase nada, a não ser para depositarem e poderem mais tarde ser absorvidos após redução no substrato.

se não forem óxidos, muito provavelmente vais ter de ter um estabilizador, e algo que sirva de anti-oxidante de média duração (1-2 semanas). algo que evite que fungue se os teus complexantes/quelantes forem compostos orgânicos aproveitáveis,

não tenho a embalagem aqui comigo, mas acho que só o ferro é que diz EDTA.

Os outros elementos também deveriam estar quelados/complexados?

Sim.....a intenção era fazer qualquer coisa do tipo PMDD com a duração de 1 a 2 semanas.

Posso usar HCL (0,5ml em 300ml) como anti-oxidante? existe outro melhor?(de fácil acesso)

por ultimo essa mistura parece-me ter MUITO zinco, muito manganês e pouco boro...
Pois! biggrin

Comparando doses diarias:

Tem mais 960.8% de zinco

mais 59.1% de manganês e

menos -47.0% de boro, que o Tropica Plant Nutrition.

Pois o problema não é fazer mas fazer estável e que seja aproveitado pelas plantas.

Já ao os 0.25% de cobre não é muito?

A minha grande duvida é essa... depois da trabalheira toda..... as plantas olham para o fertilizante e mandam-me a mim come-lo! biggrin.png' alt=':biggn:'>

0.25% parece muito.... mas se olhares para o outro lado da equação ("CONCENTRAÇÃO STOCK") tem menos que cobre que o Tropica Plant Nutrition.

Para se poder comparar números criei mais dois quadros para os valores de micros da Tropica Plant Nutrition e Seachem Flourish,

converti as doses recomendadas pelo fabricante para doses diárias para um aquario de 360litros e

alterei a concentração do meu DIY para que tivesse a mesma % de ferro que o TPN.

Deu nisto:gallery_7686_1075_188304.jpg

(Para a Tropica e Seachem não liguem aos valores de diluição.)

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:
Porreiro!

Quer dizer que as contas não estão tão mal como eu pensava! :horse:

devia ter sido mais expressivo. as contas estão bem feitas partindo do pressuposto de ser em % de Peso/Peso

Os outros elementos também deveriam estar quelados/complexados?

alguns, sim

Posso usar HCL (0,5ml em 300ml) como anti-oxidante? existe outro melhor?(de fácil acesso)

o HCL vai ajudar... mas se partes de óxidos... por um lado não tens muitos problemas (se utilizares agua esteril) por outro lado...não precisas de anti-oxidante para evitar que óxidos oxidem :yb668:

Pois! :flick_tongue:

Comparando doses diarias:

Tem mais 960.8% de zinco

mais 59.1% de manganês e

menos -47.0% de boro, que o Tropica Plant Nutrition.

pois, aqui não fiz contas...mas ao olhar assim rapidamente foi o que me pareceu :D pelos vistos ainda tenho o olho treinado :D

Para se poder comparar números criei mais dois quadros para os valores de micros da Tropica Plant Nutrition e Seachem Flourish,

converti as doses recomendadas pelo fabricante para doses diárias para um aquario de 360litros e

alterei a concentração do meu DIY para que tivesse a mesma % de ferro que o TPN.

aqui é que podes ter cometido alguns erros, ja que não podes fazer percentagens lineares... a não ser que a concentração seja em massa/massa.

noutro caso vais ter de ir buscar a densidade do fertilizante e depois fazer contas.

e depois, apesar de só ter olhado uns minutos, não percebi muito bem as comparações...

se puderes resumir era bom :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me