Recommended Posts

Publicado:

Bem... relativamente às cerâmicas vou dar a oportunidade para que me "batam" a mim também :? (mas olhem que não vendo cerâmicas...)

Eu nunca mudei as cerâmicas, mas a marca que as vende diz que elas vão perdendo a sua eficiência e percebe-se porquê:

As cerâmicas são porosas e muito. Mas para terem as brutais superfícies de contacto que têm, os poros são à escala micro, logo colmatam (entopem) com facilidade. Aceita-se, desta forma, que com o passar do tempo a superfície de contacto inicial tenha diminuído e que as cerâmicas vão perdendo eficiência. (menos superfície para fixar bactérias - a superfície não é só por fora, é também por dentro, caso contrário nunca se conseguiam 450 m2/litro)

Eu nunca mudei porque são caras e porque tenho os filtros sobredimensionados, para além de não ter problemas de amónia e nitritos.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

epá esta das ceramicas ta a dar que falar.... eu não tenho assim muita experiencia, mas parece-me lógico, que em alguns casos as ceramicas possam mesmo saturar.... mas também creio que a olho nú dê pra ver se elas estao exageradamente "sujas"....

... nunca tinha pensado em tal coisa.... iniciei-me nisto há pouco.. mas vendo as coisas desta maneira acho uma boa tecnica usar, como já foi dito, 2 sacos.. encostadinhos 1 ao outro, logo, ou definimos um prazo para substituir, ou sempre que fizer-mos manutençao observamos o seu aspecto....

no meu caso acho que vou colocar 2 sacos, divido o que actualmente lá se encontra em dois e acrescento um pouco de ceramicas novas, daqui por.... sei lá 6-8 meses retiro o que fica na frente, indo o outro para o seu lugar e acrescento um novo.... e assim sucessivamente...

Publicado: (editado)

Boas.

A sujidade que vai fazendo com que as cerâmicas (biológicas) percam alguma eficiência com o tempo não se vê a olho nu, pois trata-se do "entupimento" de microporos. Aquela sujidade que se vê a olho nú, limpa-se nas regulares manutenções do filtro.

Mas, como já disse, as cerâmicas são caras e eu tenho a filtração sobredimensionada, logo um dia vou pensar em substituir... (não deve estar para breve!) :)

Cumps

Editado por William
quote desnecessário

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

• 1 mês depois...
Publicado:

Viva,

Acho que a razão da substituição das cerâmicas não se deve ao entupimento dos poros destas, mas sim devido ao desgaste material das mesmas. Por serem muito porosas as paredes entre os poros são muito finas e acabam por se desgastar, também devido ao material em que são feitas. Digo isto por ter lido posts que afirmam isto mesmo e em que a diminuição da eficiência das cerâmicas é traduz-se num aumento dos níveis de amónia registados pelos utilizadores cerca de 1,5 vezes da duração máxima recomendada pela fábrica. (de 6 para 8 a 9 meses).

Eu diria que nas cerâmicas de menos qualidade este efeito é mais notório porque se de origem a área por litro já é reduzida, com o desgaste a redução leva a área a valores críticos.

sera siporax 270 m2/l

eheim substrat pro 450 m2/l

jbl sintomec 1200 m2/l

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

eu tenho um 2217 num aqua de 80 cm de 120 litros e quando tive muitos peixes cheguei a limpa-lo

de mes a mes, agora ultimamente com menos peixes ja durou 3 meses, o problema e os tubos que ficam

com muita sujidade por dentro e reduzem o caudal.

Eu no meu caso tenho 2 sacos de ceramica 2 de como chamam substrato ,sao umas pedrinhas pequenas,

tenho depois 3 esponjas azuis, 1 de lã e a de carvao,e a agua esta super limpa.

Mas eu sempre ouvi que as bacterias se fixam nas ceramicas, e outro dia na loja a funcionaria disse que as bacterias

se fixam e no substrato naquelas pedrinhas, visto eu ter dito que lavava as pedrinhas quando limpava o filtro,

e as ceramicas com agua do aqua dentro de uma alguidar era assim que as limpava e sempre fiz assim.

Coloco sempre depois quando faço a tpa semanal, anti cloro e passado 1 hora bacterias,e sempre me dei bem.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!