Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

à uns dias atras, o meu casal de mandarins (Synchiropus stellatus)começou com umas danças um boacado estranhas paravam lado a lado e começavam (um de cada vez) a levantar a barbatana dorsal e ficaram ambos com umas cores muito intensas mudando mesmo a zona por baixo para um laranja espectacular e passavam largos minutos nakilo...passado um ou dois dias a femea desapareceu fui dar com ela dentro de uma caixa de filtro que o meu aqua tem, retirei-a de novo para o aqua...qual não é o meu espanto quando fui espreitar pra dentro da caixa

tenho centenas de alevins a nadar todos contentes (eles e eu )

Será possivel ?? n sei se serão filhotes dos mandarins (Synchiropus stellatus) !?!? mas de algum são

já alguem reproduzio esta especie ?? que devo fazer agora ??

abraço

Publicado:
E fotos dessas maravilhas não se arranjam?

Não percebo nada de mandarins, por isso não poderei ajudar.

já tentei tirar, mas o sitio onde se encontram é de dificil acesso e eles são minusculos (so têm 3 diazitos, acho...) vou tentando ate conseguir alguma foto que se perceba...

abraço

Publicado:

Bem a reprodução dessa especie em cativeiro é muito dificil .. mas é possivel ... eles como tu citas te fizeram um ritual de acazalamento ... os alevins sem duvida sao deles ;) .

Agora o que fazer com eles é um pouco dificil dado que nao se esperava essa situaçao :chair:

Publicado:

nao percebo nada desses peixes , mas nao deve ser muito diferente dos outros ... dependendo do tamanho dos alevins, se forem muito pequenos a alimentaçao é infusorios ( acho que é assim que se escreve ), acho que ha a venda nas casas da especialidade, ou maiorzinhos começa por artemia recem eclodida... se tiverem com outros peixes que os possam comer é tirar os alevins ou os outros. no caso de mudar os alevins para outro aqua , ter as mesmas condiçoes e a mesma agua.

penso nao estar a dizer nenhum disparate ... se estiver, alguem que me corrija.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Ola Paulo sempre bom ler novidades dessas.

Não vai ser facil teres sucesso mas vale sempre a experiencia e tentar, com artemia recem nascida e ver se eles comem um pouco, com fitoplancon era bom experimentares tambem.

Já agora poderias por o setup do aquario bem como as condições de agua e algumas fotos

Publicado:
Ola Paulo sempre bom ler novidades dessas.

Não vai ser facil teres sucesso mas vale sempre a experiencia e tentar, com artemia recem nascida e ver se eles comem um pouco, com fitoplancon era bom experimentares tambem.

Já agora poderias por o setup do aquario bem como as condições de agua e algumas fotos

Boas Hugo,

Sei que não será nada facil mas como estão isolados na caixa do aquario pode ser que se salvem pelo menos dos outros... já os estou a alimentar com microplancton e já estão mais cresciditos...não notei que tivessem diminuido (quantidade)....

aqui vai o meu setup :

SETUP:

AQUARIO - 200x60x60 c/ Overflow

SUMP - 115x35x40 Scalare

REFUGIO - 120x30x45

ILUMINAÇÃO - 3x HQI 150w 2x T5 54w 4x Moonlights SilverSun

ESCUMADOR - ATI BM 250

REACTOR KALK - DIY com deposito 50L

OSMOSE - Aquatissot 3 estagios

CIRCULAÇÃO - 4 SUN SUN 5000 + 1 EHEIM 2000 + 1 NOVA 2000

AQUECIMENTO - 1x 300w

REFRIGERAÇÃO - 3x ventoinhas AKI

RETORNO - SICCE 4000L

CONTROLADORES - PH - TEMPERATURA - ORP - SALINIDADE

UV - SERA 1x 24w

ROCHA - 70KG viva + 20 kg morta (já viva)

AREÃO - misto 75kg

TOTAL AGUA - cerca de 1.100 L agua natural (Nazare)

abraço

Publicado:

Bom!! tens ai um aquario com potencial depois eu passo para o topico do setup/foto e videos, para se poder ver.

A alimentação em avelins deves ter em conta que comem em poucas horas tipo de 2 em 2 horas, o que deixa pouca margens para nos aquarofilista o seu sucesso, mas visto que não tem tido baixas era continuar com o microplanton, e tentando a artemia recem nascida.

