Baixinho Publicado Janeiro 10, 2009 Publicado Janeiro 10, 2009 Boas eu estou a montar um aqua para apistogrammas agora faço a seguinte pergunta: qual é a iluminação ideal para que eles se sintam, em casa? pelas imagens que tenho visto, o biotopo deles têm pouca luz o aqua tem 80L e só tem umas valisnérias e umas enchinodorus tenellus "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
Ricardo Fonseca Publicado: Janeiro 10, 2009 Publicado: Janeiro 10, 2009 Boas eu estou a montar um aqua para apistogrammas agora faço a seguinte pergunta: qual é a iluminação ideal para que eles se sintam, em casa? pelas imagens que tenho visto, o biotopo deles têm pouca luz o aqua tem 80L e só tem umas valisnérias e umas enchinodorus tenellus As E. tenellus exigem mais um pouco de iluminação... de qualquer maneira eu não colocaria demasiada iluminação. Podes, tambem, colocar as E. tenellus numa zona mais iluminada e cobrir o resto com flutuantes, algo de que os apistos também gostam. O espectro aconselhável é o 6500 kelvin. Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Baixinho Publicado: Janeiro 10, 2009 Autor Publicado: Janeiro 10, 2009 As E. tenellus exigem mais um pouco de iluminação... de qualquer maneira eu não colocaria demasiada iluminação. Podes, tambem, colocar as E. tenellus numa zona mais iluminada e cobrir o resto com flutuantes, algo de que os apistos também gostam. O espectro aconselhável é o 6500 kelvin. Cumps muito bem, mas quantos whats me aconselhas? e que tipo de luz? da amarelada ou da mais pó azulado? "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
metaleiro Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Boas Poderias por 1x20Watts azulada e 2x20Watts Branca Cumprimentos, Pedro Santos Welcome to Nassau | The Land of Kattegat
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Se te queres aproximar mais do biotopo acho que uma iluminação de 40W será suficiente uma vez que aquários desse tipo são sempre mais para o escuro e as plantas não são abundantes. Para teres um ambiente mais suave e sóbrio para esses aquários fica sempre bem colocar uma grolux ou outra do género em conjugação com uma lampada branca. Abraços Zé Néo
Ricardo Fonseca Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 muito bem, mas quantos whats me aconselhas? e que tipo de luz? da amarelada ou da mais pó azulado? Em potência aconselho-te a ter a luz suficiente para que as plantas se dêem bem. quanto a watts depende se vais usar T8, T5, T4 PLL, etc. Quanto à tonalidade de luz já te disse - daylight 6500 kelvin. Abraço Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Baixinho Publicado: Janeiro 11, 2009 Autor Publicado: Janeiro 11, 2009 (editado) O problema é que eu vou meter uma calha DIY com lâmpadas compactas e essas não dizem quantos kelvins têm. Editado Janeiro 12, 2009 por Baixinho "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
Ricardo Fonseca Publicado: Janeiro 12, 2009 Publicado: Janeiro 12, 2009 O problema é que eu vou meter uma calha DIY comlampadas compactas e essas não dizem quantos kelvins têm. Se forem das lâmpadas compactas do centros de bricolage, há umas - creio que da marca digilamp - de rosca E14 e E27 que têm, exactamente, 6500 kelvin. ... muitas lâmpadas, embora infelizmente ainda não todas, já trazem a indicação da temperatura de cor... não trazendo, procura por "daylight". Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Baixinho Publicado: Janeiro 12, 2009 Autor Publicado: Janeiro 12, 2009 Se forem das lâmpadas compactas do centros de bricolage, há umas - creio que da marca digilamp - de rosca E14 e E27 que têm, exactamente, 6500 kelvin. ... muitas lâmpadas, embora infelizmente ainda não todas, já trazem a indicação da temperatura de cor... não trazendo, procura por "daylight". ok obrigado pêlas dicas depois pásso cá para mostrar o aqua, que desta vêz é mesmo um de biotopo amazónico, só com troncos, folhas secas, valisnérias e enchinodorus tenellus. "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
Recommended Posts