Recommended Posts

Publicado

Boas tardes!

Já não abria um topico no forum há uns tempos, portanto vou abrir este "dedicado" a um excelente peixe: o óscar!

Ando bastante interessado em adquirir exemplares deste peixe. Pelo que tenho lido o comportamento deste "peixinho" é sem duvida interessante, mas agora que conto em adquirir um vinha pedir alguns conselhos...

Encontrei variada informação no fórum, mas alguma era contraditória, portanto sem querer tomar partidos gostava que postassem aqui conselhos para a "manutenção", alimentação, higiene, trato, tudo relacionado com o Óscar, de pequenino a adulto!

Aos que tiveres Óscares em casa, podem postar aqui fotos dos mesmos, e agradecia a estas pessoas que me dessem esta ajudinha, visto que são os possuidores destes bicharocos que devem estar mais habituado a lidar com os mais diversos tipos de situações 'oscaricias' :)

Um abraço e obrigado de antemão!!!

P.S. - marquem lá outra futebolada no Porto, cuarago!! :roll:

Publicado:

Manutenção - Boa filtragem, decoração ""segura"", eles é que a fazem!

Alimentação - Comem a comida deles e a comida dos outros, são uns alarvos, comem de tudo, menos vegetais até a data

higiene - são muito pouco higiénicos...sujidade é com eles, convém não colocares areão branco como eu fiz, convem ser areão mais escuro, para não se notar as cagadelas deles, que não são poucas!!!

Relacionamento com o dono - habitua-te a dar-lhe comida desde pequenino à mão, não atires a comida pa dentro do aquário, senão ele habitua-se e depois quando lá fores meter o dedo, é dentada certa.

Quanto ao estado adulto, não te posso ajudar, porque os meus inda não atingiram esse estado, para isso fala com o snakeeyes que tem uns belos exemplares, ou o TiagoNv.

As fotos dos meus tão no segundo link na minha assinatura.

:roll:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

boas,

para manter um oscar em boas condiçoes, tens que ter em conta que eles crescem mto(pra cima de 30cm), pois o minimo pra um oscar deve estar entre 240-300L. Podem achar isto um exagero se estiverem sempre habituados a ver nas lojas oscares com 5cm... Mas eles crescem rapido,mto rapido.

No entanto, tb para manter apenas um exemplar num aqua tao grande, o melhor é juntar um casal, que digo ja, nao é mto facil.

abraços

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

eu sou suspeito para tar falar sobre isso, porque tenho 3 num aquário de 100*40*50, 200 litros aproximadamente. Mas como são pequenos, ainda dá muito bem para eles! Em adultos, logo se verá se o espaço aperta...

8)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Pelas dimensões em adultos, atrevo-me a dizer: mínimo dos mínimos 300 l para 1 ou 2 peixes.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Hmn...Costuma-se dizer que cada óscar, em adulto, quer, no mínimo, 100 litros úteis, só para ele! Um aqua de 200 litros chega para 2! Um de 300 litros, já pode levar plecos, daqueles gigantes óbvio! 8)

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Boas, Frenchy

Costuma-se dizer muita coisa (1 cm de peixe por litro de água, 1 watt de luz por litro de água, etc, etc) ...

O que é que faz um peixe dentro de água ? Exactamente: nada!

100 litros equivale +- a 1 aqua de 80X40X30 : o bicho nem consegue dar a volta.

200 litros (100X50X40) : os 2 passam a vida a olhar 1 para o outro e podem nadar às voltas ...

300 litros (150X50X40) : os 2 já conseguem dar uma corridinha, mas com cuidado nas curvas ...

8)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.