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :girlhitboy:

Publicado:
Bom!! tens ai um aquario com potencial depois eu passo para o topico do setup/foto e videos, para se poder ver.

A alimentação em avelins deves ter em conta que comem em poucas horas tipo de 2 em 2 horas, o que deixa pouca margens para nos aquarofilista o seu sucesso, mas visto que não tem tido baixas era continuar com o microplanton, e tentando a artemia recem nascida.

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :girlhitboy:

Ola Paulo,

Não tens umas fotos do teju aqua?

Abraço.

PC

382_344.png

Abraço,

PCautela

Publicado:
Ola Paulo,

Não tens umas fotos do teju aqua?

Abraço.

PC

Excelente e parabéns se tiveres dominio do inglês, este site tem alguma informação...

http://www.marinebreeder.org/

Eu não vou dar conselhos, segue os teus instintos, já que já fizestes mais que muitos de nós... pode ser uma questão de sorte...mas como dizia o outro a sorte pertence aos audazes....

Publicado:

Paulo se tiveres sucesso com a criação eu querro dois :rolleyes:

A ideia é essa, mas ainda estou muito longe :eusathink: ok, obrigado !

tento alimentar vària vezes ao dia com alguma quantidade, uma vez que estão dentro da caixa de filtro, quando alimento desligo a bomba para que a comida não seja sugada de imediato...hoje vou ver se consigo arranjar artemia uma vez que so estou a alimentar com microplancton e poderá não ser suficiente :coffee:

ok, e se sobreviverem todos ate te arranjo mais... banana rock

Publicado:
Excelente e parabéns se tiveres dominio do inglês, este site tem alguma informação...

http://www.marinebreeder.org/

Eu não vou dar conselhos, segue os teus instintos, já que já fizestes mais que muitos de nós... pode ser uma questão de sorte...mas como dizia o outro a sorte pertence aos audazes....

Oi Vitor,

obrigado, parece ser bastante interessante...logo já vou passar á leitura... :coffee:

todos os conselhos são bem vindos, apesar de achar que isto dos aquas quanto mais simples e despreokupado melhor...isto foi um (acidente) precisamente na altura em que o aqua está um pouco mais (abandonado) por falta de tempo...e ja não é a primeira vez que isto me acontece, quando ando sempre em cima dos aquarios é pior, quando deixo as coisas seguirem o caminho acontecem surpresas desta... :eusathink:

obrigado e um abraço

Publicado:
além de novidades, esperam-se fotos.

Abraço

Boas,

infelizmente ainda não consegui foto, pelo que consigo espreitar a "ninhada" tem diminuido pois ja vejo muito menos alevins... :D

Assim que conseguir fotografar coloco aqui...

abraço

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

atao rapaz e como vai a criaçao....?

como vai a comida?

em que sitio da nazare apanhas a agua?

Editado por manassa

Hugo F Santos

era para ser ex-manassa mas o "x" do teclado esta avariado

Publicado: (editado)
atao rapaz e como vai a criaçao....?

como vai a comida?

em que sitio da nazare apanhas a agua?

Boas,

a criação ta um bocado mal...a ultima vez que os consegui ver eram muito menos. Agora a unica zona por onde conseguia espreitar ficou tapada com coralina e ja não os vejo.

Continuo a dar a mesma comida pode ser que um dia destes saiam de lá ja crescidinhos... :computer003:

Costumo ir á zona da lota e aproveito pra comprar peixe :techi:

Ès de que zona de Leiria ?

Abraço

Editado por Paulo Rui Silva
Publicado:
meia -legua,

e lá nao tem oleo , gasoleo dos barcos?

este mundo é pequeno... ;) eu sou dos Parceiros embora esteja a viver na Pocariça... :shock:

ate hoje nunca tive problemas...inclusive o melhor aqua de salgados da nossa zona e arredores :unsure: tb vai la comigo e tem um aqua brutal (Paulo J. Oliveira)

Abraço

• 4 meses depois...
Publicado:
Então ??? Sobreviveu algum ?

boas,

infelizmente não chegaram a sair da toka...e a semana passada morreu o macho e 2 dias depois a femea....sem razão aparente, pois estavam ambos bem.. ;)

abraço