Conselho para população de Tanganyica


lmsalgado

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Vou estrear-me nos ciclídeos (tirando uma experiência na juventude de uma vítima num aquário minúsculo, que prefiro esquecer) e preciso dos vossos conselhos experimentados quanto à população para um Tanganyica num aquário com 80 x 30 (largura) x 35 (altura) = 84 litros.

 

Andei a pesquisar pela net em busca de peixes que coubessem nesse espaço e que fossem vistosos e interessantes ficando com esta selecção:

 

- Lamprologus ocellatus "Gold"

(pelas conchiculas serem ciclídeos fáceis de manter e que cabem bem nesses espaço)

 

- Neolamprologus brichardi

(pela belesa)

 

- Triglachromis otostigma

(por ser o incubador bucal que encontrei que cabe neste aquário, se conhecerem outras agradeço o conselho)

 

 

 

Agora começam as dúvidas:

 

- São espécies que arranjo com facilidade nas lojas ou (preferêncialmente) nos fóruns?

 

- Posso misturar estas espécies (pretendia um casal de cada espécie que introduza por razões óbvias)

 

- Em caso de impossibilidade, que alternativas tenho de peixes bonitos e/ou com comportamentos interessantes?

 

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

Vou estrear-me nos ciclídeos (tirando uma experiência na juventude de uma vítima num aquário minúsculo, que prefiro esquecer) e preciso dos vossos conselhos experimentados quanto à população para um Tanganyica num aquário com 80 x 30 (largura) x 35 (altura) = 84 litros.

 

Andei a pesquisar pela net em busca de peixes que coubessem nesse espaço e que fossem vistosos e interessantes ficando com esta selecção:

 

- Lamprologus ocellatus "Gold"

(pelas conchiculas serem ciclídeos fáceis de manter e que cabem bem nesses espaço)

 

- Neolamprologus brichardi

(pela belesa)

 

- Triglachromis otostigma

(por ser o incubador bucal que encontrei que cabe neste aquário, se conhecerem outras agradeço o conselho)

 

 

 

Agora começam as dúvidas:

 

- São espécies que arranjo com facilidade nas lojas ou (preferêncialmente) nos fóruns?

As duas primeiras com relativa facilidade. A última não sei de ninguém que a mantenha.

 

- Posso misturar estas espécies (pretendia um casal de cada espécie que introduza por razões óbvias)

A jogar pelo seguro, optaria por um monoespécie. Para reproduzir a questão nem se coloca.

Os brichardi, como lhes é bem caracteristico, reproduzir-se-ão com bastante facilidade e serão incomodativos para os ocellatus num volume tão pequeno. Quanto aos Triglachromis, como já referi, não tenho ideia, mas a julgar pelo tamanho e descrição não prevejo um bom futuro misturados com outras espécies nesse aquário.

 

- Em caso de impossibilidade, que alternativas tenho de peixes bonitos e/ou com comportamentos interessantes?

Para reproduzir, excepções à parte, o melhor será sempre um monoespécie. Se estás mesmo com vontade de introduzir mais uma espécie, podes experimentar, não te esquecendo de que estás a estabelecer um equilibrio precário: uma mudança ligeira de território, ou o enfraquecimento de um indivído podem levar a desastres.

Não sei até que ponto um casal de Julidochromis transciptus não será mais brando com os ocellatus que os Neolamprologus brichardi.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes demais o aquário é pequeno para o que queres:

 

- (Neo)Lamprologus ocellatus "Gold" -> dentro dos conchiculas não serão dos mais fáceis de manter e criar... são bastante territoriais e agressivos quando comparados com outras espécies conchiculas como N. similis e N. multifasciatus... para além do mais vão, certamente, pegar-se com os...

 

- Neolamprologus brichardi -> rock-dweller de clã, a sua descendência irá procurar obter território no território dos N. ocellatus o que vai, certamente, trazer problemas.

 

- Triglachromis otostigma -> Impensável, quer nesse setup, quer com essa companhia... há quem mantenha por cá essa espécie, mas não tenho notícia ainda de reproduções -> Tópico no Fórum da APC <- este peixe é um peixe para quem tenha muita experiência, quer como aquariofilo, quer em Tanganikas.

 

O meu conselho vai, então, ou para um aquário monoespecífico, ou para junção, no máximo, de 2 espécies que poderão ser uma de shell-dweller e uma para a coluna de água (um trio de ciprychromis da espécies de menor dimensão, p.ex.)

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem a lista não quer dizer que os queira meter a todos no aquário, mas se puder meter duas espécies é mais interessante.

Com isto fica concluído que os Triglachromis otostigma estão fora de questão

.., e parece que tenho que escolher entre um casal de ocellatus ou de brichardi (escolha difícil)

... no máximo poderei então adicionar um casal de Julidochromis transciptus, mas li aqui que eles são bastante agressivos especialemente em acasalamento e que abafam os outros habitantes, por isso se calhar é melhor não arriscar com estes.

... ou então uns ciprychromis pequenos que também são incubadores bucais por isso são também interessantes, se bem que se calhar não são tão fáceis de reproduzir como eu pensava. Por outro lado a maior parte parece exigir mais espaço do que eu tenho.

 

Posto isto (e obrigado pelas achegas) surgem novas dúvidas:

 

- ocellatus ou de brichardi: quais acham que têm um comportamento mais interessante?

- ciprychromis: conhecem alguma espécie que caiba em 84 litros (o ideal seria serem relativamente fáceis de reproduzir também) ?

 

Obrigado pela vossa ajuda, em meu nome e dos futuros habitantes do aquário :busted_red:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... eu mantenho N. splendens - um parente próximo do brichardi (quanto a mim mais bonito) - e acho o comportamento desta espécie bem mais interessante que o dos N. ocellatus.

