LuisAbreu Publicado Agosto 27, 2004 Publicado Agosto 27, 2004 Bom dia a todos, tenho estado a tentar aumentar/calcular a potência luminosa dos meus aquários e fiquei com uma dúvida de onde não consigo sair. Segundo parece ser o consenso aqui dos membros do forum, um aquario deve ter o mais perto possivel de 1W por cada litro efectivo de àgua. Acontece que se estivermos a falar de lampadas incandescentes tipo projector, a potência declarada pelo fabricante é a potência de consumo (iluminação + perdas de calor). Ou seja, temos que multiplicar a potência declarada pelo factor de rendimento. E qual é ele? Depois as Florescentes... Qual é a potência que devemos considerar? Trata-se de um tubo com um rendimento na ordem dos 98% (penso eu de que...). Mas qual é a àrea que irradia luz para a àgua? E se usarmos reflectores, qual o rendimento que devemos considerar? Desculpem o Post ser tão longo, mas parece-me que o assunto tem interesse para todos nós... Um abraço e o meu muito obrigado a todos. Melhores cumprimentos, Luis Abreu
Just_me Publicado: Agosto 28, 2004 Publicado: Agosto 28, 2004 Na realidade a regra do 1W por litro aplica-se a iluminação fluorescente, e é uma regra já com alguns anos...sendo que a iluminação que existia era principlamente essa para a aquariofilia. Hpje em dia essa regra peca por muitas coisas: 1- Refere-se á potencia utilizada e não a potência radiante 2- Não tem informação relativa ao espectro de emissão 3- Não tem uma referencia para se poderem fazer contas em relação a outros tipos de iluminação 4- Não tem em conta luminárias ou reflectores 5- Não tem em conta a evolução de balastros e lampadas, por exemplo: as T5 VHO,NO, fluorescentes compactas de vários tipos, balastros electronicos. 6-etc... As fluorescentes com balastro e arrancador não teem eficiencias nos 98% é um bocado inferior basta reparar que são classificadas em B na eficiencia luminosa...e só estamos a falar da lampada e não do balastro! Se utilizar a função pesquisar vai encontrar algumas conversas sobre o assunto boas leituras! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts