Neon Tetra Publicado Janeiro 11, 2009 Publicado Janeiro 11, 2009 Olá ! Será que alguém me sabe dizer o que se passará com a minha Heteranthera zosterfolia que apresenta algumas folhas que começam a ficar pretas pelas pontas e depois ficam mesmo pretas por todo e soltam-se.Será alguma carência ? Por outro lado as plantas mandam umas raizes filiformes brancas que saiem do caule e vão direitas ao substrato onde penetram e até ramificam ? Acabam por ancorar a planta fazer dobrar os caules. Faltam-lhe nutrientes na coluna de água ? Cumps. NOTA : tenho estas plantas num aqua de 54 L com CO2 caseiro 24/24; luz 2 x 24 w 10.000K 9 horas/dia; substrato humus + akadama normal; adiciono diariamente Potássio e ferro e 2x/semana micros ( ver setup do K2 na minha assinatura) Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 A HZ é um planta de crescimento rápido e como tal grande consumidora de nutrientes, para equilibrares a coisa deverias de adicionar também nitratos e fosfatos. Abraços Zé Néo
P-Mota Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Boas; As folhas ficam com este aspecto? Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Pelo pouco que sei, existem pelo menos duas razões para a HZ apresentar partes pretas nas folhas, quando se parte (dobra) a folha o vinco fica preto, agora quando é mais do que isso li que será falta de micro-nutrientes e/ou ferro. Falta de NO3: folhas ficam transparente e a planta faz melt. Falta de PO4: as folhas ficam verde escuro. Falta de Ferro e/ou Micro-nutrientes: as folhas ficam com as pontas pretas, Alguns dos meus aquários (shrimps)
Neon Tetra Publicado: Janeiro 11, 2009 Autor Publicado: Janeiro 11, 2009 (editado) Boas; As folhas ficam com este aspecto? Obrigado Trocado e P- Mota Sim têm esse aspecto, embora não estejam tão afectadas e em vez de ser às riscas o preto é mais uniforme e começa realmente nas pontas. Vou aumentar a dose do ferro e dos micros. E em relação aquelas raizes todas que saiem dos caules é normal ? As plantas ficam bastante "corcundas" com estes braços a prenderem-nas ao solo! Cumprimentos Editado Janeiro 11, 2009 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
P-Mota Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Obrigado Trocado e P- MotaSim têm esse aspecto, embora não estejam tão afectadas e em vez de ser às riscas o preto é mais uniforme e começa realmente nas pontas. Vou aumentar a dose do ferro e dos micros. Pus essa imagem, pq já tive a minha nesse estado, e a conclusão que tirei foi por excesso de KCL. (não estou a afirmar que é, apenas foi a conclusão que tirei) Resolvi o problema da minha, fazendo-lhe uma valente poda, e reduzi para metade a dose do KCL. Porta-te! Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback
Recommended Posts