Recommended Posts

Publicado

Boas

eu estou a montar um aqua para apistogrammas

agora faço a seguinte pergunta:

qual é a iluminação ideal para que eles se sintam, em casa?

pelas imagens que tenho visto, o biotopo deles têm pouca luz

o aqua tem 80L e só tem umas valisnérias e umas enchinodorus tenellus

Publicado:
Boas

eu estou a montar um aqua para apistogrammas

agora faço a seguinte pergunta:

qual é a iluminação ideal para que eles se sintam, em casa?

pelas imagens que tenho visto, o biotopo deles têm pouca luz

o aqua tem 80L e só tem umas valisnérias e umas enchinodorus tenellus

As E. tenellus exigem mais um pouco de iluminação... de qualquer maneira eu não colocaria demasiada iluminação. Podes, tambem, colocar as E. tenellus numa zona mais iluminada e cobrir o resto com flutuantes, algo de que os apistos também gostam. O espectro aconselhável é o 6500 kelvin.

Cumps

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
As E. tenellus exigem mais um pouco de iluminação... de qualquer maneira eu não colocaria demasiada iluminação. Podes, tambem, colocar as E. tenellus numa zona mais iluminada e cobrir o resto com flutuantes, algo de que os apistos também gostam. O espectro aconselhável é o 6500 kelvin.

Cumps

muito bem, mas quantos whats me aconselhas?

e que tipo de luz? da amarelada ou da mais pó azulado?

Publicado:

Se te queres aproximar mais do biotopo acho que uma iluminação de 40W será suficiente uma vez que aquários desse tipo são sempre mais para o escuro e as plantas não são abundantes.

Para teres um ambiente mais suave e sóbrio para esses aquários fica sempre bem colocar uma grolux ou outra do género em conjugação com uma lampada branca.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
muito bem, mas quantos whats me aconselhas?

e que tipo de luz? da amarelada ou da mais pó azulado?

Em potência aconselho-te a ter a luz suficiente para que as plantas se dêem bem. quanto a watts depende se vais usar T8, T5, T4 PLL, etc.

Quanto à tonalidade de luz já te disse - daylight 6500 kelvin.

Abraço

Cumprimentos

APC-BANNER4b.gif

Publicado: (editado)

O problema é que eu vou meter uma calha DIY com lâmpadas compactas e essas não dizem quantos kelvins têm.

Editado por Baixinho
Publicado:
O problema é que eu vou meter uma calha DIY comlampadas compactas e essas não dizem quantos kelvins têm.

Se forem das lâmpadas compactas do centros de bricolage, há umas - creio que da marca digilamp - de rosca E14 e E27 que têm, exactamente, 6500 kelvin.

... muitas lâmpadas, embora infelizmente ainda não todas, já trazem a indicação da temperatura de cor... não trazendo, procura por "daylight".

Cumprimentos

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
Se forem das lâmpadas compactas do centros de bricolage, há umas - creio que da marca digilamp - de rosca E14 e E27 que têm, exactamente, 6500 kelvin.

... muitas lâmpadas, embora infelizmente ainda não todas, já trazem a indicação da temperatura de cor... não trazendo, procura por "daylight".

ok

obrigado pêlas dicas

depois pásso cá para mostrar o aqua, que desta vêz é mesmo um de biotopo amazónico, só com troncos, folhas secas, valisnérias e enchinodorus tenellus.