 

Para a coluna de água, um trio (1M/2F) de Cyprichromis leptosoma "Utinta" parece-me a escolha natural.

 

Quanto aos jullies... bom, entre eles e os Neolamprologus do complexo brichardi, sinceramente, não sei qual será mais agressivo, mas eu a apostar, apostava que os do complexo brichardi são um bocadinho mais para o agressivo.

 

Cumps

 

P.S. a propósito da "ficha" que referiste... bom, eu nunca mantive julies, mas a julgar pelo que tenho ouvido e por "outros" erros constantes da ficha, talvez não sejam assim tão agressivos... são ciclídeos, isso é óbvio, mas ao pé da agressividade de outras espécies talvez não tanto.

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rigardo,

 

Obrigado pelas correcções.

Aconcelhar peixes de águas abertas para aquários tão pequenos faz-me confusão, mas se a tua experiência é positiva melhor! =)

 

Salgado,

 

Só por curiosidade, onde planeias alojar os frutos da criação??

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blacklotus

 

O aqua é pequeno, sem dúvida... o ideal seria um mono específico de Rock dwellers ou shell dwellers. Contudo os "utinta" não ultrapassam os 10cm (machos) pelo que ainda restam 70 cm para nadar livremente ao longo do aquário. Eu já mantive espécies maiores em 100cm (actualmente estão em 150cm), mas não tive baixas nem vi sinais de stress.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... eu mantenho N. splendens - um parente próximo do brichardi (quanto a mim mais bonito) - e acho o comportamento desta espécie bem mais interessante que o dos N. ocellatus.

 

Ainda não tinha deparado com o N. splendens (nem encontrei muita informação na net) e realmente parece tão bonito ou mais que o brichardi.

Parece que temos um vencedor :character0050:

 

Para a coluna de água, um trio (1M/2F) de Cyprichromis leptosoma "Utinta" parece-me a escolha natural.
Aconselhar peixes de águas abertas para aquários tão pequenos faz-me confusão, mas se a tua experiência é positiva melhor! =)

Andei à procura de informações deste e, apesar de muito bonito, todos as informações apontam para um mínimo de 120 a 200 litros. É tentador, ainda mais com a tua boa experiência, mas por outro lado ... ;) vou ter que pensar bem neste.

Ficava mais descansado se encontrasse alternativas melhor adaptadas.

 

Salgado,

Só por curiosidade, onde planeias alojar os frutos da criação??

É uma excelente observação!

Não conto que os bichos, num aquário assim pequeno, se tornem tão proliferos que se transformem num problema. De qualquer forma tenho outros aquários, mais pequenos é certo, para casos de emergência em que tenha que separar alevins. Crescendo um pouco, será fácil de oferecê-los a pessoas do fórum, ao próprio fórum, ou em caso de desespero a uma ou duas lojas que sei serem de confiança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha deparado com o N. splendens (nem encontrei muita informação na net) e realmente parece tão bonito ou mais que o brichardi.

Parece que temos um vencedor :roflroll2:

 

:-D A minha mulher encantou-se com a espécie e fui forçado a licitá-la num leilão da Convenção da APC... acho que até hoje só me pediu esta espécie e ramirezis...

 

Andei à procura de informações deste e, apesar de muito bonito, todos as informações apontam para um mínimo de 120 a 200 litros. É tentador, ainda mais com a tua boa experiência, mas por outro lado ... :? vou ter que pensar bem neste.

Ficava mais descansado se encontrasse alternativas melhor adaptadas.

 

 

Em tão pouca litragem, qualquer coisa que vá para lá do monoespecífico, já é aventura. Dentro da aventura o que te dei foi uma indicação de uma possibilidade menos arriscada. Manter mais que um espécie de rock e/ou shell dwellers isso sim, é complicado... daí a sugestão para a coluna de água.

 

 

É uma excelente observação!

Não conto que os bichos, num aquário assim pequeno, se tornem tão proliferos que se transformem num problema. De qualquer forma tenho outros aquários, mais pequenos é certo, para casos de emergência em que tenha que separar alevins. Crescendo um pouco, será fácil de oferecê-los a pessoas do fórum, ao próprio fórum, ou em caso de desespero a uma ou duas lojas que sei serem de confiança.

 

 

Posso dizer-te que a primeira reprodução que tive de N. splendens foi num aquário provisório de pouco mais de 20 litros... hoje em dia estão sozinhos em 120 litros. É uma espécie prolifera, mas que, pela minha experiência, pára de criar, pelo menos com tanta frequência, quando os níveis de população estão algo elevados... claro está que o elevado para eles é verdadeiramente exagerado para nós.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tão pouca litragem, qualquer coisa que vá para lá do monoespecífico, já é aventura. Dentro da aventura o que te dei foi uma indicação de uma possibilidade menos arriscada. Manter mais que um espécie de rock e/ou shell dwellers isso sim, é complicado... daí a sugestão para a coluna de água.

 

É isso mesmo, a minha esperança de colocar mais que uma espécie talvez seja descabida. Vou tentar arranjar um casal de N. splendens e avançar com esses. Se mais tarde encontrar algum pequenote para a coluna de água ou mesmo para animar a superfície logo se verá. Mas se eles são assim levianos :roflroll2: o mais certo é nem ser preciso mais nada eheh

 

Vou agora para a segunda fase: recolher toda a informação sobre essa espécie, preparar o aquário, e procurar por esses bichinhos.

cá para cima para o Norte (é pena seres de tão longe, senão perguntava-te se não me vendias uns juniors, eheh)

 

 

Um grandioso obrigado a todos vocês que me ajudaram :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais