Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho andado a maturar um projecto de um novo aquario, no qual pretendo criar um setup agradavel para discus em especial.

Ainda tou na duvida por 150*60*60 ou 200*60*60, dependendo dos custos.

Ira ser aquario aberto, com iluminacao por calha suspensa.

A filtragem pretendo que venha a ser feita por 2 a 3 filtros. Um em cada ponta do aquario com um deles ligado a um terceiro que levara somente la de vidro. Um dos filtros ira ficar ligado a um reactor Co2 (a partida o da aqua medic, aceito mais sugestões), e o outro filtro irá ter uma saida a passar pela lampada UV.

A cama do aquario será areia de filtro de piscina (aceitam-se sugestoes), sendo em que em termos de flora ira levar plantas de baixa manutenção e exigências como valisnerias, echinodorus, feto de java, anubias.

Ira ter uma zona lateral com varios troncos caidos, para ser o lar de alguns L's que irei colocar.

Pretendo tambem colocar 2 a 3 semi-cocos escondidos para os ramirezi que ja possuo e que presumo que sejam 2 casais.

Ira ter areas abertas para os discus mostrarem toda a sua beleza, sendo que no outro canto levara mais plantas para eles se poderem esconder.

Alem dos 50 cardinais que ja possuo pretendo ter mais cerca de 50 a 100.

Quanto aos actores principais, os Discus, pretendo ter até 12 discus.

Estou indeciso entre manter tudo da mesma estirpe ou manter 3 a 4 estirpes diferentes.

O aquario similar ao que pretendo ta na pagina 28 a 30

Publicado:

Boas belo projecto :shock: avança com isso ;)

Olha opta por 3 estripes diferentes... tb gosto de ver a mesma estripe mas depois quando o montares vais notar alguma falta de diversidade :)

cumps

Cumps

Publicado:

Boas

Alguem da opiniao sobre as estirpes para este biotopo?

Alem das plantas que disse irei colocar 3 Lotus Zenkeri, para criar sombras no aquario para nao haver muita luz para os discus...

Quais os filtros que aconselham?

Publicado:
Boas

Alguem da opiniao sobre as estirpes para este biotopo?

Alem das plantas que disse irei colocar 3 Lotus Zenkeri, para criar sombras no aquario para nao haver muita luz para os discus...

Quais os filtros que aconselham?

para um aqua desse tamanho podias fazer uma sump :mrgreen:

se optares por filtros eu uso da hydor mas a malta diz maravilhas da eihm e da fluval...sao opções. boa sorte com o projecto xD

Publicado:
Boas

Tenho andado a maturar um projecto de um novo aquario, no qual pretendo criar um setup agradavel para discus em especial.

Ainda tou na duvida por 150*60*60 ou 200*60*60, dependendo dos custos.

Ira ser aquario aberto, com iluminacao por calha suspensa.

A filtragem pretendo que venha a ser feita por 2 a 3 filtros. Um em cada ponta do aquario com um deles ligado a um terceiro que levara somente la de vidro. Um dos filtros ira ficar ligado a um reactor Co2 (a partida o da aqua medic, aceito mais sugestões), e o outro filtro irá ter uma saida a passar pela lampada UV.

A cama do aquario será areia de filtro de piscina (aceitam-se sugestoes), sendo em que em termos de flora ira levar plantas de baixa manutenção e exigências como valisnerias, echinodorus, feto de java, anubias.

Ira ter uma zona lateral com varios troncos caidos, para ser o lar de alguns L's que irei colocar.

Pretendo tambem colocar 2 a 3 semi-cocos escondidos para os ramirezi que ja possuo e que presumo que sejam 2 casais.

Ira ter areas abertas para os discus mostrarem toda a sua beleza, sendo que no outro canto levara mais plantas para eles se poderem esconder.

Alem dos 50 cardinais que ja possuo pretendo ter mais cerca de 50 a 100.

Quanto aos actores principais, os Discus, pretendo ter até 12 discus.

Estou indeciso entre manter tudo da mesma estirpe ou manter 3 a 4 estirpes diferentes.

O aquario similar ao que pretendo ta na pagina 28 a 30

Na minha opiniao 200*60*60, claro tambem depende muito do seu preço, Clarooo. Acho que uma sump jeitosa ficavas melhor servido que 2/3 filtros e provavelmente ficava mais barato, suponho eu, é uma questao de estudares bem a coisa, mas por sua vez em caso de avaria so tivesses mais filtros uns aguentam os outros, e com a sump ja nao é bem assim, é uma questao de avaliares bem a situação, preços dos filtros, etc.

Em relação aos discus, mais uma opiniao ao meu gosto, se fosse eu era estripe diferentes(todos ate hehehehe), um cardume de 50 cardinais, mais 1 ou 2 casal de ramirezi... Talves um L(eu amo)

Nas plantas, como o aquario é muito grande(dps a manutenção, uiiii) eu apostava em plantas de baixa manutenção e nao muitas, uma coisa assim mais para o simples, as vez até sao os mais bonitos ;)

Vai dizendo coisas ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:

Atenção que sumps não são compativeis com plantados.. devido às altas trocas gasosas que ocorrem nas sumps... CO2 > O2

Se for um plantado muito low-tech pode ser que não se note, mas de qualquer forma se optares por plantados tem em conta a isto que referi!

cumps

Cumps

• 4 semanas depois...