Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho uma pequena situação no meu aquário para a qual estou a pedir ajuda para ver se consigo dar “a volta”.

Passo a explicar: as plantas no meu aquário crescem bem para cima, mas para os lados pouco ou nada. Principalmente as anúbias que deveriam ter folhas largas e grandes, ao fim de algum tempo no meu aquário começam a desenvolver bem, mas sempre no sentido ascendente e com folhas pequenas. A quantidade de folhas tem um bom crescimento, mas chegando aos 3-4 cm de comprimento estagnam e acabam normalmente por ser atacadas por algas.

É um aquário para discus com temperaturas normalmente altas (a rondar os 30ºC), por isso optei por plantas de combate, mas mesmo assim não consigo que estas tenham um crescimento “normal”.

Existe alguma coisa que consiga fazer para resolver esta característica sem se tornar um castigo?

Refiro-me a castigo coisas como TPAs diárias, ou quantidades gigantes de fertilizantes, etc.

Não me importo que seja um compromisso, mas procuro uma solução que tenha um bom custo/beneficio. Que me aconselham?

Obrigado,

Miguel

Setup:

120x50x60 –> 360L nominal

4x30w – 1 Flora-GLO, 2 Power-GLO e 1 SUN-GLO

Fertilização da AMTRA 1 vez por semana com a TPA (cerca de 80L em 300L)

Substrato – uma mistura de inerte com activo, se bem que o aqua já tem 4 anos de montagem

Temperatura – 29 a 31

Água “amarela” devido à quantidade de troncos e principalmente por ter colocado um tronco enorme recentemente.

TPA – agua da torneira repousada e filtrada (60%) com agua de osmose (40%)

Filtro – 1000L/hora, acho que pouco suficiente após 1 mês da lavagem