HZ com folhas pretas


Neon Tetra

Recommended Posts

Olá !

 

Será que alguém me sabe dizer o que se passará com a minha Heteranthera zosterfolia que apresenta algumas folhas que começam a ficar pretas pelas pontas e depois ficam mesmo pretas por todo e soltam-se.Será alguma carência ?

 

Por outro lado as plantas mandam umas raizes filiformes brancas que saiem do caule e vão direitas ao substrato onde penetram e até ramificam ? Acabam por ancorar a planta fazer dobrar os caules. Faltam-lhe nutrientes na coluna de água ?

 

Cumps.

 

NOTA : tenho estas plantas num aqua de 54 L com CO2 caseiro 24/24; luz 2 x 24 w 10.000K 9 horas/dia; substrato humus + akadama normal; adiciono diariamente Potássio e ferro e 2x/semana micros ( ver setup do K2 na minha assinatura)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo pouco que sei, existem pelo menos duas razões para a HZ apresentar partes pretas nas folhas, quando se parte (dobra) a folha o vinco fica preto, agora quando é mais do que isso li que será falta de micro-nutrientes e/ou ferro.

 

 

Falta de NO3: folhas ficam transparente e a planta faz melt.

 

Falta de PO4: as folhas ficam verde escuro.

 

Falta de Ferro e/ou Micro-nutrientes: as folhas ficam com as pontas pretas,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

As folhas ficam com este aspecto?

 

Pic_14580_9.jpg

 

Obrigado Trocado e P- Mota

Sim têm esse aspecto, embora não estejam tão afectadas e em vez de ser às riscas o preto é mais uniforme e começa realmente nas pontas. Vou aumentar a dose do ferro e dos micros.

 

E em relação aquelas raizes todas que saiem dos caules é normal ? As plantas ficam bastante "corcundas" com estes braços a prenderem-nas ao solo!

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Trocado e P- Mota

Sim têm esse aspecto, embora não estejam tão afectadas e em vez de ser às riscas o preto é mais uniforme e começa realmente nas pontas. Vou aumentar a dose do ferro e dos micros.

 

Pus essa imagem, pq já tive a minha nesse estado, e a conclusão que tirei foi por excesso de KCL. (não estou a afirmar que é, apenas foi a conclusão que tirei)

 

Resolvi o problema da minha, fazendo-lhe uma valente poda, e reduzi para metade a dose do KCL.

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais